Balanço Patrimonial – Ferramenta de Análise

Balanço patrimonial – A base para a toma de decisão

Balanço Patrimonial é uma demonstração Contábil obrigatória exigida pelo fisco. Porém, sua utilidade vai muito além da obrigação.

O balanço patrimonial evidencia toda situação patrimonial, econômica e financeira da empresa, através dessa demonstração é possível ter acesso às informações que servirão de base para que o empreendedor posso tomar as decisões cabíveis ao seu negócio.

Estrutura do balanço patrimonial – Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

A estrutura do balanço patrimonial é dividida em três blocos, o ativo, passivo e patrimônio líquido. Sendo assim, o ativo compreende os bens e direitos da organização, ou seja, no ativo serão descritos por ordem de liquidez todos os saldos das contas bancárias, estoque, valores a receber, bem como, veículos, máquinas e equipamentos, terrenos, marcas e patentes etc.

No passivo estão descritas todas as obrigações da empresa. Ou seja, todos os valores que a empresa deve aos fornecedores, impostos a recolher, salários a pagar, financiamentos, empréstimos etc.

E, por fim, o patrimônio líquido demonstra os valores de capital social (montante necessário para o início das atividades empresariais), reservas de lucro, lucros e/ou prejuízos acumulados.

A importância de conhecer essa demonstração

Entender a estrutura do balanço, bem como, suas premissas, é importante para que o empreendedor possa basear suas decisões na realidade econômica de sua empresa. Além disso, esse é um documento exigido em casos de obtenção de financiamentos e empréstimos.

É muito importante para o empreendedor conhecer a estrutura das suas demonstrações, para que possa elaborar devidamente o seu planejamento estratégico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.