Edital do Concurso INSS 2015 está pronto! Divulgação a qualquer momento

O Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS 2015) está muito próximo de ser divulgado. Isso porque, a presidente do INSS, Elisete Berchiol, informou à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e à Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), na última sexta-feira, 16, que o edital e cronograma do concurso já está pronto, restando apenas os detalhes finais.

Os integrantes do sindicato da categoria questionaram também os preparativos da seleção, que é de extrema importância, segundo a diretora da CNTSS, Terezinha de Jesus Aguiar: “O INSS confirmou que o concurso irá acontecer e que o edital está em fase de formatação final. Eles não passaram, porém, nenhuma data para publicação do edital e aplicação das provas, nem a distribuição das vagas pelo país. O que sabemos é que há uma defasagem no Brasil inteiro. Teremos uma nova reunião nesta terça, 20, e voltaremos a cobrar informações sobre o concurso”, destacou.

Procurado, o INSS não se manifestou. O prazo máximo para publicação do Edital são de 180 dias. Ou seja, o edital deve ser divulgado até 29 de dezembro de 2015, prazo estipulado pelo Ministério do Planejamento.A Assessoria de Imprensa do INSS ainda informou que o Cespe/UnB foi confirmado organizador da seleção, porém a publicação ainda não saiu no Diário Oficial da União (DOU).

Prepare-se: Apostila Concurso INSS 2015 – Técnico do Seguro Social

Apesar do total de vagas autorizadas – foram 950 no total -, a expectativa é que o INSS realize diversas nomeações extras, já que há uma grande carência por pessoal na autarquia. Para isso, o INSS terá que solicitar ao Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas, visto que em 2011, foram 5.020 convocações, de 6.881 aprovados, ou seja, 133% além da oferta prevista em edital.

O Ministério do Planejamento esclareceu que os concursos já autorizados não serão suspensos. Sendo assim, o concurso INSS e de diversas agências reguladoras, estão preservados, com seus editais de abertura previsto para publicação até o final deste ano. No caso do concurso INSS, a autorização já foi publicada no Diário Oficial da União de 29/06/2015, quando foram autorizadas 950 Vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social(com formação em serviço social, da Carreira do Seguro Social). E edital está previsto para ser divulgado até 29/12/2015.

A função de técnico necessita de certificado de nível médio e, neste ano, a remuneração para o cargo está em R$5.259,00. Já o cargo de analista do seguro social necessita de formação superior em serviço social. Os vencimentos iniciais para a profissão equivalem a R$ 7.520,12. Para o cargo de Médico Perito, por enquanto, não houve autorização.

Confira: 9 dicas de como passar no concurso INSS

Concurso INSS 2015: Veja o que fazer após a escolha do Cespe

Comentários estão fechados.