Burocracias Para Abrir Uma Loja

O que você precisa saber sobre a burocracia ao abrir a sua loja

Sabemos que são muitas as opções empreendedoras, já que para muitas pessoas ter seu próprio negócio no varejo é uma realização.  Sendo assim, para que possa abrir um negócio próprio é importante que tenha alguns cuidados com questões burocráticas.

Por isso, é importante que um novo entrante no empreendedorismo tenha definições que direcionem a abertura do seu negócio, vamos exemplificar uma loja, ao passo que as questões burocráticas devem ser consideradas para abertura correta do negócio.

Por isso, é muito importante que a gestão da empresa se mantenha atualizada, bem como, direcione o foco para esse quesito burocrático.

Primeiramente, é preciso ter um contrato social, que é um termo que define os objetivos e as partes envolvidas, sendo os dados pessoais dos proprietários  e sócios, o nome da loja e o capital inicial.

Registros diversos e autorizações

Além disso,  para que possa ter uma loja é importante que faça o registro na Junta Comercial. Sendo essa uma documentação obrigatória que pode ser variada de acordo com o Estado do Brasil. Para esse registro são necessários os documentos pessoais dos sócios e o contrato social. Além disso, após o registro a empresa terá o seu NIRE, que é o Número de Identificação do Registro de Empresa.

Apenas uma observação, nessa fase da sua empresa é importante que analise se o nome escolhido para a sua loja já está registrado.

Decerto, é fundamental o CNPJ, esse que é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, emitido pela Receita Federal, para realizar o cadastro CNPJ deve ter os comprovantes de residência, CPF, RG e, juntamente, o contrato social.

Entretanto, é importante emitir junto à Secretaria da Fazenda a Inscrição Estadual para que recolha os impostos referentes ao Estado. Por exemplo, o ICMS, que  é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Por fim,  para que a loja possa funcionar, é necessário que o empreendedor tenha junto à prefeitura o alvará, que é uma permissão legal para que o seu negócio funcione.

Além disso, precisa da licença do Corpo de Bombeiros da sua cidade. Bem como, deve formalizar o pagamento dos tributos junto ao INSS, que na verdade é uma inscrição que você faz junto à Previdência Social. Sendo que precisa ser realizada até 30 dias após a abertura da sua loja.

Após todas essas burocracias, poderá se dedicar a sua atividade prática e elaborar seus planejamentos estratégicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.