O Concurso Guarda de Palmas TO finalmente tem data para sair o edital. Segundo o anúncio feito por Cinthia Ribeiro, prefeita da cidade, a previsão é para dezembro de 2022. Durante o evento que comemorou o Dia do Servidor Público, em uma celebração feita na sexta-feira (28) Cinthia falou sobre a assinatura do contrato acerca da realização do certame e sobre seu lançamento.
Foi anunciado também pela prefeita, o envio do PL (Projeto de Lei) para a Câmara Municipal, com a intenção de efetivar a alteração da quantidade de vagas para os quadros de acesso da GMP. Até agora, como você verá na matéria desta terça-feira (01) do Notícias Concursos, o Concurso Guarda de Palmas TO tem previstas 50 vagas, além de outras 50 para formar o cadastro de reserva.
De acordo com informações da Prefeitura de Palmas, a inscrição será aberta a mulheres e homens com ensino médio concluído. A idade deve estar entre 18 até 45 anos.
A banca organizadora é a Fundação Vunesp. Ademais, a avaliação dos candidatos se dará pelas seguintes fases:
A atual remuneração não foi informada, mas, conforme o estatuto da corporação, o guarda tem direito a 30% do adicional de periculosidade, adicional noturno e auxílio-alimentação. Pode-se contar também com estabilidade e a possibilidade da progressão de carreira.
Desde o ano de 2007, nota-se uma carência no efetivo da Guarda Metropolitana de Palmas. Isso porque foi nesta data que o último concurso se realizou. De acordo com informações da Prefeitura da cidade, em 2020, havia cerca de 412 cargos vagos.
Assim, espera-se que nesse concurso, o cadastro de reserva seja usado durante o prazo de prescrição. Conforme Welere Barbosa, ex-secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, a seleção renovará cerca de 25% dos servidores.
Muitos guardas estão a tempo de se aposentar e, além de renovar esse quadro, o concurso representará o fortalecimento da instituição. Isso porque possibilita uma implementação do projeto para uma segurança pública de qualidade que esteja à serviço de toda a população.
No último edital do Concurso Guarda de Palmas TO foram ofertadas 100 vagas para os guardas, sendo que 90 eram reservadas para homens e apenas 10 para as mulheres. Os candidatos foram avaliados através das provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica e psicológica, curso de formação e investigação social. Na primeira etapa, a prova foi composta por questões da Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e História do Tocantins, bem como Conhecimentos Específicos.