Empreendedorismo social, além de lucrativo, traz também desenvolvimento para a sociedade.
Geralmente, esse tipo de empreendedorismo parte de jovens que estão em busca de resolver um problema social ou uma sociedade específica, mas também de outros empreendedores.
E muitos deles partem para esse tipo de empreendimento por que não tem como objetivo inicial o lucro financeiro mas sim o impacto social que sua empresa ou produto pode causar na sociedade.
Porém, hoje em dia, muitas atividades já estão gerando impacto social e ao mesmo tempo deixando os investidores com uma boa situação financeira.
Essas empresas tem a intenção de atender a sociedade, gerar lucros sociais e principalmente gerar transformação.
Dessa forma, eles oferecem produtos de qualidade, ajudando a combater a desigualdade.
Um empreendedorismo social precisa ser:
Sem contar que os empreendedores dessa área podem dar lugar a criatividade na hora de inovar, pois não estão tão preocupados com o retorno financeiro.
Um dos objetivos também dessas causas é obter ajuda de voluntários e apoiadores.
Primeiro encontre uma causa que combine com sua habilidades.
Ao escolher um modelo de negócio e preciso lembrar que seu retorno financeiro seja destinado a uma causa social escolhida por você, ou seja, é preciso reverter ela em forma de combater a desigualdade ou preconceito de alguma forma.
Tenha sempre em mente que ao criar um modelo de negócio desse estilo o objetivo de sua empresa é atingir uma sociedade mais carente e necessitada de atenção.
Esses são alguns exemplos, mas você pode adaptar sua empresa ao que você sente que mais te incomoda e quer mudar.
Pessoas que buscam trabalhar dessa forma, sentem que podem de alguma forma mudar aquilo que a incomoda, como a fome, falta de moradia, educação precária entre outros.
Muitos empreendedores buscam ajuda em forma de doações, investidores, ou até mesmo em instituições financeiras.
Para isso é importante ter um modelo de negócio, com detalhes do seu projeto, e qual sua intenção ao investir nisso. Apresentando o impacto que o projeto vai criar, mas que ele também gerará lucro.
E como em todo negócio, administrar com atenção e seriedade suas finanças.
Não podemos deixar de mencionar essa Feira que é um grande exemplo de Empreendedorismo social.
É a maior feira de empreendedorismo e Cultura Negra da América Latina.
Um evento anual que reúne empreendedores negros para mostrarem sua criatividade nas áreas de moda, música, gastronomia, audiovisual, design, tecnologia, entre outras.
Em 2019 venceu a categoria Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social, a empresária Adriana Barbosa, idealizadora do Projeto PretaHub, uma aceleradora de negócios criados por empreendedores negros e da Feira Preta.
Sem contar que estão promovendo com outras entidades e instituições privadas iniciativas que somam no controle do impacto da pandemia Covid-19 nos negócios e na vida de empresários negros e periféricos.
E a sua empresa tem algum projeto que ajuda no impacto social? Conta para a gente aqui nos comentários.