Administrar – Gestão Holística de Processos

Administrar – Gerir, Dirigir, Organizar, Delegar, Aplicar e a Acompanhar os Processos

Existem muitas informações sobre como administrar os processos de uma empresa, como ser um bom líder, como gerir uma equipe etc. Mas ao que refere, exatamente, o conceito de administrar?

Administrar é o ato de gerir, dirigir, organizar, aplicar etc. Em uma empresa existem os recursos organizacionais, que podem ser tecnológicos, financeiros, humanos, materiais e informacionais, todos esses recursos compõem a empresa.

O papel do administrador na objetividade da empresa

Sendo assim, o papel do administrador é gerenciar, organizar, aplicar e dirigir todos esses recursos de maneira estratégica para que seja alcançado o objetivo da empresa.

A aplicação desses recursos se dá através das atividades desenvolvidas, logo, cada recurso passa a ser parte importante e integrante da empresa.

Em toda situação em que existam pessoas manejando recursos para atingirem objetivos, será encontrado um administrador.

Dessa maneira é fácil compreender que o papel do administrador é direcionar recursos para o alcance dos objetivos organizacionais.

O empreendedor e a administração do seu negócio

O sucesso de um administrador é mensurado pelo seu desempenho e seu desempenho é baseado em seus conhecimentos, habilidades e capacidades técnicas, experiência etc.

Ou seja, seus conhecimentos técnicos, seu relacionamento interpessoal, seu modelo de gestão, raciocínio, capacidade de solucionar e encontrar alternativas para as questões a ele apresentadas, são fatores determinantes para o pleno desenvolvimento de seu papel. Pois, consequentemente influenciará a empresa que estiver sob sua administração.

É importante ressaltar que para o microempreendedor que não possua conhecimentos específicos na área de administração, não está impedido de atuar como administrador, considerando que esteja aberto ao aprendizado e busque ajuda quando necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.