São muitos os efeitos da psicoterapia na vida de uma pessoa. Inclusive, algumas podem experimentar os efeitos desde a primeira sessão, enquanto outras podem perceber diferenças apenas com o passar do tempo.
De qualquer forma, trouxemos algumas das possíveis consequências que a psicoterapia pode proporcionar na vida das pessoas. Acompanhe e inspire-se nessas questões para iniciar o seu processo psicoterapêutico. 🙂
Não existem efeitos da psicoterapia que se repetem, igualmente, entre duas pessoas. Cada indivíduo experimenta os efeitos em momentos e intensidades diferentes, uma vez que cada um também possui uma própria história de vida. Isso quer dizer que os apontamentos abaixo são válidos, mas que você pode experimentá-los em situações diferentes da de um colega, por exemplo.
Esclarecido esse importante ponto, vamos à nossa lista:
Às vezes, cremos que temos todos os planos para o futuro e para as nossas vidas. Porém, à medida que a terapia avança, podemos descobrir novas rotas e caminhos que nem tínhamos cogitados ante.
É o caso de uma pessoa ter certeza de que não quer ter filhos e, durante a terapia, desperta o desejo de ser pai.
Podemos nos surpreender com as nossas próprias mudanças de planos.
Nem sempre sabemos lidar com as emoções que assolam o nosso bem-estar. Contudo, falar sobre elas, na terapia, pode ser uma forma de reorganizar o que sentimos, fornecendo um autoconhecimento sobre o que é vivido no cotidiano.
Logo, podemos aprender a lidar melhor com as nossas emoções, reagindo a elas de maneira mais equilibrada.
Conhecer quem somos, o que gostamos e não gostamos; o que queremos e não queremos; o que somos bons e no que falhamos; entre outras questões relacionadas ao autoconhecimento, também é um dos efeitos da psicoterapia.
Às vezes, a intervenção do analista é o que pode nos ajudar a entender melhor a nós mesmos. 😉
Mudar comportamentos e hábitos não é tarefa fácil, mas, com a psicoterapia isso pode se tornar um pouco mais simples. Podemos aprender a lidar com os gatilhos que provocam comportamentos negativos, por exemplo, visando lutar contra eles com mais conhecimento sobre nós mesmos.
O bem-estar e a qualidade de vida também podem ser alguns dos efeitos da psicoterapia. Isso porque aprendemos a lidar com o que sentimos, podemos organizar melhor os nossos objetivos e sonhos, mudamos a nossa forma de lidar com o mundo e com os outros, etc.
Tudo isso pode fomentar um dia a dia mais equilibrado e feliz, que proporciona um aumento nas sensações boas.
Ao longo da nossa vida, vamos ouvindo considerações e mitos sobre diferentes esferas. Muitos desses mitos ficam enraizados em nossas mentes, fazendo com que acreditemos em crenças limitantes, por exemplo.
Sendo assim, um dos efeitos da psicoterapia é ressignificar esses conceitos deturpados que podemos ter enraizados em nós, visando libertações para uma vida mais feliz e justa com nós mesmos.
O que você acha da psicoterapia? 🙂