Empreendedorismo sustentável é um nova forma de empreender, e tem ganhado cada vez mais espaço em muitos setores.
A empresa que aplica essa forma de empreender além de gerar bons resultados no âmbito financeiro, também tem sucesso no âmbito ambiental e social.
Em 2017, a ONU e o Sebrae premiaram os vencedores do Incluir 2017, foi uma Premiação da ONU sobre Empreendedorismo Sustentável.
A seleção recebeu 857 inscrições e reconheceu dez ganhadores em categorias que abordam desde a inserção de pessoas idosas no mercado de trabalho até projetos de sustentabilidade no setor agrícola.
Os empreendedores sustentáveis se preocupam em atender com responsabilidade social e ambiental, a demanda de seus clientes, e cumprem corretamente os compromissos com o governo.
Os empreendedores para manter um projeto sustentável na empresa, deve refletir sobre o futuro que quer deixar para as próximas gerações e seguir algumas práticas:
Mas nem todas as empresas as vezes tem a possibilidade de transformar a empresa toda, mas pode adequar algumas situações simples como reaproveitar papel, desligar alguns aparelhos que não estão sendo usados por exemplo.
É uma ação muito legal, pois além de dar “exemplo” aos colaboradores, desperta a vontade neles também de fazer isso em suas casas, repassar esses ensinamentos a família, aos filhos.
Se cada um fizer um pouquinho, acaba se tornando muito e nosso ecossistema precisa da nossa colaboração.
Para quem está inciando agora no ramo de empreendedorismo, é uma ótima opção planejar e investir nesse novo empreendedorismo sustentável.
Aplicando desde o início esse modelo de empreender, você já vai educando seus colaboradores, fornecedores de como a sua empresa funciona.
Para aplicar isso aos seus colaboradores, reúna todos eles, explique a importância de aplicar o empreendedorismo sustentável, e conscientize a todos, mostrando todos os planos da empresa, mostre os exemplos e mostre o rumo.
Muitas empresas grandes estão ganhando ainda mais público e destaque, depois que se tornaram sustentáveis, a Natura por exemplo, procura desenvolver inovação e sustentabilidade focada em soluções de biotecnologia.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a isso tudo, a procura só tem aumentado por produtos ecologicamente corretos.
E a sua empresa, já faz sua parte no empreendedorismo sustentável?