O empreendedorismo no Brasil, vem crescendo a cada dia, alguns empreendendo por necessidade, outros por oportunidade.
Em 2019, segundo uma pesquisa realizada pelo GEM, a taxa de empreendedorismo foi de 38,7%, mostrando quanto o empreendedorismo no Brasil é presente e sentido no cotidiano de grande parte dos brasileiros.
O número de empreendedores no país já chega a quase 52 milhões.
Mesmo ainda enfrentando algumas dificuldades, o empreendedorismo vem sendo uma oportunidade para aqueles que desejam ter seu próprio negócio.
Além de ter um um reflexo considerável no PIB do país e ajudando no crescimento das micro e pequenas empresas.
Hoje ele atua tanto como negócios voltados para a prestação de serviços pessoais, como também atende as necessidades básicas da população, tornando-se assim indispensáveis.
Atualmente, os empreendedores contam com a ajuda do MEI, já se passaram de 8 milhões o número de cadastrados, de acordo com dados do Portal do Empreendedor, do governo federal.
Graças ao MEI que inúmeros profissionais podem se regularizar, com o pagamento de impostos bem menores. dentre eles podemos citar:
Sem contar que o MEI ainda conta como um empregador no país, pois ele pode contratar até 01 funcionário registrado.
Quando uma pessoa começa a planejar ter seu próprio negócio, muitas coisas precisam ser pensadas, e analisadas.
Primeiramente, ela tem o desejo de ter aquele negócio, então ela vai se preparar para começar a empreender. Sabemos também que pra isso é necessário se capacitar, e contar com a ajuda de um plano de negócio e um consultor.
A partir dai o futuro empreendedor irá começar a planejar.
E muitos fatores envolvem esse planejamento:
É claro que diante dessa fase do empreendedorismo, muitas pessoas, ficam com medo, algumas recuam. Esse medo é normal, porém não devem desistir jamais no primeiro obstáculo.
Muitas empresas falem antes do primeiro ano de vida, devido a falta de planejamento. E agora que você já sabe disso, use para seu crescimento e evolução.
Mesmo sendo uma ótima oportunidade para quem quer empreender, ainda conta com algumas burocracias, e uma delas é são os altos impostos a serem pagos.
Por isso, para quem está abrindo sua empresa, vale a pena realizar um planejamento tributário, e para isso, o empreendedor conta com a ajuda de contadores autônomos ou os próprios escritórios de contabilidade.