Confira 04 dicas de como se preparar poucos dias antes da provas de seu concurso!

Ao se aproximar a data da prova tão esperada, é comum que qualquer um se sinta muito nervoso. Afinal, quanto mais próximo o concurso público, mais difícil é de focar seus estudos nas matérias corretas. Depois de tanto tempo estudando com o objetivo de passar, qual seria a melhor forma de direcionar seus estudos para o concurso público? Pensando justamente nessas preocupações, separamos algumas dicas que irão lhe ajudar a manter a calma semanas antes da prova e a aproveitar o ponto tempo de estudo restante. Confira só!

  1. Priorize a resolução de questões:

Ao longo de todo seu tempo de estudo, é esperado que você já tenha conseguido estudar toda a parte teórica das matérias disponibilizadas pelo edital. Faltam uma semana ou alguns dias para a prova do concurso público inscrito, o que fará a diferença no seu desempenho será a realização de questões. Refaça todas as provas anteriores possíveis e continue fazendo muitos exercícios, tanto para praticar a teoria aprendida quanto para treinar o tempo. Marque em um cronômetro quanto tempo se leva para realizar as atividades propostas e meça seu desempenho de acordo com isso. Agora, se surgirem dúvidas ao longo das realizações das questões, não se desespere! Ainda haverá tempo para voltar à teoria, tirar a dúvida e corrigir o erro.

  1. Releia todo o edital:

É muito importante, antes de encerrar os estudos para concurso público, ter certeza de que se tem consciência de todas as matérias abordadas pelo edital. Sendo assim, semanas antes da prova, releia o edital e confira se, de fato, você tem conhecimento sobre todas as disciplinas que poderão ser abordadas ao longo do exame. Se, por acaso, você perceber que deixou algum conteúdo passar, ainda haverá tempo – mesmo que pouco – para estudar esse conteúdo e fazer alguns exercícios que sejam pautados nesse tema. Dessa forma, mesmo que você não domine totalmente todas as matérias, você não será pego de surpresa, o que poderá aumentar seu desempenho e melhorar seu tempo de prova.

  1. Pesquise sobre a banca organizadora:

Já enfatizamos em outros artigos a importância que é ter conhecimento sobre a banca organizadora dos concursos. É imprescindível saber melhor o estilo de prova abordado pela banca a fim de direcionar melhor seus estudos. Quando o concurso público estiver se aproximando, é sempre bom realizar uma nova pesquisa sobre a banca para relembrar o estilo de questões dado como preferência por essa organização e também para direcionar melhor a revisão que você com certeza fará na reta final da data do exame. Faça uma busca, anote os pontos mais importantes e exercite-os!

  1. Faça esquemas do conteúdo:

Algo que pode ajudara alguns dias antes da prova é fazer esquemas com base em todo o conteúdo estudado. Depois de tanto estudo, com certeza você desenvolverá um material passível de revisão. Tendo isso em mente, pegue todo o material de exercícios e anotações e transforme-os em esquemas. Assim, além de estar relembrando o conteúdo a partir da leitura e escrita do esquema, você estará formando um excelente material de revisão. Depois de montar esses esquemas, da maneira que for melhor a você, estude-os, pratique técnicas de memorização e utilize-os em caso de dúvidas em exercícios, também de revisão. Mas não se esqueça: quanto mais sucintos e objetivos forem os esquemas, melhor! Eles são apenas para guiá-lo, e não explicá-lo toda a matéria novamente.

Viu como estudar para o concurso público alguns dias ou semanas antes do dia da prova pode ser mais produtivo do que geralmente pensam? Basta otimizar seus estudos com as melhores práticas de estudo, revisão e memorização, e seu desempenho e eficiência no dia da prova com certeza serão maiores. Não deixe de lado nossas dicas para concursos públicos e acompanhe nossos próximos posts!

Comentários estão fechados.