A Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul vai abrir um novo edital com objetivo de preencher 40 vagas por tempo determinado, em caráter de urgência. A confirmação veio através de publicação da Lei nº 15.226, de 18 de setembro de 2018, publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o documento, serão contratados Especialistas em Saúde, na área de Especialização em Medicina, com objetivo de atender à necessidade inadiável de execução de atividades-fins da Secretaria de Saúde na área de regulação por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. A lei ainda estabelece:
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul informou ainda, que durante o prazo de vigência da contratação de pessoal emergencial concedida será realizado um novo concurso público para atender as necessidades de recursos humanos da pasta.
O último edital de concurso foi divulgado no ano de 2013. Desde então, a pasta vem abrindo editais apenas para contratação de temporários. No último certame, foram 1.500 vagas distribuídas em cargos de ensino médio, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variaram entre R$769,42 e R$3.117,07, por jornada de trabalho de 30 horas.
As vagas foram para os cargos de engenheiro em diversas especialidades; estatístico; administrador; analista de sistemas; arquiteto; arquivista; contador; enfermeiro; farmacêutico; jornalista; médico em diversas especialidades; nutricionista; assessor jurídico; assistente social; bibliotecário; biólogo; odontólogo; pedagogo; psicólogo; entre outros.
O certame foi composto por questões teóricas e objetivas, sendo a única etapa, com 70 questões, envolvendo questões das disciplinas de: