Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

URGENTE: Governo suspende alterações cadastrais do Bolsa Família

Governo suspende alterações cadastrais de famílias beneficiárias do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial for pago.

Nesta segunda-feira (18), o governo federal publicou uma portaria que determina a suspensão das alterações cadastrais de famílias beneficiárias do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial for pago.

De acordo com a portaria, ficam suspensas as ações de administração de benefícios do programa em nível municipal. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União.

“Art. 1º A Portaria nº 335, de 20 de março de 2020, do Ministro de Estado da Cidadania, passa a vigorar acrescida do seguinte art.

2º-A: Art. 2º-A Ficam suspensas, desde maio de 2020:

I – a aplicação das ações de administração de benefícios do Programa Bolsa Família, em nível municipal, desde 11 de maio de 2020 até enquanto for pago o auxílio emergencial;

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

II – a aplicação das alterações cadastrais de famílias beneficiárias para gestão da folha de Programa Bolsa Família, desde a folha de maio de 2020 até enquanto for concedido o auxílio emergencial”.

Após a suspensão, o Ministério da Cidadania afirma considerar a necessidade de evitar aglomerações de pessoas para tentar impedir a contaminação dos beneficiários e os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento.

Ainda, o governo pontua que as operações do Bolsa Família e do Cadastro Único não andam bem por situações como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais postos de cadastramento para recebimento do benefício.

Na portaria, o governo não fixa uma data para o fim da suspensão, informando apenas que as mudanças valerão enquanto o auxílio emergencial for pago.

Segunda parcela do auxílio de R$600 para o Bolsa Família começa hoje

Nesta segunda-feira, 18 de maio, começa oficialmente a segunda parcela do auxílio emergencial de R$600 para os beneficiários do Bolsa Família com último dígito do NIS igual a 1. De acordo com o governo, os benefícios não vão ser acumulados. Sendo assim, a pessoa terá direito ao valor que for maior (auxílio emergencial ou o programa Bolsa Família).

Vale destacar que o calendário de pagamento para quem é inscrito no Programa Bolsa Família é bem diferente daquele para quem se inscreveu através do aplicativo da Caixa e pelo site ou estava no Cadastro Único.

Quem recebe o Bolsa Família, a Caixa vai pagar o segundo lote a cada dia para um grupo diferente, de acordo com o número do NIS, assim como aconteceu na primeira parcela.  Podem receber à segunda parcela aqueles que receberam a primeira até 30 de abril.

Veja também: Bolsa Família multiplica o valor do benefício para quase 15 milhões de famílias

Leia Também:

brasil 123  
50 Comentários
  1. Mirian Diz

    Sou mãe chefe de família e não consegui receber o auxílio emergencial pois tinha um contrato intermitente e agora a foi cancelado esse contrato, vi que tenho direito a uma reanálise assisti em uma entrevista no programa Brasil urgente só que o governo não disponibilizou nenhuma opção para que eu possa pedir uma reanálise, agora não tenho como trabalhar e não estou recebendo nenhuma ajuda do governo, com dois filhos e pagando aluguel estou preocupada. Se vcs puderem me ajudar agradeço.

    1. Rosangela Diz

      Como vc tinha um contrato intermitente,vc tem direito ao BENEFÍCIO EMERGENCIAL e não ao auxílio emergencial. ( Minha filha estava na mesma situação que vc e já resolvemos e ela recebeu). Procure o app BEm e realize a inscrição. Faça isso que vc recebe sim. Mas,se der alguma coisa errada,entre em contato com a empresa e peça para eles passarem suas informações para o sistema,pois assim o governo libera o valor

      1. Querino fonseca lima Diz

        Legei no numero 111 e a eformacao que tinha era 1200 reais depois de unos Dias so tinha 600: tava esperando tanto esse dinheiro sou Mãe soltera tenho 3 Filhos um de 3 anos uotro de 8 e 13 anos tou desempregada sou escrita no cadrasto unico qeum pode mim ajudar porfavor

        1. Alexandra Diz

          Eu também só recebi 600 tenho 4 filhos 3 mora com migo

  2. Wellen Diz

    Uma grande desordem nisso, vi muitas mulheres benéficiarias do bolsa familia casadas no civil com esposo com bom salário e uns até aposentados, as mães recebendo 1200 como mãe solteira. Enquanto eu que realmente sou mãe solteira até na Certidão de nascimento não recebi como mãe solteira, agora impossibilitada de fazer qualquer outra atividade pra ganhar um extra.
    Pra receber o auxilio como mãe solteira eu preciso ser casada?é isso? Uma grande vergonha isso

    1. Nele Cristina Reis Leal Diz

      Eu tmb

  3. Sueli Diz

    Eu acho isso muito ruim porque quem realmente precisa não tá recebendo Tem muita gente que pega o bolsa família já é de maior geralmente Bolsa Família para quem tem filho pequeno não gente de 26 anos não tem filho e nunca trabalhou na vida isso é muito triste bolsa família e pra quem tem filhos pequenos não de maior têm quê atualizar isso urgente já

    1. IVETE PIMENTEL DE OLIVEIRA Diz

      Sou cadastrada no bolsa familia, até então meu benefício estava bloqueado, quando saiu o decreto do auxílio emergêncial daí então desbloquearam. Daí minha pergunta é, eu sendo chefe de familia, pagando aluguel com um filho de menor, enquadrando nas exigências pra receber 1200 reais, porque só foi liberado 600 reais?? Enquanto outros e muitos deles com condições melhores que a minha receberam o valor integral.

  4. Luana Diz

    Dizem q não iriam bloquear o bolsa familia mais ontem fui ver o meu está bloqueado não consegui o auxilio pois diz q tenho emprego fixo mais eu não tenho e agora não consegui pegá o auxílio e ainda perdi meu bolsa família palhaçada isso tenho três filhos pequenos😠😭

  5. Selma Diz

    sou cadastrada no Bolsa Família só que não recebi a primeira parcela como é que faço para receber a primeira parcela sendo que agora no mês de maio já vou receber a segunda. Mas não tive direito a primeira parcela

  6. Uilca Diz

    Gente eu atualizei minha bolsa família no Crás no ano de 2018 , a supervisora passou para mim que eu estava no perfil de receber meu benefício, ela mandou eu ir na caixa econômica pedir atualização do cartão , a caixa econômica mandou eu ir a lotérica, chegando lá a funcionária mandou eu virificar a senha , porém tive quer fazer nova senha , ela assustada falou para mim que eu tinha benefício para eu retirar, perguntou se eu tinha sacado eu falei que não, até eu tomei um susto, muito complicado para mim, no final não resolveu foi nada até hoje , eu entrei em depressão, mãe de 3 filhós , marido com a causa na justiça , processo trabalhista, acabou sem receber o seguro desemprego, ficou com a carteira de trabalho suspensa no processo, Neuma empresa aceitava ele pois sem carteira de trabalho sem dado baixa, o advogado não ajudou em nada , no momento da crise de dificuldade financeira, tipo não pediu para o juiz um alvará para nem se quer ele receber o seguro desemprego , o advogado colocou tudo no processo trabalhista, com isso tudo acabou eu pedindo alimentos nas portas fiquei em depressão, paresia que eu ia ficar louca, meu marido sofreu junto com meus filhos, por quê eu estava saindo para rua para pedir alimentos em porta em porta, tomei remédios controlado, o médico passou um psiquiatra e um psicólogo, eu sofrir por alguns tempos, eu e minha família. hoje em 2020 Deus preparou o auxílio emergencial de 600, o total 1.200 é o meu junto com meu marido, Deus tem de misericórdia de mim, com esse dinheiro do emergencial está suprindo nossas necessidade, agora só orar para que o vírus do coronavírus acabe , e que Deus livre e guarde a todo nós .

    1. Uilca Diz

      Gente minha bolsa família estava dando no comprovante NIS inexistente e sem saldo .

      1. claudiane Diz

        A fome dói se ela pediu foi porque foi obrigada diante tamanha dificuldade que estava passando ,fome nao espera e principalmente quando tem crianças para alimentar.👏👏👏 parabenizo a atitude dessa família ,porque tem gente que pensa logo em roubar .SUA IDEIA É ÓTIMA. SEPARAR UM DINHEIRO PARA VENDER AQUA,PIPOCA ,SERIA UMA PEQUENA FONTE DE RENDA QUE AJUDARIA E MUITO. MAIS SE O NEGOCIO AROCHAR. PEDIR SEMPRE SERA MELHOR OPÇAO!!!!

        1. IVETE PIMENTEL DE OLIVEIRA Diz

          Sou cadastrada no bolsa familia, até então meu benefício estava bloqueado, quando saiu o decreto do auxílio emergêncial daí então desbloquearam. Daí minha pergunta é, eu sendo chefe de familia, pagando aluguel com um filho de menor, enquadrando nas exigências pra receber 1200 reais, porque só foi liberado 600 reais?? Enquanto outros e muitos deles com condições melhores que a minha receberam o valor integral.

    2. Dick Diz

      Agora vê se compra um saco de pipoca e vai pra rua vender , ao invés de ficar pedindo comida !

    3. Sônia Diz

      Minha querida não fica desesperada a tua força vem de Deus entrega tudo a ele pois ele proverá sei que não é ficil no começo de 2013 eu também cheguei ficar louca com uma menina de 6 meses e não tinha nada para comer apenas 5,00 de moeda eu tinha no momento sentada na minha mesa olhei para o alto pedi a Deus uma direção ou eu comprava o leite dela ou eu iria a igreja buscar o senhor resolvi buscar o senhor fui coloquei os últimos 5,00 de gasolina bem ali Deus ouviu as minhas orações da quele dia pra frente nunca mais passei necessidades Deus me honrou em tudo hoje tenho a minha própria padaria forneço pão caseiro para toda vizinhança isso apena um testemunho tem muito mais ainda .mas desejo do meu coração para voce que Deus te abençoe grandemente e tudo vai passar busca o dono do ouro e da prata que é o senhor tudo ele fará por voce bjs e Deus te abençoe.

      1. Juracema Diz

        Muito lindo o seu testemunho, que Deus continue abençoando vc é sua família. Deus é fiel 🙌

  7. Carla Diz

    Tenho o bolsa família mais estava bloqueada por causa de erro deles pois sou mãe solteira e tenho três filhos pequenos e não trabalho não consegui o valor de 1200 só 600

  8. Élida Diz

    Sou beneficiária do bolsa familia e recebi o auxílio emergencial a primeira parcela, hoje fui receber a segunda parcela e o que recebi foi: auxilio bloqueado e aí o que fazer?

    1. Giselle Diz

      O meu também e final 1 e não recebi fui na caixa me disseram que está suspenso mas não me explicaram pq só mandaram eu volta segunda que já vão ter uma resposta. Não entendi nada a primeira parcela recebi direito.

  9. Tais Diz

    Fui reverter minha bolsa família hj é estava bloqueado o que devo fazer estou desempregada sem nenhuma renda é nem o pagamento do meu benefício aí ficou difícil

  10. VANESSA Diz

    Fui sacar benéfico do bolsa família e diz que eu iria receber o auxílio emergencial! Isso procede?

    1. Eurides Diz

      Sim o meu recebi essa mensagem e acabei de sacar

      1. Carla Diz

        Gente vai no caixa eletrônico o meu tá no aplicativo que está cancelado porque os benefícios estão como auxílio emergencial o bolsa família está suspenso vai no caixa eletrônico e passa o cartão todos do bolsa família está no auxílio depois volta ao normal depois que a pandemia acabar respeito vai direto no boca do caixa eletrônico.

    2. Cristiane Diz

      Sim gente o de todos beneficiario tá dando bloqueado mais isso é normal vc vai sacar do mesmo jeito vá lá no caixa e passe o cartão normalmente que vai sair o auxílio

    3. Alanne Diz

      Eu recebi normal graças a Deus sou mãe, solteira.

  11. Natalia nunes Diz

    O mês passado eu recebi 1200 e hj fui receber e só recebi 600

    1. Adriana Diz

      O meu TB não sei porque

  12. Gleice Diz

    Eu sou mãe solteira tenho 3 filhos de menores recebo bolsa família e até hj eu ñ recebi auxílio emergência nem uma parcela.E esse mês vou pegar o valor normal e sem receber o auxílio.

    1. Bernardete Diz

      Vc ligou no número 111 lá eles informam direitinho oq deve ter acontecido

  13. Marina Diz

    Então que dizer que não pode cancelar e nem bloquear o bolsa família

  14. Janaina Diz

    Estão tentando cancelar a atualização de quem tinha bolsa que e pra não receber mesmo com uma desculpa esfarrapada dessa ! Tenho bolsa família , desempregada com um Filho pequeno e não recebi os 1200 só tinha 130 !

  15. Solange Cristina Galo fernandes Diz

    Não conseguir fazer meu cadastro, eu sabia que o meu cpf continuava com o meu nome de casa, em 2017 fui ao poupatempo para atualizar os documentos , e fiquei tranquilha , achando que meus documentos estava tudo certinho, So agora que me dei conta que meu cpf continua como casada. Ai complicou e não conseguindo realizar a solicitação do auxilio emergencial…

  16. Jandira Diz

    Oque fazer ?? Sem o auxílio e o bolsa? Alguém pode responder?

  17. Telma Diz

    Meu nis e final 1 mas nao caiu meu auxílio dia 18 5 2020

    1. Luciana Diz

      Gostaria de saber sei auxílio da minha filha vem junto com o meu ela tem 21 anos

  18. Lucimar condak Diz

    Meu filho recebeu a primeira parcela será que ele vai receber a segunda?

    1. Nathaniele leal Diz

      E qm não vai ter direto ao auxílio.pq eu não fui selecionada então vol fica sem o bolsa normal e nem o auxílio?

    2. Cristiane Diz

      Concerteza vai sim todos que recebeu a primeira vai receber 2 e 3

  19. Marina Diz

    Tá e como fazer se o benefício do bolsa foi cancelado e a mãe desempregada não vou recebe nem um nem outro como fazer nesse caso

    1. Jandira Diz

      Agora desempregada .não recebo nem o auxílio
      nem o bolsa

      Que palhaçada e essa?

    2. Cleide Caetano Ferreira Diz

      Meu nome é cleide eu também não recebi fala que tenho direito

    3. Cristiane Diz

      Todos beneficiario tá cancelado durante o auxílio emergêncial mais depois volta ao normal o meu está aparecendo que está cancelado mais saquei o auxílio normalmente

  20. Maria Diz

    Até parece que param pra disto.Param cadastros ou mudanças nele para não durmo mas beneficiarios

  21. Estefânia Lima Diz

    Para quem é beneficiário do bolsa familia está sendo pago a segunda parcela apartir apartar de 18, como é feito de acordo com o último número do nis.

  22. Jacqueline Diz

    Essa informação do pagamento em 18.05.2020 não procede.
    Ver o vídeo de 1 minuto da Caixa postado dia 17.05.2020 no YouTube.

    1. SOL Diz

      Meu cadastro está desatualizado é não consta a minha filha ..Qdo fui fazer o cadastro no cadunico não colocaram ela como ,minha Dependente..E P ajudar colocaram q minha renda é acima de meio salário..Como q posso atualizar ? Sendo q está errado ?

    2. Tata Diz

      Pois então eu pego apenas 41 reais de bolsa,eu nao fui selecionada para auxilio emergencial,enquanto tem muitas pessoas que nao precisam estao recebendo isso esta muito desorganizado estao fazendo de tudo pra nao pagarem!!!

    3. Wellen Diz

      Uma grande desordem nisso, vi muitas mulheres benéficiarias do bolsa familia casadas no civil com esposo com bom salário e uns até aposentados, as mães recebendo 1200 como mãe solteira. Enquanto eu que realmente sou mãe solteira até na Certidão de nascimento não recebi como mãe solteira, agora impossibilitada de fazer qualquer outra atividade pra ganhar um extra.
      Pra receber o auxilio como mãe solteira eu preciso ser casada?é isso? Uma grande vergonha

  23. Lilian Diz

    Quem ainda está em análise vai ter uma resposta? Pq estou desempregada a um mês não consigo auxílio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?