URGENTE: Polícia Federal descobre fraude de R$12 milhões no seguro-desemprego

Segundo informações da Polícia, a "operação seguro-mamata" aconteceu em vários estados com objetivo de combater fraudes no seguro-desemprego

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra supostas fraudes no seguro-desemprego. As operações aconteceram no Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Sergipe) e Sudeste (São Paulo).

Segundo informações policiais, a quadrilha atuava para realizar essas fraudes no programa desde 2016. Eles criavam empresas fantasmas e empreendedores individuais falsos para criar vínculos de trabalho que não existem na prática.

Até o momento, o valor exato do prejuízo das fraudes ainda é incerto, mas calcula-se que o prejuízo girou em torno dos 12 milhões de reais

A Polícia Federal revelou que as investigações para esse caso começaram em janeiro de 2019, após o banco responsável pelos pagamentos, a Caixa Econômica Federal, enviar uma denúncia para a polícia. Nessas denúncias, eles afirmavam que existia uma suspeita de saques não muito comuns, sendo todos de uma mesma empresa.

Na operação desta quarta (14), os policiais realizaram a prisão de uma pessoa na cidade de Boca da Mata, em Alagoas. Além disso, a Justiça Federal ordenou o afastamento de outros 16 servidores públicos. Eles responderão por suspeita de participar do esquema.

Fraudes no seguro-desemprego

Os investigadores da PF disseram que já conseguiram localizar pelo menos os principais diretores dessa quadrilha. Eles responderão por organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e estelionato.

A Polícia ainda afirmou que outras pessoas podem estar participando do esquema criminoso. Na operação deste domingo, que recebeu o nome de “operação seguro-mamata”, os agentes apreenderam quase 500 mil reais.

O seguro-desemprego é um benefício para pessoas que perdem o emprego. Mas a demissão precisa ser sem justa causa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.