Tecnologia na educação: MEC lança nova versão do aplicativo GraphoGame Brasil

O MEC lançou nova versão do GraphoGame, o que demonstra a importância da tecnologia na educação. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais, o Ministério da Educação lançou nova versão do GraphoGame, sendo um aplicativo uma importante ferramenta de apoio à alfabetização de crianças, o que demonstra a importância da tecnologia na educação.

Tecnologia na educação: MEC lança nova versão do aplicativo GraphoGame Brasil

De acordo divulgação realizada na data desta publicação, 17 de maio de 2022, o Ministério da Educação (MEC) lançou a nova versão do GraphoGame Brasil, um aplicativo gratuito que ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprenderem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro, sendo uma união positiva entre a tecnologia e o processo de aprendizado.

Aplicativo gratuito auxilia no aprendizado infantil

O aplicativo, que está disponível gratuitamente nas principais lojas virtuais para sistemas Android, IOS e Microsoft, é um recurso de apoio pedagógico finlandês voltado para crianças com idades entre 4 e 9 anos, destaca o Ministério da Educação. 

Suporte e relatórios para acompanhamentos dos responsáveis 

Conforme informações oficiais, entre as novidades da versão atualizada, destacam-se as novas sequências com acréscimo de palavras e frases mais complexas, elementos culturais, mapa interativo 3D, relatórios de aprendizagem detalhados para professores e pais, e o suporte personalizado aos usuários. 

GraphoGame Brasil 

O MEC recomenda a professores e gestores de todo o Brasil que baixem o aplicativo gratuitamente nos dispositivos de sua escola e o utilizem com seus estudantes. O Ministério da Educação destaca que estudos científicos comprovam a efetividade desse recurso de apoio pedagógico para a leitura. A supervisão de um adulto é fundamental no processo. 

Sobre o programa “Tempo de Aprender”

O Graphogame já foi baixado por mais de 1,1 milhão de usuários, colocando o Brasil no primeiro lugar do mundo no ranking de downloads. A ação faz parte do Programa “Tempo de Aprender” do MEC. 

Melhoria contínua da qualidade da alfabetização

O Ministério da Educação explica que o programa “Tempo de Aprender” é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o Programa realiza ações que atuam no sentido de: 

  • aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores;
  • disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para estudantes, professores e gestores educacionais;
  • aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes por meio de atenção individualizada;
  • valorizar os professores e gestores da alfabetização.

Certamente a tecnologia é um fator primordial para otimizar a educação e disseminar o aprendizado na era digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.