Malala Yousafzai: Sua trajetória e importância para a educação de meninas

Malala Yousafzai, uma muçulmana paquistanesa nascida em 1997, é a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz e uma ativista que apoia a educação das meninas, assim como os direitos das mulheres de modo geral.

Nascida no Paquistão em 1997, é filha de Ziauddin, um poeta, educador e ativista social. Ele, juntamente com a mãe de Malala, incentivou sua educação em uma cultura que muitas vezes desvaloriza a aprendizagem formal de meninas e mulheres.

Quando ele reconheceu sua mente perspicaz, a encorajou ainda mais, conversando sobre política com ela desde muito jovem e encorajando-a a falar o que pensava.

Educação para Meninas

Malala aprendeu inglês aos onze anos e já era uma forte defensora da educação para todos. Antes dos 12 anos, ela começou um blog, usando um pseudônimo, Gul Makai, escrevendo sobre sua vida diária para a BBC Urdu.

Quando o Talibã, grupo extremista e militante islâmico, chegou ao poder em Swat, focou seu blog mais nas mudanças em sua vida, incluindo a proibição que a facção impunha para a educação para meninas, que incluiu o fechamento e, muitas vezes, a destruição física ou o incêndio de mais de 100 escolas para meninas.

A saber, o New York Times produziu um documentário naquele ano sobre a destruição da educação de meninas pelo Taleban, e ela começou a apoiar mais avidamente o direito à educação para todos. Seu pseudônimo caiu por terra quando apareceu em uma notícia da TV, se tornando de fato conhecida.

Nesse tempo, seu pai recebeu ameaças de morte, mas ainda assim se recusou a fechar as escolas com as quais estava ligado. A partir daí, eles precisaram viver por um tempo em um campo de refugiados.

Tiroteio

Sua frequência contínua à escola e, especialmente, seu ativismo reconhecido enfureceu o Talibã. Em 9 de outubro de 2012, homens armados pararam seu ônibus escolar e embarcaram nele. Eles perguntaram por ela pelo nome, e alguns dos alunos, com medo, a mostraram a eles. Os pistoleiros começaram a atirar, resultando em três meninas atingidas por balas. Malala se feriu mais gravemente, baleada na cabeça e no pescoço.

Logo após, o Taleban local reivindicou o crédito pelo tiroteio, culpando as ações de Malala por ameaçar sua organização. Eles prometeram continuar a ter como alvo ela, assim como a sua família caso sobrevivesse – o que aconteceu, de fato.

A partir daí, a cobertura da imprensa sobre o tiroteio se mostrou negativa, e o primeiro-ministro do Paquistão condenou o tiroteio. A imprensa paquistanesa, assim como internacional, se inspirou a escrever mais extensivamente sobre a situação da educação para meninas e como ela ficou para trás em relação aos meninos em grande parte do mundo.

Nesse sentido, a atuação de Malala ficou conhecida no mundo todo.

Mude-se para a Grã-Bretanha

Para tratar melhor seus ferimentos e escapar das ameaças de morte a sua família, o Reino Unido convidou Malala e sua família para se mudarem para lá. Seu pai conseguiu trabalho no consulado do Paquistão na Grã-Bretanha, e Malala foi tratada em um hospital lá.

Ela se recuperou muito bem. Outra cirurgia colocou uma placa em sua cabeça e deu-lhe um implante coclear para compensar a perda auditiva do tiro.

Em março de 2013, Malala voltou à escola, em Birmingham, Inglaterra. Para ela, tratava-se de uma oportunidade para pedir educação livre para as meninas em todo o mundo.

Prêmio Nobel da Paz

Em outubro de 2014, Malala Yousafzai recebeu o Prêmio Nobel da Paz juntamente com Kailash Satyarthi, um ativista hindu pela educação da Índia. A saber, a união de um muçulmano e hindu, um paquistanês e um indiano, recebeu uma citação no Comitê do Nobel como algo bastante simbólico.

Prisões e condenações

Em setembro de 2014, apenas um mês antes do anúncio do Prêmio Nobel da Paz, o Paquistão anunciou que havia prendido, logo após uma longa investigação, dez homens que haviam realizado a tentativa de assassinato. Em abril de 2015, os homens foram condenados e sentenciados.

Ativismo e educação continuada

Malala continuou a marcar presença na cena global, lembrando a importância da educação para as meninas. O Fundo Malala continua a trabalhar com os líderes locais para promover a igualdade de educação, apoiar mulheres e meninas na obtenção de educação e na defesa de legislação que estabeleça oportunidades educacionais iguais.

Atualmente há vários livros infantis publicados sobre Malala, como por exemplo “Pelo direito de aprender: a história de Malala Yousafzai”.

Em abril de 2017, recebeu a alcunha de Mensageira da Paz das Nações Unidas, a mais jovem assim chamada.

E então, você conhecia a trajetória de Malala? Conte para a gente o que achou!

Não deixe de ler também – Malala defende Fundeb, assim como a igualdade na educação brasileira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.