A importância do pós-venda no e-commerce

Se dedicar ao pós-venda no e-commerce é uma função muito importante.

Ainda mais quando falamos de vendas virtuais, engana-se quem acha que somente clientes novos podem trazer lucro.

O pós-venda é fundamental para o aumento de clientes fiéis para a loja virtual.

Portanto, quem deseja ter aumento de vendas, não pode se acomodar.

E o cliente é essencial para que isso aconteça, ou seja, trate o cliente bem, até mesmo pós-venda.

Um bom atendimento garante clientes fidelizados, satisfeitos e são eles que vão indicar sua empresa para outras pessoas.

Mesmo com a modernidade, e a chegada do marketing digital, a divulgação boca a boca, ainda é uma das mais importantes.

Pois é, através da experiência de outros clientes, que as pessoas geralmente se espelham, ela tem esse poder de compra.

Importância do atendimento pós-venda

É muito importante que o cliente se sinta seguro e confortável ao realizar uma compra, e principalmente, sentir que a empresa se importa com ele.

Não tem coisa pior, que um cliente sentir que ele é apenas mais um número somente.

Agindo assim, a empresa cria um relacionamento mais sólido e fidelizado com o cliente.

Sua empresa pode ter o melhor fornecedor, o melhor marketing, mas se não tiver o melhor atendimento também, o cliente encerrará sua experiência de compra insatisfeito.

Tipos de pós-venda

O pós-venda conta com dois tipos de abordagem, o ativo e o receptivo,

A empresa precisa saber diferenciar os dois, para que possa explorar as características de cada um.

Porém, o objetivo de ambos é o mesmo, manter o cliente satisfeito através da confiança e credibilidade.

Para o pós-venda ativo, o vendedor entra em contato com o cliente dias após a venda, para saber como foi sua experiência de compra, desde a gestão do produto até o atendimento.

Já o receptivo, a empresa precisa deixar disponibilizado canais, para que o cliente entre em contato com a empresa deixando sua opinião, crítica e sugestão.

Lembrando, que o ativo, possibilita que o vendedor crie um vínculo maior com o cliente, solicitando permissão para entrar em contato, sempre que alguma novidade ou promoção surgir.

Nesses casos é solicitado e-mail, telefone, dados que o vendedor possa fidelizar o cliente.

Satisfação do consumidor

Manter um canal de relacionamento com o cliente é essencial, para que a empresa sempre possa melhorar, e até mesmo inovar.

Pois é através desse canal, que o cliente poderá opinar, e reclamar quando sentir necessidade.

É importante que a empresa esteja atenta a todos esses chamados. Afim, de resolver o mais rápido possível.

Ou seja, ouça ele com atenção, e tente entender realmente o que está acontecendo, afim de diminuir o efeito do ocorrido.

E por fim, ao propor uma solução para o problema, certifique-se antes que é viável e que poderá ser atendida, com agilidade e eficiência.

Quando o pós-venda ocorre de forma rápida e eficaz, a chance de fidelizar o cliente, e conquistar outros através da indicação dele, é muito maior.

Lembre-se, um bom atendimento abre portas para grandes negócios, invista no seu cliente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.