Empreendedorismo

O que está em alta no marketing digital?

O marketing digital está em plena expansão, principalmente com as inovações que surgem cotidianamente como as novas tecnologias, plataformas e aplicativos. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que está em alta no marketing digital, para que você conheça e comece a empreender.

Veja o que está em alta no marketing digital — Reprodução Canva

Quais as áreas que estão em alta no marketing digital?

Apresentaremos na sequência as áreas que estão em alta no marketing digital, para que você alguma ou algumas e comece a empreender logo.

Marketing de Conteúdo: sempre em alta no marketing digital!

O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada por mais de 70% das empresas brasileiras. Envolve ações como: artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentação de slides.

Mas, a ação de marketing de conteúdo que mais se sobrepõe, é postar conteúdos em blogs, pois aumenta 2 vezes mais a visualização dos conteúdos. No blog, a empresa apresenta a sua superioridade no conhecimento do produto, além de dar detalhes sobre os serviços oferecidos. Outro setor que está em alta é a postagem de conteúdos em publicações de redes sociais, algo que está em crescimento.

Mobile marketing

Sabe-se que 79% do tráfego de informações é originado de tablets, notebooks e smartphones. Assim, torna-se necessário otimizar os conteúdos para os dispositivos móveis.

Dessa forma, os sites precisam ter design responsivo e os anúncios precisam estar voltados para os dispositivos móveis. Fica claro, então, que a tendência na área é a utilização de aplicativos e o marketing digital precisa estar atento neste investimento.

Vídeo marketing

Utilizar vídeos em landing pages aumenta a taxa de conversão em 80%. Você pode investir em utilizar o vídeo marketing em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, Vimeo e até o TikTok. 

Ao desenvolver a estratégia de marketing utilizando vídeos, tenha claro que estes levam ao engajamento do cliente, além de que usando os canais sugeridos é possível adequar às necessidades dos consumidores.

Big Data

Investir em Big Data, significa coletar dados relevantes para prever e posicionar o seu produto no mercado. Assim, é possível para a empresa, personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças do consumo dos clientes.

Estudos indicam que investir em Big Data terá crescimento em 50% gerando bastante receita para os empreendedores.

Automação

Aplicar a automação dos processos no marketing digital é primordial para monitorar os dados, enviar e-mail marketing e CRM. Estudos indicam que 70% das empresas já possuem ferramentas de automação. Dessa forma, aumentam os leads e elevam a taxa de conversão de visitantes em leads.

WhatsApp marketing

O WhatsApp está se tornando uma ferramenta importante de marketing digital, uma vez que possui bilhões de usuários ativos. Utilizando o WhatsApp Business, as empresas já estão conseguindo atingir estes usuários em suas campanhas publicitárias online.

Usando a ferramenta juntamente com o Suiteshare é possível que você automatize os serviços de atendimento ao cliente, em tempo real.

IGTV

É uma plataforma de criação de vídeos do Instagram, que revolucionou a produção audiovisual das redes sociais. Tem foco na produção de conteúdo pequeno, possível de ser exibido nessas plataformas.

Com a ferramenta, é possível exibir vídeos de até 60 minutos na vertical e inserir CTAs, links e o “arraste para cima”, para interação dos futuros clientes com a marca.

Bots ou “Robozinhos”

O uso de bots está crescendo vertiginosamente, principalmente nas redes sociais e nos portais de empresas. Os bots atuam no atendimento aos clientes, na elaboração de orçamentos e na venda de produtos e/ou serviços.

Esses bots apresentam como vantagem a integração da automação com personalização do atendimento. Isso é possível de se encontrar utilizando a Manychat, que tem por base a tecnologia bot. Esta ferramenta possui uma série de perguntas e respostas para realizar interações com os clientes.

O que mais está em alta no marketing digital? As imagens!

O Google passou a avaliar melhor as imagens e as apresentam em primeiro lugar nos setores de resultados das buscas. Isto ocorre em razão de que as imagens possuem maior capacidade de atrair a atenção do cliente.

Assim, é possível otimizar imagens com SEO para melhorar o posicionamento da marca e, assim, trazer maiores resultados positivos.

Viu como as áreas do marketing digital são importantes para os anúncios publicitários das empresas? Com a modernização das relações dos clientes para com as marcas que mais gostam, estar dentro desse mundo é algo fundamental para atingir o sucesso!

Por fim, especialize-se em uma ou mais áreas e faça do marketing digital a sua profissão. Você pode também aliar algumas das estratégias de marketing para criar o seu próprio Plano de Marketing, pois, ela será muito vantajosa!

Esperamos que com este artigo você tenha se inspirado para criar e alavancar sua carreira de forma completa!