Estamos a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições municipais brasileiras. Segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou pleito será realizado no próximo dia 6 de outubro. Mas desde já, os eleitores podem confirmar o seu local de votação.
A boa notícia que você não precisa sair de casa para saber o local exato em que você vai depositar o seu voto. Desde já, o cidadão pode consultar a sua sessão, e verificar a sua situação eleitoral, incluindo possíveis irregularidades.
Para ajudar no processo de consulta do seu local de votação, separamos abaixo um passo a passo para que você realize a conferência da maneira correta:
Se preferir, o eleitor também pode realizar essa consulta através do aplicativo da Justiça Eleitoral, conhecido popularmente como E-título. Por esse meio, também é possível consultar informações como local de votação. O passo a passo, aliás, é basicamente o mesmo.
Como dito, o processo de verificação do local de votação é muito importante para todos os milhões de eleitores que deverão votar nas eleições desse ano. Mas esse procedimento é particularmente ainda mais importante para os cidadãos que realizaram um pedido de transferência de local de votação.
Nesse caso, é muito importante conferir esse dado para confirmar se a sua mudança foi mesmo aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral. Como se sabe, em 2024 nós estamos falando de eleições municipais. Uma simples mudança de cidade pode interferir diretamente nos candidatos em que você pode votar.
As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o primeiro domingo de outubro, ou seja, o dia 6. Já possíveis segundos turnos devem acontecer no próximo dia 27 do mesmo mês.
Em 2024, as eleições municipais deverão definir os prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil cidades. A expectativa é de que mais de 150 milhões de eleitores saiam de casa para realizar a votação, segundo a estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Assim como aconteceu nos anos anteriores, as eleições municipais são marcadas por regras gerais. Em municípios que contam com menos de 200 mil habitantes, não há previsão de segundo turno. Nesse caso, o candidato que tiver mais votos necessariamente vai se eleger prefeito.
Já para as cidades que contam com mais de 200 mil habitantes, existe uma previsão de segundo turno. Mas isso só vai acontecer se entre todos os candidatos, nenhum deles consiga alcançar a marca de 50% dos votos, mais um voto.
Esse é um detalhe importante. Não estamos falando de 51%, mais 50% dos votos mais um voto. Esse é o limite necessário para que um postulante se eleja ainda no primeiro turno.
Os dados mais recentes apontam que o Brasil conta com cerca de 95 municípios com mais de 200 mil habitantes. Portanto, esse é o número base que deve indicar a quantidade de cidades que potencialmente podem ir ao segundo turno.
No Brasil, é importante lembrar que o voto é obrigatório, mas não compulsório. Isso significa afirmar que o cidadão precisa votar, e pode perder alguns direitos básicos caso não realize essa votação e não justifique depois. Contudo, não é compulsório, o que significa afirmar que ninguém pode simplesmente agarrar o eleitor e forçá-lo a ir às urnas.