Categorias: Educação

Educação: estudo revela baixo engajamento de deputados na área

Um levantamento realizado pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) revelou que os parlamentares na Câmara dos Deputados apresentaram poucas proposições destinadas à educação e à ciência, durante a legislatura de 2015-2018. O levantamento mostra comportamento predominantemente desfavorável às agendas do tema, com média de -3,14.

Negros e mulheres apresentaram um engajamento, em média, superior a não-negros e homens, respectivamente. O estudo apontou outro dado interessante: parlamentares de escolaridade mais baixa foram os que apresentaram desempenho mais favorável à educação superior, ciência e tecnologia.

Com exceção dos partidos MDB e PL, os outros tiveram também uma atuação mais favorável ao tema partindo de parlamentares mulheres que homens. O levantamento mostrou ainda que houve a divisão entre dois grupos quanto à atuação em relação ao tema. Um grupo majoritário de comportamento desfavorável, e outro, minoritário de comportamento favorável.

Entre os projetos mais importantes analisados, estão a criação de novas universidades federais, o que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o da reforma do Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Como ações positivas, o levantamento avaliou atividades que incluíram maior investimento público no setor, institucionalização de mecanismos regulatórios e desburocratização da agenda científica. A definição dos critérios e as análises realizadas foram acompanhadas pela Associação Brasileira de Ciência Política.

O comportamento partidário na Educação

Foi constatado que os parlamentares de partidos considerados de esquerda apresentaram um comportamento mais favorável à educação. É o caso das cinco únicas legendas que apresentaram média positiva de notas, como o PCdoB, dono da melhor médica na Câmara, com 3,21; seguido por PT, Rede, PSOL e PDT.

Os demais partidos apresentaram médias negativas. Já os partidos que compõem o chamado Centrão, o comportamento parlamentar médio foi desfavorável ao tema. Em relação aos discursos contrários à educação, DEM e PSDB são líderes nesse quesito. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Confira abaixo as notas médias de alguns partidos

PCdoB
12 parlamentares
Média 3.21

PT
53 parlamentares
Média 2.65

REDE
2 parlamentares
Média 2.64

PSOL
6 parlamentares
Média 2.14

PDT
17 parlamentares
Média 1.73

PV
3 parlamentares
Média -0.80

PSB
22 parlamentares
Média -0,99

*Com informações do Correio Braziliense