Enem 2020: Presidente do Inep afirma que as provas não devem ser adiadas novamente

Mesmo com a alta no número de casos da covid-19 no Brasil, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 deve ocorrer em janeiro de 2021. De acordo com o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, as provas não devem ser adiadas novamente. O Inep é o órgão responsável pela realização do Enem. 

Tradicionalmente, a aplicação das provas do Enem ocorre entre os meses de outubro e novembro de cada ano. No entanto, em decorrência da pandemia da covid-19, que causou um ano letivo atípico e uma série de restrições, houve o adiamento das provas. Desse modo, as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Em entrevista ao Uol, o presidente do Inep disse que a equipe está pronta para a aplicação do exame. Ele ainda descartou a possibilidade de mais uma alteração nas datas do Enem 2020. “Nós estamos tranquilos com a realização da prova em janeiro”, afirmou. 

Lopes afirmou ainda que a prova do Revalida, aplicada pelo Inep no último domingo (6), ocorreu sem problemas. Para ele, a prova foi “super tranquila” e este é um indicativo de que é possível realizar provas mesmo em meio à crise da covid-19. Além disso, Lopes afirmou que está tudo dentro do cronograma para a aplicação das provas do Enem. “Todas as etapas preparatórias estão ok”, disse ele. Desse modo, cerca de 5,8 milhões de inscritos devem fazer o exame logo no início do próximo ano. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também MEC afirma que ainda não fechou contrato para o Enem Digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.