Quando se fala em empreender, o empreendedor logo pensa em como tirar a ideia do papel e transformar em uma oportunidade.
E para identificar o potencial do cliente da oportunidade identificada, são descritas três ferramentas que auxiliam: persona, mapa de empatia e ponto de vista do usuário.
Muito se fala nesse tema hoje em dia. O termo empreendedorismo veio sendo definido de diversas formas.
Uma delas foi através da definição de inovação por Schumpeter:
Ao definir o empreendedor, é importante também relacionar suas principais características.
Abaixo relacionamos as características que mais aparecem nos artigos e livros analisados:
Lembrando que é praticamente impossível reunir todas essas características em um empreendedor só.
Todo empreendimento começa com uma ideia de um produto ou de um serviço.
Porém, para colocar em prática essas ideias, elas precisam preencher quatro requisitos:
Os empreendedores poder procurar ideias de negócios examinando tendencias em mercado.
Todo empreendedor deve estar sempre atento às tendências do mercado, para conseguir identificar oportunidades para seu negócio.
Ser pioneiro no ramo do seu negócio tem suas vantagens, você corre mais risco, mas se o negócio der certo, o retorno é significativo.
Por isso que o empreendedor deve dedicar parte do seu tempo para prospectar essas tendencias de mercado.
E quando identificar essa oportunidade, é preciso verificar se ela realmente se revela uma oportunidade viável.
E para saber se ela é viável, é preciso entender também seu público-alvo, e algumas ferramentas permitem esse entendimento.
Essas ferramentas auxiliam a definir melhor seu público alvo, são elas: persona, mapa de empatia e ponto de vista do usuário.
O objetivo da persona é associar características ao potencial cliente do produto como: nome, idade, ocupação, características físicas, psicológicas, escolaridade, objetivos, dificuldades etc.
Já o mapa da empatia, analisa mais a fundo o potencial do cliente, classificando os comportamentos da persona com relação ao que ela faz, escuta, pensa etc.
E por último, porém não menos importante, o ponto de vista do usuário (POV), onde se cria uma frase que conecta o usuário a uma necessidade.
Espero ter ajudado você empreendedor ou futuro empreendedor, a entender um pouco mais sobre transformar suas ideias em boas oportunidades de negócios.