Você tem direito a revisão da aposentadoria? VEJA;

Você sabia que após o primeiro mês que você receber a primeira parcela da aposentadoria, você pode pedir revisão do valor? Pois é. O prazo máximo para solicitar a revisão é de 10 anos.

Porém o aposentado só receberá os valores corrigidos de 5 anos anteriores a data de solicitação. Demorar para solicitar o benefício também pode ser ruim também pelo fato da revisão não ser instantânea. A Justiça pode demorar meses e até anos para rever o valor da aposentadoria.

Se o INSS reconhecer o erro no pagamento da aposentadoria, depositará direto na conta do segurado os valores retroativos que não foram pagos.

Confira valor do pagamento de pessoas que já ganharam as causas na Justiça, clicando aqui.

Como sei se tenho direito a revisão da aposentadoria?

Se você acredita estar recebendo menos do valor devido, o primeiro passo é revisar a Carta de Concessão e Memória de Cálculo.

É recomendado que você aguarde pelo menos de 20 dias para receber os documentos na sua residência,  a contar desde a primeira parcela da aposentadoria.

A a Carta de Concessão e Memória de Cálculo são enviados pelo governo e “tem por finalidade informar ao cidadão a forma de cálculo do valor do seu benefício, além de fornecer informações relativas ao banco responsável pelo pagamento”, de acordo com o próprio site do Ministério da Economia.

Erros podem acontecer como a não consideração de algum período de trabalho ou épocas que trabalhou em ambientes insalubres. Também é reconhecido trabalho na infância, desde de que o segurado prove a condição.

Não é necessário um advogado para fazer a solicitação da revisão, mas ele pode ser importante caso você tenha dúvidas, mas não entenda o cálculo discriminado na Carta de Concessão e Memória de Cálculo.

Além disso, advogados também possui um sistema próprio de informações com o INSS e podem também entrar com mandato de segurança ( medida quando o pedido de revisão do INSS demora muito tempo para ser analisado).

Onde fazer a solicitação de revisão?

A solicitação de revisão da aposentadoria pode ser feita por pelo menos três canais: site Meu INSS, aplicativo para celulares ou então pelo telefone da Central de Atendimento,135.

De maneira online, a solicitação pode ser mais rápida, pois é possível tirar fotos dos documentos e enviar para análise.

Importante destacar que é necessário acompanhar o processo regularmente, já que o INSS pode solicitar documentos adicionais ao já enviados. E ficar de olho no processo administrativo. O processo pode estar disponível de maneira online, mas é possível também solicitar pela Central 134.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.