De acordo com uma pesquisa da Deloitte Global divulgada pela CNN, as eleições deste ano são uma das principais preocupações para os empresários brasileiros. Dos 491 empresários consultados no levantamento, 68% apontaram o processo eleitoral como uma preocupação para o ano de 2022.
As entrevistas foram feitas entre os dias 26 de novembro a 20 de dezembro de 2021 e contam com informações coletadas de líderes de empresas que somam R$ 2,9 trilhões em receitas. Esse valor representa 35% das receitas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A CNN ainda destacou que além das eleições, 65% dos empresários entrevistados pontuaram instabilidades políticas como uma preocupação. Os empresários também citaram a inflação acima de 5%, uma nova onda de Covid-19, a desvalorização do real e riscos fiscais também como possíveis causas de problemas ao longo do ano.
No Brasil, o voto é obrigatório por lei, ou seja, os cidadãos brasileiros que não votam podem sofrer penalidades. Algumas das consequências de não votar é a impossibilidade de emitir um passaporte ou carteira de identidade. Desse modo, é importante emitir o título de eleitor ou regularizar pendências com a Justiça Eleitoral.
Por conta da pandemia, todo o atendimento dos Tribunais Eleitorais está sendo feito online. Sendo assim, o título de eleitor pode ser solicitado em casa por meio do “Título Net”. Para isso, basta acessar o sistema e clicar na opção “Não tenho” na guia “Título de Eleitor”. Em seguida, será necessário preencher os dados pessoais solicitados (nome completo, RG, local de nascimento e e-mail).
Por fim, será solicitado que o cidadão envie quatro fotografias para comprovar a identidade, sendo elas: uma selfie segurando um documento oficial de identificação, fotos desse documento (frente e verso) e um comprovante de residência. É importante lembrar que homens entre 18 e 45 anos devem enviar também o comprovante de estar em dia com o serviço militar.
Mesmo com as preocupações envolvendo as eleições no Brasil neste ano, os empresários projetam, em média, uma alta de 10,2% no índice de vendas. Além disso, 21% dos empresários entrevistados esperam um crescimento superior a 20% e apesar de 6% acreditam que haverá uma queda nas vendas, informou a pesquisa divulgada pela CNN.
Além disso, 42% dos entrevistados pela Deloitte Global esperam um PIB estável neste ano, variando entre -0,5% e 0,5%. Apesar das incertezas que rodeiam o mercado brasileiro, grande parte dos empresários afirmaram que planejam investir em áreas de tecnologia e produtividade.
Por fim, a pesquisa pela CNN realizou algumas perguntas a respeito dos quadros de funcionários das empresas. Dentre os empresários entrevistados, 53% disseram que pretendem aumentar o quadro de colaboradores em 2022, enquanto 18% pretende manter os mesmos funcionários sem substituições. 24% dos empresários planejam também manter a mesma quantidade de colaboradores, mas substituir alguns funcionários. Apenas 5% informaram que devem diminuir o quadro de funcionários.
Alguns motivos citados pelos empresários para a substituição ou demissão de funcionários são: redução de custos, automação de processos e substituição por profissionais mais qualificados.