UFU aprova atividades remotas para cursos de graduação

Segundo a Universidade, as atividades serão divididas em dois períodos letivos especiais

Os estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, continuarão com as atividades remotas durante a pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (10), a instituição oficializou o calendário especial com a oferta de atividades remotas por meios digitais. A aprovação ocorreu durante reunião do Conselho de Graduação (Congrad).

Em junho, a instituição já havia anunciado a retomada das atividades dos cursos de pós-graduação de forma remota. Ainda no mês passado, o Ministério Público de Federal (MPF) recomendou o retorno das atividades nos curso de graduação.

Decisão

Segundo a Universidade, as atividades serão divididas em dois períodos letivos especiais. Projeto de auxílio emergencial para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica também foi anunciado (veja abaixo).

A decisão segue autorização do Ministério da Educação (MEC) sobre as atividades remotas até o dia 31 de dezembro. Já o calendário acadêmico regular da universidade permanece suspenso.

 

Calendário

De acordo com a UFU, os colegiados dos cursos e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) terão autonomia para adotar ou não as atividades remotas. Caso escolham ofertar, os órgãos poderão escolher as disciplinas obrigatórias ou optativas que serão disponibilizadas aos estudantes.

Disciplinas teóricas e práticas poderão ser ofertadas, desde que possam ser realizadas de forma remota. Elas poderão ter interação simultânea, como lives, ou sem a necessidade de professores e alunos estarem conectados ao mesmo tempo. A participação tanto de docentes quanto de estudantes é facultativa.

As atividades serão divididas em dois períodos letivos especiais, que terão, cada um, nove semanas de duração. A primeira etapa será realizada entre 10 de agosto e 10 de outubro (veja cronograma abaixo). Já a segunda fase está programada para o período de 22 de outubro a 22 de dezembro.

Cronograma da 1ª etapa

 

  • 29/07: prazo final para oferta de disciplinas
  • 30/07 a 03/08: matrícula online dos discentes, via Portal do Estudante
  • 04 a 12/08: prazo para ajustes de matrículas pelas coordenações de Curso
  • 10/08: início das aulas do Calendário Especial – Etapa 1
  • 10/10: término das aulas

Auxílio emergencial

 

Ainda segundo a Universidade, os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica terão a disposição um auxílio emergencial para que possam participar das atividades remotas. O projeto será implementado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), que lançará o edital antes do início das aulas.

Entenda o caso

 

As aulas na UFU foram interrompidas no dia 18 de março em todos os campi, no Triângulo e Alto Paranaíba. Em abril, nova decisão manteve a suspensão por tempo indeterminado.

Em maio foi lançado um questionário online para obter informações dos alunos e elaborar um planejamento de atividades e ações. O resultado foi divulgado junho, junto com relatório de transição.

No dia 29 de junho, uma reunião definiu o retorno em formato remoto da pós-graduação. No mesmo dia, o MPF recomendou a retomada das atividades de graduação. *Com informações do G1.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.