WhatsApp adia início da nova política de privacidade

Com a repercussão negativa, o WhatsApp decidiu adiar a obrigatoriedade da nova política de privacidade. Agora o prazo máximo para se adequar a nova medida será 15 de maio, antes era 8 de fevereiro. O novo prazo foi anunciado nesta sexta-feira (15).

As novas regras de privacidade obrigam que dados do WhatsApp sejam compartilhados com o facebook, o que preocupou alguns usuários.

O aplicativo de mensagens vinha enviando uma notificação para os usuários.

“Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021“, dizia a notificação. “Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações”, completava.

De acordo com o aplicativo, a extensão do prazo deve servir para que os usuários “tenham mais tempo de entender a política”.

Repercurssão negativa de uns, sortes de outros. Neste mesmo cenário, o aplicativo Signal viu seus downloads crescerem  rapidamente. Nesta semana o chefe da empresa chegou até dizer que contrataria mais funcionários.

Política de privacidade do WhatsApp

Em 2016 o WhatsApp fez uma mudança na sua política de privacidade, porém o usuário poderia negar o compartilhamento de conteúdo com o Facebook. O que não é possível nesta atualização recente.

O Facebook comprou em 2014 o aplicativo WhatsApp por nada mais do que R$ 16 bilhões. De acordo com comunicado na época, e integralização de dados entre os dois aplicativos possibilitaria que propagandas mais adequadas fossem apresentadas ao usuário.

Segundo o Facebook, a troca de informações do Whatsapp poderá servir também para aprimorar os serviços e experiências do usuário e entender como os serviços são usados, além de garantir mais segurança aos produtos.

Fim da privacidade das conversas do WhatsApp ?

Calma, sus conversas não serão expostas. O WhatsApp conta com a tecnologia de criptografia, o que, em outras palavras, significa que apenas o usuário e o remetente podem visualizar o conteúdo. Por outro lado, os chamados “metadados” podem ser compartilhados.

Mas o que seriam os metadados? 

Os metadados são dados basicamente informações como o número de mensagens que você troca e com quais contatos. Isso servirá para entender seu comportamento. O facebook não terá acesso a conversa, mas saberá, por exemplo, que as 3h da madrugada você falou com seu psicólogo e quantas mensagens foram enviadas.

Isso também ajuda a identificar spam, já que é possível controlar que usuário X, mandou y mensagens com determinado tamanho para diversas pessoas.

Veja abaixo a lista de dados que serão compartilhados:

  • informações que você informou ao se cadastrar no aplicativo, como o número de telefone
  • endereço de IP
  • informações sobre o dispositivo utilizado ( como a localização)
  • dados de transações e pagamentos
  • informações sobre suas trocas de mensagens com outras pessoas (metadados)

Veja também a lista de empresas que terá acesso aos seus dados: 

  • Facebook Payments
  • Onavo
  • Facebook Technologies
  • CrowdTangle.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.