O edital Receita Federal, após inúmeras críticas, tem primeira retificação. A mudança aconteceu no conteúdo programático e inclusão de novas disciplinas.
O total foram três disciplinas incluídas, sendo uma para auditor e duas para o cargo de analista. As pessoas que estão concorrendo ao cargo de auditor deverão incluir a disciplina de Comércio Internacional nos estudos. Ao todo serão 08 questões. Já para analista, o conteúdo inclui Contabilidade geral, com dez questões, e Direito Previdenciário, que será cobrado junto com Direito Tributário.
Com essa mudança, o edital terá Raciocínio Lógico e Estatística cobradas juntas. Isso aconteceu devido a inserção de Contabilidade no conteúdo programático. Vale lembrar que o pedido já havia sido feito pela Sindireceita.
Antes de tudo, é importante pontuar que a prova será composta por 140 questões. Com a mudança, a distribuição das disciplinas será feita da seguinte forma:
Prova – Conhecimentos Básicos (Manhã)
Prova – Conhecimentos Específicos (tarde)
Prova – Conhecimentos Básicos (Manhã)
Prova – Conhecimentos Específicos (Tarde)
Quanto ao resultado de isenção, a data foi alterado para 08 de fevereiro de 2023, junto ao site da banca organizadora, FGV.
Acesse a retificação na íntegra!
As inscrições abrem segunda, 12 de dezembro pelo site FGV. A taxa de inscrição, que será de R$115 para o cargo de analista e R$210 para a carreira de auditor.
Vale lembrar que o certame oferta o total de 699 vagas, 469 vagas de analista tributário e 230 para auditor-fiscal, segundo o edital Receita Federal.
É preciso ter acesso ao edital e identificar não apenas as disciplinas, mas também as regras das provas. Sobre este ponto, vale lembrar que neste concurso não é possível zerar nenhuma disciplina.
Sendo assim, é fundamental que você tenha um conhecimento prévio e geral das matérias. Logo em seguida, identificar as suas dificuldades é outro ponto importante.
Não protelar no momento do estudo é importante para vencer o edital. Entretanto, é bom evitar em focar apenas nas disciplinas de maior peso, já que a FGV é conhecida como uma banca que não faz acepção de matéria, isto é, geralmente proporciona uma prova bem abrangente.
Para ser aprovado no concurso Receita Federal, é preciso que os candidatos cumpram as seguintes regras:
a) Obter 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Básicos;
b) Obter 50% (cinquenta por cento) de acertos em Conhecimentos Específicos; e
c) Não obter nota igual a 0 (zero) em nenhuma das disciplinas.
Conhecer a FGV é fundamental para sua aprovação. Lembre-se de que esta empresa é conhecida por questões extensas e complexas. A dica é estudar provas anteriores e responder o máximo de questões que conseguir.
Tente identificar as formas de cobrança das disciplinas e as alternativas. Feito isso, bons estudos e uma excelente prova!