Vacina para combater Covid-19 pode fazer com que dólar caia 20% em 2021

A vacina para combater a pandemia do novo coronavírus e a flexibilização monetária podem ser responsáveis por derrubar o dólar em até 20%. A informação foi divulgada pelo Citibank nesta segunda-feira (16).

“Quando as vacinas viáveis e amplamente distribuídas chegarem ao mercado, acreditamos que isso catalisará a próxima etapa de queda na tendência de baixa estrutural do dólar que esperamos”, afirmou o banco em nota. “Dada essa situação, há potencial para que as perdas do dólar sejam antecipadas, com o dólar potencialmente caindo em até 20% em 2021”.

Também segunda-feira (16), a farmacêutica Moderna afirmou que sua vacina experimental teve eficácia de 94,5% na prevenção da Covid-19, tendo como base dados provisórios de um teste clínico em estágio final. Com isso, a farmacêutica tornou-se a segunda empresa dos Estados Unidos em uma semana a relatar bons resultados nos testes da vacina.

O Citibank também leva em conta que o Federal Reserve continuará mantendo configurações de política monetária flexíveis, mesmo se as expectativas de inflação aumentarem.

A moeda norte-americana terminou a segunda-feira (16) em queda, diante do otimismo global sobre a vacina. No Brasil, a moeda encerrou a sessão com queda de 0,65%, sendo vendida a R$ 5,4380. A mínima do dia foi de R$ 5,3648. O valor que a moeda fechou na segunda-feira fez com que ela acumulasse queda de 5,23% na parcial de novembro, mas alta de 35,62% em 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.