Educação

Educação política: como organizar debates nas escolas

Muito se fala sobre a importância de formar estudantes politizados, cientes do que acontece no país e ativos enquanto cidadãos. Mas o que as escolas e os professores podem fazer para aumentar o engajamento deles nesta pauta?

Temos uma sugestão: debates. Eles podem ser organizados pelas instituições de ensino e os educadores para fomentar o interesse.

Podem ser criados improvisadamente em sala de aula e após isso, algo maior. Confira ideias voltadas para professores preocupados com esse assunto.

Debate Educacional: preparação de aula

Algumas semanas antes de planejar realizar debates em classe, distribua uma lista de possíveis tópicos redigidos como declarações em favor de ideias específicas.

Por exemplo, pode explicar que manifestações políticas pacíficas, como marchas, influenciam os legisladores. Em seguida, você designaria uma equipe para representar o argumento afirmativo desta declaração e uma equipe para apresentar o ponto de vista oposto.

Peça a cada aluno para escrever os tópicos de que gosta em ordem de preferência. A partir dessas listas, faça parceria com os alunos em grupos de debate com dois para cada lado do tópico: prós e contras.

Antes de distribuir as tarefas de debate, alerte os alunos que alguns podem acabar  debatendo a  favor de posições com as quais eles não concordam, mas explique que fazer isso efetivamente reforça os objetivos de aprendizagem do projeto.
Peça-lhes que pesquisem seus tópicos e, com seus parceiros, estabeleçam argumentos baseados em fatos a favor ou contra a declaração do debate, dependendo de sua atribuição.

Debates educacionais: apresentação em aula

No dia do debate, dê aos alunos na plateia uma folha em branco. Peça-lhes que julguem os participantes de forma objetiva. Nomeie um aluno para ser o moderador se você não quiser preencher essa função sozinho. Certifique-se de que todos os alunos, mas especialmente o moderador, entendam o protocolo do debate.

Comece o debate com o lado pró falando primeiro. Dê-lhes de cinco a sete minutos ininterruptos para explicar sua posição. Ambos os membros da equipe devem participar igualmente. Repita o processo para o lado negativo.

Dê aos dois lados cerca de três minutos para conferenciar e se preparar para a réplica. Comece as refutações com o lado negativo e dê-lhes três minutos para falar. Ambos os membros devem participar igualmente. Repita isso para o lado profissional.

Você pode expandir esta estrutura básica para incluir tempo para exame cruzado entre a apresentação de posições ou adicionar uma segunda rodada de discursos para cada segmento do debate.

Peça ao seu público estudantil para preencher a avaliação de avaliação e, em seguida, use o feedback para premiar uma equipe vencedora.

Sugestões

  • Premiar ou dar uma nota extra aos estudantes que participarem do debate por perguntas bem elaboradas.
  • Prepare uma lista de regras simples para o debate e distribua-a a todos os alunos antes do debate. Inclua um lembrete de que os alunos que participam do debate e da audiência não devem interromper os palestrantes.

Gostou do tema? Compartilhe com professores e responsáveis!

Não deixe de ler também – 4 livros que ajudam professores em tempos desafiadores