Aspectos fundamentais da Gestão de Pessoas

Para uma correta gestão de pessoas é necessário considerar alguns aspectos importantes, e é sobre esses aspectos que falamos neste artigo.

Aspectos fundamentais para gerir as pessoas

A gestão de pessoas é muito importante para as empresas, e possui alguns aspectos fundamentais para que o resultado seja alcançado.

Os aspectos fundamentais da gestão de pessoas foram apresentados por Chiavenato, sendo os seguintes:

  • Pessoas como seres humanos;
  • As pessoas são ativadores inteligentes de recursos organizacionais;
  • Parceiras da empresa;
  • Talentosas e fornecedores de competências;
  • Pessoas como capital humano.

A gestão de pessoas está sendo vista como um complemento importante para que as empresas alcancem seus resultados. Sendo assim, ainda que a tecnologia tenha mudado a forma como as pessoas trabalham, continuam válidos os aspectos fundamentais.

As pessoas como seres humanos

Neste fundamento a empresa precisa levar em consideração as necessidades humanas, assim como a saúde emocional. Dentro desse fundamento, muitas empresas implementam melhorias para a qualidade de vida do funcionário.

Recursos organizacionais

As pessoas são ativadores inteligentes de recursos organizacionais diz respeito às mudanças constantes dentro da rotina da empresa, e em como as pessoas podem impulsionar os resultados através das capacidades pessoais de cada uma.

As pessoas como parceiras da empresa

A capacidade de alcançar a excelência nos resultados é vinculada ao comprometimento das pessoas como parceiras da empresa.

Talentosas e fornecedores de competências

Esse fundamento diz respeito a reconhecer os talentos das pessoas, assim como as competências de cada pessoa fazem diferença nos resultados da empresa, assim como na forma de conduzir os processos.

Capital humano

Pessoas são recursos de valor para a empresa. Neste fundamento as pessoas agregam valor à empresa através dos seus hábitos e conhecimentos. Os fatores humanos são valorizados para que as pessoas possam contribuir para o resultado da empresa.

Sendo assim, dentro da gestão de pessoas esses aspectos devem ser considerados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.