O empreendedor precisa lidar com diversos aspectos no mercado atual, sendo assim, é relevante que conheça o mercado através de estudos analíticos para que possa compreender a necessidade do seu cliente; ao passo que acompanhe as mudanças do mercado, uma vez que um dado oriundo de um sistema ERP não é estático.
A volatilidade do mercado impacta diretamente o resultado de uma marca, independentemente do seu porte e segmento. Uma empresa de pequeno porte precisa se antecipar às demandas, já que é necessário acompanhar as mudanças do mercado para que não fique aquém do seu potencial.
Por isso, a análise estratégica pode ser fundamental para a empresa alcançar o seu potencial e destacar o seu diferencial competitivo. É necessário entregar qualidade ao seu cliente de maneira direta e indireta, ou seja, além de vender um produto de qualidade, o cliente também deve ser atendido de forma abrangente. Sendo assim, é importante que o cliente receba um atendimento empático e objetivo quando precisar realizar uma compra, uma troca ou uma devolução.
Além disso, a empresa precisa amparar o seu próprio processo; já que ao atrair a atenção do cliente por meio do marketing digital, por exemplo, é necessário que a empresa saiba trabalhar suas estratégias para que transforme os visitantes em leads e, posteriormente, em vendas, elevando assim o seu valor de mercado.
Todavia, é necessário que a gestão da empresa corrobore essa elevação das vendas, por isso, o entrante no empreendedorismo precisa considerar a análise estratégica dentro de uma gestão holística. Uma vez que é necessário amparar o seu estoque para que entregue o produto dentro do prazo. Sendo assim, a gestão de estoque, logística, atendimento e vendas estão interligadas ao marketing digital.
Portanto, é relevante que o empreendedor conceitue a sua marca como uma empresa com real potencial de mercado. Haja vista a necessidade de direcionar o orçamento inicial, principalmente investindo em tecnologia.
Através de um sistema ERP, a empresa pode obter métricas importantes e tomar decisões assertivas. Entretanto, como citamos anteriormente, as métricas oriundas de um sistema ERP não são estáticas. Por isso, são pontos relevantes para novas decisões; ao passo que não podem ser vistas como afirmações sobre o posicionamento da marca no mercado, já que é necessário buscar por melhorias contínuas e se atualizar constantemente.