Análise Financeira – Reavaliação de Fluxo

Desempenho da empresa e a análise financeira

Análise financeira é fundamental na empresa, independentemente do seu porte, nicho ou segmento. Haja vista que é necessário que a empresa tenha uma consciência econômica da sua situação para viabilizar projetos e aumentar a sua capacidade de lucratividade.

Por isso, é muito importante que a gestão da empresa tenha a capacidade de desenvolver e avaliar a sua situação financeira periodicamente. Assim sendo, muitas empresas podem fazer uso de diversos indicadores que auxiliam nessa análise de desempenho da empresa, contribuindo assim para a tomada de decisões.

Todavia, a análise financeira também passa pelo mapeamento de processos internos, pois, a empresa pode ter uma necessidade de reavaliação de fluxo de diversas áreas.

Planejamento orçamentário e aumento da lucratividade

Por isso, é importante que a empresa tenha um planejamento orçamentário antes de aprovar projetos, dessa forma, poderá viabilizar recursos e otimizar a empresa de maneira holística.

Além disso, é muito importante analisar a capacidade de estabilidade e lucratividade da empresa. Por isso, uma análise financeira requer um acompanhamento dos custos fixos, assim como possíveis ações para reduzi-los.

Todavia, os custos fixos dificilmente podem ser reduzidos, já que são referentes à manutenção e assistência da empresa.

Além disso, é importante que a análise financeira da empresa faça a gestão dos seus custos variáveis, pois, esses sim podem ser alterados, bem como os custos operacionais, já que alguns projetos podem viabilizar a empresa financeiramente. Por exemplo, a implementação de um novo sistema pode eliminar etapas de processos e até mesmo aumentar a lucratividade diretamente.

No entanto, uma análise financeira requer que a empresa avalie seus preços de venda e faça um registro correto do seu fluxo de caixa para que possa utilizar de maneira otimizada o seu capital de giro.

Por isso, vários fatores são inerentes a essa necessidade, sendo assim, é uma das formas de manter a saúde financeira da empresa e amparar seu próprio crescimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.