USP promove congresso internacional sobre educação na pandemia

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realizará o primeiro Congresso Internacional de Educação Escolar: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades.

O intuito da instituição é discutir as mudanças sofridas pela educação em meio à pandemia do novo coronavírus. Exibirá a transformação sob o olhar de estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e pesquisadores que precisaram encarar o ensino de uma nova maneira.

Além disso, o evento abordará o andamento da pandemia, afinal, ela ainda não acabou. De acordo com os responsáveis, há a necessidade de refletir o que está por vir nesse viés.

A saber, o congresso acontecerá totalmente online, de 24 a 27 de novembro, que ocorrem pela internet. Não há custo algum para se inscrever.

Convidados do congresso da USP

34 convidados participarão do congresso sobre educação na pandemia. De acordo com o escopo do evento eles realizarão uma análise a respeito do segmento, assim como elaborar ideias e trocar informações. Além de palestras, acontecerão mesas-redondas para o debate aberto.

O site da USP indica que as temáticas em pauta serão: leitura, alfabetização, formação de professores, emoções na aprendizagem, letramento, relações étnico-raciais, tecnologias da informação, psicanálise e educação.

Já alguns nomes dos convidados divulgados são Roger Chartier, doutor pela École Normale Supérieure de Saint-Cloud e autor de livros sobre ciências humanas, assim como o educador e escritor brasileiro Mozart Neves Ramos, Attico Chassot, professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência (Reamec).

O congresso teve a organização da parceria entre os Departamentos de Educação, Informação e Comunicação, de Química e de Música da FFCLRP.

Necessidade do debate em meio à pandemia

De acordo com a professora Elaine Paiva Assolini, uma das organizadoras do evento, os congressos científicos sobre o cenário mundial da educação se tornam primordiais nesse momento.

“Essa atividade reflexiva se faz urgente, pois o cenário da pandemia traz questões inéditas e desafiadoras, em todos os âmbitos, que vêm instigando e mobilizando, sobretudo, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos da área de educação escolar.”

Segundo o educador Mozart Neves Ramos,  pensar novos caminhos para a educação, diante da mudança pela qual o mundo está passando.

“Eu costumo dizer que 2020 não será um ano perdido, mas sim um ano em que aprendemos outras competências e habilidades que serão muito importantes para o século 21. Daqui em diante, o planejamento das redes de ensino deverá incluir a conectividade, o acesso ao ensino digital. O mundo mudou e a escola precisa também mudar.”

O evento gratuito e aberto ao público acontece das 14 às 21 horas. Para se inscrever basta clicar aqui. Mais informações estão na página do evento no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.