Covid-19: Eduardo Leite cobra nova postura de Bolsonaro e critica “mentiras oficiais”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), voltou a fazer críticas ao governo federal e cobrou uma nova postura de Jair Bolsonaro (sem partido) para enfrentar a pandemia de Covid-19 no Brasil.

Segundo Leite, o presidente deveria apoiar medidas de proteção contra a Covid-19 como uso de máscaras e distanciamento social, mas acaba dando mais trabalho aos governadores que são obrigados a desmentir as mentiras oficiais de Bolsonaro.

“Não significa esquecer o quanto ele atrasou, o quanto deixou de fazer ao longo dessa pandemia, vai ter um momento apropriado para ser discutido logo mais à frente, a gente sabe disso, num processo eleitoral”, afirmou Eduardo Leite, que ao lado de Joao Doria (PSDB) é um dos principais nomes do partido para disputar a presidência em 2022.

“Mas agora a gente precisa da mudança de postura do presidente, de admitir que precisa uma coordenação nacional. Infelizmente, não parece que haverá mudança de posição do presidente em relação à questão do distanciamento, que é estratégica”, completou o governador gaúcho em entrevista à GloboNews.

O Rio Grande do Sul está há 27 dias com UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) acima do limite e mais de 170 pessoas estão na fila por um leito na capital Porto Alegre, segundo dados da secretaria de Saúde do estado.

Leite fala em ‘mentiras oficiais’ de Bolsonaro

Ao contrário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defende o distanciamento social como forma de frear o avanço da pandemia de Covid-19.

“Até que haja vacinação em massa não há outra alternativa a não ser fazer parar a circulação do vírus, que é o distanciamento social, restringir a circulação das pessoas, e isso infelizmente se mantém como um ponto de atrito muito intenso com o presidente, além das mentiras que são feitas oficialmente pelo governo”, disse Leite.

As mentiras mencionadas por Eduardo Leite são em relação à publicação que o presidente Jair Bolsonaro fez há cerca de um mês nas redes sociais, quando divulgou repasses que teriam sido enviados aos estados para combater a pandemia de Covid-19.

No entanto, segundo os governadores, os valores divulgados estavam inflados e incluíam repasses obrigatórios sem qualquer relação com a pandemia. Na entrevista à Globo News, Leite voltou a falar que tais repasses “são de direito constitucional”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.