Empreendedorismo

Dicas para ser um empreendedor digital

O que é ser um empreendedor digital? Como ter sucesso como nessa carreira tão ampla e atual? Essas são as perguntas que queremos responder para você! São explicações básicas, mas necessárias para se investir no empreendedorismo digital.

O que é ser empreendedor digital?

Empreendedor digital — Reprodução Canva

O empreendedor digital é aquele que investe na prestação de serviços de marketing digital para empresas e pessoas físicas, utilizando a internet. São exemplos de serviços que podem ser ofertados:

  • E-commerces;
  • Blogs;
  • Canais no YouTube;
  • Portal de cursos e qualquer serviço que possa ser prestado de forma online.

O empreendedorismo digital é indicado para pessoas que não querem fazer altos investimentos, mas, dessa forma, ter independência. Não é preciso fazer a locação de um espaço físico para trabalhar e nem para fazer o atendimento presencial. O que precisa, de fato, é de tecnologia e inovação.

Além disso, é uma área que possui alta probabilidade de crescimento, aumento na equipe de trabalho e obtém excelentes resultados.

Quais são as vantagens de ser um empreendedor digital?

Entre as vantagens de ser um empreendedor digital tem-se:

  • Estar presente em todos os lugares: de acordo com o IBGE, 79,9% dos brasileiros possuem internet em casa. Isso permite que o seu negócio chegue para diferentes pessoas e em diferentes lugares;
  • Baixo custo de investimento inicial: não existe a necessidade de uma grande infraestrutura para montar o negócio. Com o aumento da demanda, há a possibilidade de oferta e serviço home office;
  • Flexibilidade de horários para o empreendedor e clientes: a internet funciona em período integral, a qualquer dia e horário. Por isso, sempre é possível realizar uma venda ou apresentar um serviço;

Crescimento nas vendas e lucratividade constante: as vendas realizadas pela internet estão em crescimento exponencial, bem como o acesso à internet.

Como iniciar um trabalho de empreendedor digital?

Para ser um empreendedor digital você vai precisar, inicialmente, abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Logo após, é preciso:

Fazer um benchmarking

Ou seja, analise a concorrência, principalmente descobrindo as melhores práticas usadas pelos concorrentes que podem ser atualizadas ou simplesmente utilizadas no seu negócio.

Escolha um segmento de mercado para atuação

Essa escolha representa o segmento de mercado que você se identifica e gosta. O trabalho se torna mais positivo, gratificante e nobre.

Planeje

Planeje, estabeleça objetivos, metas, diretrizes e identifique suas primeiras ações, de forma a identificar a sua cara no negócio. Dessa forma, cada ação, ou projeto realizado, identifica melhor a sua marca.

Invista no que está dando certo e corrija aquilo que está rendendo menos do que o esperado. Veja cada ponto como uma possibilidade de investimento e faça muitos testes que permitam melhorar sempre mais.

Projete o lucro do seu negócio

Antes de tudo, identifique no seu trabalho todos os possíveis lucros que você pode ganhar.

Imagine todas as formas de recebimento e os produtos oferecidos que podem ser monetizados.

Neste processo você pode se perguntar:

  • As pessoas vão pagar por um produto ou serviço?
  • Vão adquirir algum conteúdo?
  • Vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal?
  • Qual será o preço cobrado?
  • É suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável?
  • Em quanto tempo pretendo ter retorno sobre meu investimento inicial?
  • Qual o retorno esperado?

Invista em marketing digital para o seu negócio

Já que o seu negócio é online, nada melhor do que investir no marketing digital da sua empresa. Você precisa atingir o público certo para passar a mensagem correta, ou seja, atingir o seu público de forma a ampliar o seu negócio.

Seja data-driven

Ou seja, se oriente através de dados. Sendo assim, é muito provável que o seu site já ofereça dados importantes, como também as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e etc.

Além disso, invista em ferramentas de análise que possibilitem insights sobre o seu negócio.

Outras dicas

  • Aprenda sobre marketing e vendas, se atualizando sempre;
  • Não desanime quando o negócio estiver parado, pois isso é normal e acontece com todos os empreendedores;
  • Utilize o marketing de conteúdo como base, mas vá muito além disso;
  • Dedique-se ao que você gosta, tenha amor à camisa. Assim, as oportunidades sempre surgem quando investimos nelas. Faça o melhor pelo seu negócio e busque ser o melhor no seu setor de atuação;
  • Por fim, seja uma pessoa feliz sendo empreendedor digital. Dessa forma, a felicidade abre portas, incentiva as ideias criativas, e mantém as pessoas certas do nosso lado.

Perceba que entrar no mundo do empreendedorismo digital pode ser fascinante! Desejamos muita sorte e sucesso em seu novo caminho pela frente!