O mercado atual é uma fonte de desafios para o entrante no empreendedorismo, ao passo que também pode ser uma grande oportunidade de liderança no mercado.
Sendo assim, cabe ao empreendedor atuar estrategicamente de maneira que atenda a sua necessidade atual e se antecipe às demandas do seu segmento de atuação.
Por isso, é necessário considerar o fato de que nenhum dado obtido por sistemas ou posicionamento da marca no mercado é estático. Sendo assim, é necessário atuar estrategicamente para que a empresa cresça e eleve suas vendas.
Bem como, é necessário atuar de maneira analítica, caso a empresa esteja em uma posição bastante favorável no mercado, já que a concorrência elevada estimula o cliente para que mude de serviço ou produto de sua preferência.
Essa dinâmica se torna um grande desafio para todas as empresas, independentemente se a sua atuação é exclusiva ou não do mercado empreendedor. Visto que muitas marcas tradicionais foram atingidas pelo empreendedorismo nos últimos anos, já que a era digital é também a era das ideias.
Sendo assim, é possível que o entrante no empreendedorismo alcance a liderança de um determinado nicho de atuação por conta de uma ideia inovadora e uma gestão estratégica.
Por isso, é necessário considerar fatores externos e internos para que as decisões da empresa sejam tomadas, amparando os seus objetivos quando da elaboração da sua missão, visão e valores.
Decerto, a inovação deve estar presente na empresa independentemente do seu porte ou segmento. Assim sendo, é possível inovar de maneira direta ou indireta. Ou seja, é possível entregar ao cliente um produto ou serviço inédito.
Também é possível inovar diretamente na maneira como o cliente é atendido em sua totalidade. Por isso, é necessário estudar as estratégias aplicadas periodicamente, visto que podem haver alterações de maneira indireta na demanda, considerando a volatilidade do mercado e a gestão orçamentária da empresa.
Portanto, é necessário investir em projetos que sejam resolutivos, evitando a obsolescência da marca. Por isso, a gestão atual deve ser estratégica e constante, considerando as mudanças inerentes à era digital. Dessa forma, é possível que o empreendedor transforme ameaças em oportunidades no seu segmento de atuação.