A era digital trouxe inúmeras melhorias para o mercado de forma dinâmica. Todavia também trouxe muitos desafios. Sendo assim, é fundamental para o entrante no empreendedorismo se antecipar às demandas, de modo que atenda as necessidades inerentes à era digital.
Ter o seu próprio negócio nunca foi tão simples, ao passo que também nunca foi tão complexo; e não se trata de uma contrariedade, se trata de uma dualidade que ocorre na era digital em todos os segmentos de atuação.
De maneira sucinta, no mercado anterior à era digital, não se via um alto volume de entrantes, visto que era necessário um elevado valor para investir no seu próprio negócio.
Além disso, também era necessário que uma empresa se fortalecesse no mercado com o passar do tempo. Todavia, na era digital, esse fluxo ocorre de maneira muito rápida.
Sendo assim, uma empresa pode alcançar a liderança de determinado nicho, ainda que se trate de um entrante no empreendedorismo. Por isso, a era digital é também a era das ideias.
No entanto, as ideias precisam ser valorizadas, uma vez que para que uma marca ganhe valor de mercado, é necessário que o empreendedor considere que diversos fatores estão implícitos.
Por exemplo, é fundamental que a sua marca seja valorizada por meio de suas ações de marketing digital, bem como também é relevante que a gestão de estoque seja feita de forma direcionada para amparar um aumento do fluxo de leads e, posteriormente, uma elevação das vendas. Ou seja, é necessário que você crie um ciclo holístico de melhorias contínuas, considerando que nenhum dado oriundo de ferramentas sistêmicas na era digital é estático.
Sendo assim, esse desafio complexo e dual, também é uma fonte de grandes oportunidades. Por isso, ainda que a sua marca seja pequena e você não possua um capital elevado para investir na sua empresa, é o direcionamento de suas ações que irá definir o crescimento do negócio.
Portanto, a atuação estratégica na era digital também é uma maneira de desburocratizar processos e amparar uma empresa desde o seu surgimento. Sendo assim, empreender de forma estratégica é uma forma de valorizar a sua ideia e amparar as inovações inerentes ao mercado, o que exige uma quebra de barreiras tecnológicas.