É importante para o empreendedor direcionar a sua marca desde o seu surgimento, de modo que eleve a visibilidade do seu produto de maneira orgânica e tecnológica.
A imagem de uma marca na era digital é composta por diversos fatores, já que o atendimento ao cliente deve ser um conceito na empresa, de modo que a gestão seja holística e o cliente seja atendido em todas as suas necessidades.
Por isso, a imagem de uma empresa não deve ser direcionada apenas pelo marketing digital, embora o marketing seja uma espécie de linha de frente da imagem da marca, essa construção ocorre em todos os fluxos internos.
Ao elevar o volume de vendas de um produto por meio de ações de marketing digital, por exemplo, a empresa precisa amparar as áreas internas para corroborar essa elevação, considerando o estoque, a logística, o prazo de entrega e o atendimento ao cliente.
Visto que, caso alguma das etapas do processo de compra não sejam concluídas ou o produto não seja entregue dentro do prazo, esse fato pode gerar uma grande insatisfação no cliente, o que impacta os resultados das ações de marketing.
Por isso, na era digital a imagem da marca não deve ser direcionada apenas pelas ações lançadas nas redes sociais, já que a imagem da marca é composta pela usabilidade do site, pelo compromisso da marca com o cliente e pelas entregas feitas de maneira direta e indireta. Da mesma forma, deve ocorrer com as demais áreas; já que o atendimento e o relacionamento com o cliente também fazem parte dessa composição.
Sendo assim, a gestão deve considerar todos os fluxos em todas as áreas, já que nenhum resultado, seja positivo ou negativo, é obtido isoladamente. Visto que é necessário que toda a empresa preste suporte para o funcionamento holístico do seu processo.
Portanto, o direcionamento da marca na era digital é multifatorial, ao passo que também requer investimento tecnológico para que a empresa possa trabalhar com marcas confiáveis e estudar o mercado de maneira ampla. Dessa forma, uma empresa de pequeno porte pode se destacar no mercado, alcançando o seu diferencial competitivo em pouco tempo de atuação.