6 DICAS para aprender a USAR o CARTÃO DE CRÉDITO

Não sabe como usar o crédito no dia a dia? Confira algumas formas simples de evitar o endividamento com esse recurso

Para muitas pessoas, é muito fácil se enrolar na hora de usar os cartões. Por isso, é sempre importante aprender como usar o cartão de crédito. Dessa maneira, você consegue fazer suas compras sem sufoco e sem se enrolar.

Então, se você quer saber mais sobre como usar o cartão de crédito, esse artigo pode te ajudar. Separamos 6 dicas incríveis para incentivar o uso consciente desse recurso, continue lendo até o final para saber quais são.

Por que o crédito é tão perigoso?

A maioria dos brasileiros hoje tem dívidas relacionadas ao mau uso dos cartões de crédito. E grande parte desses endividados ainda não sabem nem como utilizar essa ferramenta no orçamento familiar.

Assim, os juros altos, o acúmulo de parcelas, o impulso de comprar sem dinheiro podem acabar destruindo a saúde financeira de uma pessoa, ou até de uma família. Por isso o cartão é tão perigoso para quem não sabe usar.

Usar o cartão de maneira errada pode fazer com que você acumule dívidas e tenha o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito. Você pode verificar suas dívidas no aplicativo da Serasa.

Dicas para aprender como usar o cartão de crédito

A primeira dica e mais importante é essa: se você não tem condições de se controlar, não tenha cartão de crédito. É quase certo de que você vai se enrolar e acabar gerando uma dívida que só aumenta.

Por isso, seja realista com você mesmo. Ou você controla o impulso de sair comprando tudo o que vê pela frente, ou sua saúde financeira vai por água abaixo. Cartão de crédito é para urgência, e para compras essenciais.

Sempre mantenha o cuidado com o exagero e as compras compulsivas. Portanto, deixamos alguns tópicos com os conceitos principais a respeito do uso consciente do cartão de crédito e como evitar problemas, aproveite para conferir quais são.

1.Crédito não é dinheiro e nem renda

A maioria das pessoas conta o cartão de crédito como uma parte da renda familiar. Isso é errado! O crédito é um dinheiro que você não tem no momento e que irá sair do orçamento familiar uma hora ou outra.

Por isso, nunca conte o limite do cartão como parte da renda, e sim as parcelas como parte das despesas. Dessa maneira, você evita de controlar os gastos em cima de rendimentos que não possui.

Leia mais: COMPRAS no cartão de crédito que NÃO FOI você quem fez? CUIDADO neste fim de ano

2.Ajuste seu limite dentro da realidade – como usar o cartão de crédito

Não adianta ter um limite absurdo de alto, sem ter condições de pagar. E quanto maior o limite, mas a gente se escora no cartão de crédito para comprar coisas que não pode, ou não precisa.

Por isso, ajuste seu limite para dentro das suas possibilidades. O quanto máximo você pode gastar sem se enrolar. O banco tem o poder de reduzir seu limite assim que você quiser, então faça uso dos seus direitos.

3.Verifique a real necessidade do parcelamento

Muitas vezes, compramos coisas no cartão de crédito para diluir o valor total e acabar sobrando um dinheirinho no final do mês para a balada. Mas aí vai a dica: se você tem condições de comprar à vista, não parcele.

Em alguns casos, vale mais a pena ficar sem o dinheiro da balada esse mês, do que se comprometer com parcelas que vão durar dois ou três meses. Lembre sempre que imprevistos acontecem e três meses é um tempo longo para aparecerem diversas surpresas.

4.Controle sua fatura para aprender como usar o cartão de crédito

Outro erro muito comum na hora de usar o cartão é não controlar o que se gasta. Você vai comprando, comprando e quando vê já está enrolado. Por isso, sempre controle os seus gastos e acompanhe sua fatura de perto.

Se você não tem esse costume, pode passar a ter. Toda vez que for fazer uma nova compra, dê uma olhada na sua fatura para saber se pode realmente ou não comprometer mais uma parte do seu salário.

Alguns serviços, como o da Nubank apresentam a possibilidade de você conferir pelo aplicativo quanto já gastou. Outros, não informam aos clientes, e o valor só fica disponível junto com o recebimento da fatura.

Leia também: Os brasileiros estão controlando gastos com cartão de crédito? Dados SURPREENDEM

5.Cuidado com o pagamento mínimo

O maior de todos os erros de quem usa cartão é: o pagamento mínimo. Sem sombra de dúvidas ele é o responsável pela maior parte das dívidas dessa natureza. Ele é uma função que os serviços de crédito disponibilizam para pagamento parcial.

Afinal, quando você paga o mínimo do cartão, não terminou de pagar o valor integral da fatura e existem juros em cima do saldo que ficou. É assim que o banco ganha dinheiro em cima de você.

No final das contas, os juros que você paga na próxima fatura tornam o pagamento mínimo que você fez quase inexistente. Não tem dinheiro para pagar a fatura? Pare de usar o cartão e faça um acordo.

Dessa maneira, as renegociações em andamento não tem juros, aproveite esse recurso como forma de controle. Se sentir que está perdendo a mão, vale a pena renegociar para evitar o acúmulo das taxas.

Outras dicas para aprender como usar o cartão de crédito

Ainda, podemos te dar mais algumas dicas rápidas para te ajudar a controlar seu cartão de crédito. Elas são complementares, mas tão importantes quanto os outros conteúdos:

  • Corra dos cartões de lojas, se puder escolher opte sempre pelos de bancos;
  • Cuidado com os sites e lugares onde compra, preserve seus dados e evite golpes;
  • Evite contratar uma quantidade grande de cartões;
  • Cuidado para não atrasar o vencimento, cuidado com os juros.

Então, colocando sempre essas dicas em prática, você pode conseguir manter sua vida financeira em dia e usar os cartões de crédito de maneira saudável. Ainda, sempre consulte as condições e contrato do serviço que escolher.

Por fim, se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir mais dicas de economia e finanças aqui no blog. Separamos vários tópicos úteis para te auxiliar no controle e gerenciamento da sua vida financeira de forma descomplicada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.