ONU defende que a reabertura das escolas deve ser prioridade

Os efeitos do cenário de pandemia da Covid-19 já podem ser sentidos em diversos segmentos ao redor do mundo. Na área da educação, os efeitos atingem milhões de estudantes com a suspensão das aulas presenciais e consequente fechamento das escolas.

Muitas das atividades vem sendo retomadas gradativamente, mas ainda há muitas dúvidas, desafios e polêmicas quanto à reabertura das escolas.

Contudo, segundo representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) a reabertura das escolas deve ser encarada como principal prioridade pelos chefes de estado.

O número de estudantes afetados pelo fechamento das instituições de ensino é alarmante. No Brasil, as aulas estão suspensas desde meado de março, quando foram confirmados oficialmente os primeiros casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

Nesse sentido, Antonio Guterres, secretário geral da ONU, afirmou que mais de 1 bilhão de estudantes foram afetados pelo afastamento social imposto pelo cenário de covid-19.

Dentre esses estudantes, 40 milhões estão na fase da pré-escola. Desse modo, é alto o número de crianças que estão afastadas da escola em um período considerado crítico para o aprendizado conforme especialistas.

O secretário afirmou ainda que a crise na educação é anterior ao cenário de pandemia, mas foi agravada com a paralisação das atividades de ensino. Com isso, aumenta também a preocupação com a acentuação da desigualdade social:

“[…] estamos diante de uma catástrofe de toda uma geração que pode desperdiçar potencial humano e levar a décadas de atraso, exacerbando a desigualdade”, diz Antonio Guterres.

Em sua fala, segundo CNN, o representante da entidade alertou que a reabertura das escolas deve ser pensada e analisada com urgência para evitar resultados ainda mais catastróficos não só para a educação, mas para a sociedade como um todo.

As informações fora retiradas da CNN e do UOL.

Acompanhe mais notícias da área da Educação aqui.
Veja também Educação: Desafios das escolas pós-pandemia.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/educacao-pesquisas-revelam-os-impactos-da-pandemia-na-educacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.