Atenção cidadãos brasileiros! As eleições 2022 estão cada vez mais perto e, devido a isso, é preciso estarem regularizados com a Justiça Eleitoral. Então, caso tenha que emitir ou transferir o título de eleitor, faça isso o quanto antes. Veja como a seguir!
A transferência do título de eleitor é exigida quando o cidadão muda do município em que estava localizada a sua seção eleitoral. No entanto, o procedimento só pode ser realizado após 3 meses residindo na nova cidade, com exceção apenas para servidores públicos.
Passado o período exigido, o cidadão pode solicitar a transferência de seção de forma rápida e prática pelo Título Net. Para isso, será necessário enviar em anexo os seguintes documentos:
Na prática, é preciso selecionar a opção “Atualize o seu endereço” (quem está no exterior deve escolher a opção “Eleitor no exterior”), e depois clicar em “Sim” para afirmar a posse dos documentos exigidos.
Feito isto, será possível visualizar se possui débitos com a Justiça Eleitoral. Neste caso, só poderá ser realizada a transferência após resolver as pendências. Porém, caso não haja inconsistências, vá em “Iniciar seu atendimento a distância”.
Agora, escolha a unidade da federação em que se encontra e depois do aviso toque em “Próximo”. Para finalizar, informe os dados solicitados, e selecione a sessão mais perto de você. O requerimento poderá ser acompanhado também no site do TSE.
O jovem a partir de 16 anos pode seguir os passos abaixo para solicitar o seu título de eleitor: