Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

URGENTE: 14º salário do INSS registra novo avanço no Senado

A antecipação pode provocar o aumento das chances dos segurados do INSS ficarem sem renda no final do ano.

Após mais de 40 mil pessoas assinarem o texto solicitando a parcela extra do 14° salário do INSS, o Senado Federal confirmou que votará a sugestão legislativa (SUG) do novo benefício, a ser pago ainda em 2020 aos aposentados e pensionistas do INSS.

A proposta de pagamento do 14° salário foi apresentada pelo advogado Sandro Gonçalves de Ribeirão Preto. Após isso, ela ela foi transformada em SUG.

De acordo com Sandro, a necessidade de um 14º salário veio após o 13º salário ter sido antecipado. A antecipação pode provocar o aumento das chances dos segurados do INSS ficarem sem renda no final do ano.

De acordo com o texto, o quadro de aposentadoria no país é bastante crítico, principalmente pelos idosos serem os mais vulneráveis à doença, além de terem ainda um consequente aumento nos gastos com medicamentos, conforme disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS).

Além disso, em torno de 70% dos beneficiários da Previdência ganham um salário mínimo. No mês de abril, mais de 30 milhões de aposentados receberam o 13º antecipado.

O senador Paim, disse que não tem necessidade preocupar-se de onde sairá o dinheiro para bancar o 14º salário. Já que o Congresso aprovou a PEC do Orçamento de Guerra, que permite rapidez e menos burocracia no combate a pandemia do Covid-19. Ainda, o senador pretende transformar a SUG em um Projeto de Lei (PL).

Veja também: Benefício é liberado também com valor de R$600 no INSS

Leia Também:

brasil 123  
64 Comentários
  1. Yara Azevedo Diz

    O 14°salário deveria ser pago a todos os aposentados, independente de receberem mais de 3 salários mínimos.

  2. EDimildon Gomes Diz

    Eu queria as pessoas que tem empréstimo no contracheque vai ficar suspensão de 120 dia e salário vai vir sem desconto que tem salário vai vir desconto

  3. Osvaldo Diz

    Não somos ingratos.
    Mas a realidade é que a antecipação do 13° salário mais nos prejudicou do que ajudou.
    Gastamos nossa ceia hoje.
    Sei de pessoas conhecidas que, mesmo tendo mais de 13.000,00 parados na conta bancária receberam parcelas 600,00 como emergência.

  4. Sonya l Diz

    Senador Paulo Paim, sempre um grande defensor dos trabalhadores e agora defendo os direitos dos aposentados. Precisamos do 14° salário, nos ajudará a enfrentar um pouco mais essa pandemia. Os aumentos com alimentos, gastos extras com produtos que não tinhamos necessidade anteriormente, máscaras, produtos de higienização etc, isso tudo sem contar com medicamentos de uso continuo. Obrigada Senador.

    1. Yara Azevedo Diz

      O 14°salário deveria ser pago a todos os aposentados, independente de receberem mais de 3 salários mínimos.

    2. waldir joao costella Diz

      ESTE SIM MERECE NOSSO VOTO SEMPRE DEFENDENDO O TRABALHADOR

  5. Francisco Leitão Diz

    Boa noite me chamo Francisco oque tenho a declarar diante da situação que vive o País e que seria viável uma MP para ajudar o povo pois governo não ajudou e nem tirou nada dos cofres públicos para os aposentados do INSS pois o mesmo antecipou o décimo terceiro e agora estamos preocupados de como vai ficar nossa situação por os 5% da margem o senado Não aprovou e a Câmara por outro lado rejeitoubiu não colocou na pauta a suspensão dos consignadas. Diante de definidos o governo tem que ser enérgico eficiente e mais atentos ao problemas do povo em geral pois sabemos que o governo Bolsonaro tem como emitir uma medida provisória para liberar a margem de 5% e posteriormente a suspensão dos consignadas durante 120 dias.fica a dica .Presidebte.

    1. Paulo melo Diz

      Boa noite meu nome é Paulo R A de Melo
      Olha já que temos deveres e benefícios poderíamos termos nossas próprias escolhas com ser direito de fazer a unificação dos contratos de empréstimo consignado assim seria nós os aposentados realmente termos direitos até mesmo por que não tem este fato de dizer que temos direitos ser termos já que os aposentados não tem direito aos auxílio emergencial então por favor quero saber onde estão àqueles que lutam pelos aposentado por que somos os mais carentes e já contribuímos muito pelo crescimento do país onde na maioria dos casos deixamos saude, fami, e sonhos pelo nosso PAÍS a vcs do governo pensem bem em nós aqueles não temos nada e nem direitos ok

    2. Iara Dias Domingues Diz

      Acharia correto que todos aposentados que ganha 1 salário mínimo.
      Recebesse esse 14°salário
      Pq pra viver com um salário mínimo
      Não é fácil..
      Passar um final de ano com essa miséria
      Já basta passar um ano tão difícil…ó0

    3. Luigy Diz

      É então…

  6. Marcus Diz

    Tem que ajudar as pessoas que ganham pouco e continuaram trabalhando nessa pandemia!
    Exemplo: auxiliar de serviços gerais,vigias ,caixa de mercado… E Etc.
    Só vi na grande maioria vagabundos, ladrões e pessoas que nem sabem o que é um “carimbo na carteira de trabalho” pegarem esse auxílio de 600,00 Reais! Esses trabalhadores merecem um décimo quarto ou uma ajuda também.

  7. Nair santos Diz

    Vivo com um valor de 525,00 desde de que começou a pandemia,ganhava rasuavel no salão que trabalho,hoje só tenho meio salário do INSS.
    Minha aposentadoria que também vai ser de fome um salário mínimo, mês que vem e 1 ano que esta no INSS e não liberam,tenho glaucoma, fibromialgia e problemas na coluna,ciático na perna e Turner do carpo,rolo noites e noites de dor e não tenho como me tratar.
    Nosso pais e uma vergonha contribui desde dos 13 anos para.previdencia para encelhecer com segurança, vejo que meu pessadelo vai até morrer.
    Quem ganha meio salário da previdência deveria ter direito ao auxílio emergencial também, somos seres humanos buscando um pouco de dignidade

    1. Elcio de oliveira pinto Diz

      É muito dificio mesmo ele enrrolanda para dar o décimo quarto salario para os aposentados e dando aposentadoria para quem nunca trabalho ajuda quem não precisa e os aposentados que se ferra mas Deus é justo ele rudo vê e tudo pode vamos ter fé que o socorro vem na hora certa Deus não abandona seus filhos

    2. Elza Diz

      Meu Deus como víamos viver nos ajudamos a nossa famílias as dispensas e remédios ten misericórdia de nós que há sofremos muito há trabalhamos muitos você acham que e muitos pra nos ajudar

  8. PAULO SERGIO Diz

    Após ver tantos comentários imbecis, o governo deveria ñ dar nada. Se ñ dá nós povo ignorantes reclamamos, se dá algo independe do interesse do governo, mais q irá entrar nos bolsos dos aposentados, tb reclamam. O povo tem o governo q merece.

    1. MARCOS Diz

      Paulo você perdeu a OPORTUNIDADE DE FICAR COM SUA BOCA SUJA FECHADA.

  9. PAULO SERGIO Diz

    Após ver tantos comentários imbecis, o governo deveria ñ dar nada. Se ñ dá nós povo ignorante reclamamos, se dá algo independe do interesse do governo, mais q irá entrar nos bolsos dos aposentados, tb reclamam. O povo tem o governo q merece.

    1. Sonya Diz

      Sr. Sérgio, o povo precisa urgentemente acordar e aprender a votar. O Sr tem razão quando diz, se recebe reclama porque recebeu pouco, se não recebe reclama. A resposta está nas urnas. Aprendam a votar e não acreditar em mentiras de governo.

  10. Manoel Isaac Moura Araujo Diz

    Parabéns ao senador Paulo Paim do PT que há muitos anos vem apoiando os aposentados. Espero que dê tudo certo para a liberação do 14° salário. E como estão o aumento de 5% da margem do consignado e o cancelamento por 4 meses das parcelas dos empréstimos consignados?

  11. Zirlene guerra Diz

    Vc deve ganhar mto bem

    1. Tiago Diz

      As pessoas reclamam tanto dos políticos,chamam político de ladrão,disso e daquilo,mas na verdade a maior parte do povo brasileiro é um bando de sem vergonha,olha a quantidade de pessoas que recebem auxílio doença sem ser preciso,olha a quantidade de pessoas que recebem bolsa família e que estão recebendo este auxílio emergencial, aqui onde eu moro mais da metade das pessoas que recebem bolsa família não precisa desse dinheiro, conheço gente aqui que ganha mais de 3 mil por mês e tá recebendo auxílio emergencial

  12. Francisca Aurélio alves Diz

    Eu me pergunto pra que está servindo os nossos votos são uns bando de mentirosos só quem se dá bem neste Brasil são os larápio os pobres e quem se ferra bandos de mentiroso.eu perde omeu marido só tem 10 meses.passando necessidade porque só ficou dívidas o meu marido ficou internado 9 meses ele recebeu alta tive que alugar cama hospitalar e aparelhos de respirar remédio fraldas porque eu não tive ajuda nem uma de governo . estive que fazer empréstimo pra pagar o ronbo .e cadé está ajuda dos meses do ceomciguinado?que nunca resolvem.e.outra eu tenho uma filha especial e netos que precisa da minha ajuda.e aí seusaposentado que ganha seus 6000.00 e até mais.

    1. Fernanda Maria Gomes da Silva Diz

      Nos aposentamos temos esse direito ao 14 salario. Pis reavalhamos e pagamos o INSS. Remedios e ajudakos a colocar comida dentro ee casa.

    2. Carlos Brito Diz

      Respeito sua indignação, mas pelo que a senhora escreve, já batalhou muito durante o problema com seu marido e, continua a luta com a filha especial. Será que não está na hora dos pais de seus Netos cuidarem dos filhos, ou eles são irresponsáveis que, não podem cuidar dos filhos?! Se for essa a situação, não tivessem Filhos!!!

  13. Lisa Diz

    Enquanto o lado mais frágil e necessitado súplica por um salário de fome os governantes esbanjam mensalmente um salário de valores exorbitantes…um absurdo …35.000,00 mensais e seus beneficios …e não se comovem com isso? Bando de ladrões!!!

    1. Jorge Alves da Silva Diz

      Quais os aposentados vão ter direito ao 14° salário?

  14. Milton Falcato Junior Diz

    Ajudem nos por favor, pelo menos até terminar tudo isso! Aumento no consignado, 14.salário enfim uma quantia que nos tirem do sufoco 🙏

  15. Fátima Maria Diz

    Com certeza o 14 vai ajudar muito sim, como pode ter gente que diz ser aposentado torcendo contra , deve ser rico ganhando muito bem AFF.

    1. Elcio de oliveira pinto Diz

      Esses que são contra deve ta recendo algum. Auxilio do governo por isso esta contra esse auxilio ai do governo cheio de falcatrua tem muita gente que não precisa é ta recendo mas fazer oque nne

  16. Jean Fabio da Silva Diz

    Os únicos que não tiveram ajuda pra nada do governo foram os aposentados, parece até um
    favor pagar o aposentado nesse Pais, contribuímos a vida inteira , continuamos contribuindo como cidadão comum pagamos todas as taxas e impostos, até os descontos
    em holerite para aqueles que continuam trabalhando são pagos igual a qualquer um.
    mas na hora de ser favorecido hahaha não obra
    nada pra nós, porque recebemos a miséria que
    trabalhamos 35 anos para conseguir i é só, contentam se com isso, porque inflismente nesse Pais aposentado pro governo vale mais
    morto doque vivo.

    1. Antônio Diz

      Glória a Deus pela vida do Senador do PT Paulo Paim e seus pares que fizeram em este favor aos Aposentados e Pensionista do INSS, sobre o 14 Salário. Se fossemos esperar pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes, todos os Aposentados e Pensionista teriam Morrido de Fome e de Civid 19 – Corona Vírus.

    2. Pedrolina Diz

      Sabem o porque eles não estão ajudando os aposentados e pensionistas? Para sobrar mais para os bolsos deles,eu sei que tem muitas pessoas que recebem o bolsa família que realmente precisan mas tiveram aumento e nós o que tivemos nada! eles iam jogar o desconto do consignado para o final e aí jogaram? Jogaram nada tem pessoas que nunca contribuiaran com nada nesse País e está ganhando bolsa aquilo bolsa não sei do que e nós vamos gunhar sabe qual bolsa? Aquela preta com ziper

    3. Reginaldo jose dos santos Diz

      Eu so ganho do i.n.s.s uma besteira de 634.45 por mes pra a alimentação minha e da minha mulher pra pagar agua conta luz se veste em quanto isso os vadio fica recebendo sem fazer nada vida 600.e 1200 vamos corrigir isso ai eu mim acedentei trabalhando de carteira assinada.

  17. Jean Fabio da Silva Diz

    Os únicos que não tiveram ajuda pra nada do governo foram os aposentados, parece até um
    favor pagar o aposentado nesse Pais, contribuímos a vida inteira , continuamos contribuindo como cidadão comum pagamos todas as taxas e impostos, até os descontos
    em holerite para aqueles que continuam trabalhando são pagos igual a qualquer um.
    mas na hora de ser favorecido hahaha não obra
    nada pra nós, porque recebemos a miséria que
    trabalhamos 35 anos para conseguir i é só, contentam se com isso, porque inflismente nesse Pais aposentado pro governo vale mais
    morto doque vivo.

  18. Lenise Diz

    Cala sua boca vc não sabe nada da realidade dos aposentados.

    1. Evandro Costa Torres Diz

      Essa ai no mínimo deve ser empresária,rsrs cheia da bumfunfa.

  19. Thiago Selis Diz

    Deus estás ouvido minhas orações! Só queria morrer com um pouco mais de qualidade de vida nos meus últimos anos de vida.

  20. Edmilton Neves Diz

    O Congresso Nacional continua a onerar o orçamento para prejudicar o governo. A banda podre (de esquerdistas) vem criando bônus graciosamente em momento de profunda crise econômica e sanitária. A bonificação de lei já existe, que é o 13º. Basta por enquanto. Quando a crise passar e a economia voltar a crescer todos terão a oportunidade de produzir seu 14º. 15º, 16º….e deixar que o governo cuide da infraestrutura, da saúde, da segurança e do ensino. Ah, pra não esquecer: também sou aposentado.

    1. André Luiz de Carvalho Dias Diz

      E a suspensão por 4 meses do empréstimo consignado? Ninguém fala mais nada. Baita enrolação. Esse 14° tá indo pelo mesmo caminho.

    2. Bernardete Maria de Almeida Diz

      A banda podre dos esquerdistas, TD que é errado é dos esquerdistas, eu acho que é a banda podre bolsonarista, pior agora com o centrão; o que fazem em prol do povo????????????????????

    3. Flavia Marinho Diz

      Meu amigo,Vc só olha pro seu umbigo e o resto que se dane né?Vc acha que um salário mínimo é o que poxa a jente que recebe um salário mínimo que temos famílias crianças gastamos muinto Sem poder porque os custo pra alimentação medicamentos entre outros estão custando muinto caro cada vez mais agora não mim venha com essa que o governo não sabe o que faz porque eles sabem dos que são necessitados nois aposentados não temos direito a auxilio emergência não aqui na minha cidade onde miro vejo várias pessoas que recebem sem precisar tirando o direito de quem tem ,olha meu caro eu tenho 3 filhos e meu salário não dá pra nada porque quando venho pagar água luz gás alimentos e medicamentos nem da pra pagar ainda fico devendo nem o lanche das crianças compro direito se esse décimo 14 salário for aprovada vai ser um bênção de Deus bem vindo pra nois que Deus abençoe Que der certo

    4. Flavia Marinho Diz

      Há já ia esquecendo vamos ver quantos salários vc ganha do governo😜

    5. Vlademir do Nascimento Diz

      Deixa de ser puxa saco do Bolsonaro,o aposentado só se ferra nesses reajustes anuais e vêm vcs escreverem besteira, faça me o favor, né.

      1. Graça Diz

        Graças a Deus que tem muitas pessoas que não pensam como vc.Hoje o idoso não produz nada na sua opinião. Já foi e continua sendo produtivo,por ja ter trabalhado muito e continua sendo porque paga seus impostos.
        Hoje ele é idoso porque está colhendo o plantou.
        Deus abençoe e cuida dos nossos idosos

        1. Nair santos Diz

          Vivo com um valor de 525,00 desde de que começou a pandemia,ganhava rasuavel no salão que trabalho,hoje só tenho meio salário do INSS.
          Minha aposentadoria que também vai ser de fome um salário mínimo, mês que vem e 1 ano que esta no INSS e não liberam,tenho glaucoma, fibromialgia e problemas na coluna,ciático na perna e Turner do carpo,rolo noites e noites de dor e não tenho como me tratar.
          Nosso pais e uma vergonha contribui desde dos 13 anos para.previdencia para encelhecer com segurança, vejo que meu pessadelo vai até morrer.
          Quem ganha meio salário da previdência deveria ter direito ao auxílio emergencial também, somos seres humanos buscando um pouco de dignidade

    6. Iranilda Diz

      🙏

  21. Antonio Diz

    Deputado Petista querendo o impossível,o Governo vai tirar dinheiro de onde.Já foi pago o 13 antecipado.Se o Presidente sancionar,o Deputado é endeusado,se Presidente não sancionar,o Deputado coloca culpa no Presidente.Os Petistas querendo ver o circo pegar fogo

    1. Dionizio Moreira Castro Diz

      Gostaria de saber quanto você ganha ,se é o suficiente, ótimo, não queira ganhar um mínimo, o dinheiro que está lá não é do governo, e nem seu, então pare de mimimi, quem ganha o mínimo não é só petista, deixa de ser tonto!!

    2. Lucia Maria Diz

      seus deputados olha para os pensionista queremos solução pra suspender cobranças de consignado vai ajudar muito

  22. Neusa M. Haraguti Diz

    Idosos não produzem nada!
    Consignados não podem ser suspensos por um período, 14⁰ não é concedido, reajuste mínimo e estamos satisfeitos, não é?
    Aumentos nos remédios e alimentação não são percebidos por aqueles que não concordam com nada a nosso favor. Só queremos ter final de vida com dignidade!

  23. Dirlene S Moreno Diz

    Por qual motivo meus consignados foram descontados , este mês .????… despesas dobraram , e nem o cumprimento da promessa ! Esperei tanto por está ajuda !!!!!

    1. Sandra Fonseca dos Santos Diz

      E cada que disse que ia suspender o desconto dos empréstimos consignados por 4 nesses
      E até agora nada
      As pessoas precisam de ajuda urgente
      Pra ontem….

  24. Marilene Diz

    Cadê os 5 % da margem consignavel?

    1. Sioni sanches Diz

      O décimo quarto deveria ser todos os anos pois é uma vergonha dizem que vai no buraco negro do Color por isso só ganho um mísero salário mínimo em vez de estar ganho do trez salários isso é uma vergonha

  25. Mauro Diz

    Porquê so o governo tem monte de benefício e o povo só sendo prejudicado porque não tira um pouco do benefício deles não tem nada mais pra fazer reforma no INSS só fala em reforma no INSS fazem uma reforma no governo

  26. SAMUEL. Diz

    POIS BEM, DEPUTADOS E SENADORES, PODERIAM LIBERAR AS VERBAS ELEITORAL E PARTIDÁRIA , PARA O PAGAMENTO DESSE BENEFÍCIO, JÁ QUE O PRESIDENTE VEM PAGANDO O AUXÍLIO E PRORROGOU MAIS DUAS PARCELAS.
    COM A PALAVRA, RODRIGO MAIS E DAVID ALCOLUMBRE.

    1. Flavia Marinho Diz

      Verdade amiga concordo com vc👍👏👏👏👏

    2. Nelson Diz

      Essa foi uma ótima ideia apoiado!

  27. Miguel Tadeu Diz

    O 14 seria um alívio para o idoso um pouco mais de comida a mesa porque o normal vai em média 40% para remédio e alimentamos netos e filhos desempregado

    1. Jorge Ferre Diz

      Esses bolsominions são uns doentes e não aceitam nada que não seja da mula idiota que idolatram. Não cola mais colocar esse desgoverno na conta de antecessores. Já viram o Ministério que por incapacidade montou. Agora se colou com Centrão para livrar sua cara.
      Ridiculo.

  28. MARIA LUIZA PATTIO Diz

    Notícia animadora os aposentado estão passando dificuldade

    1. José Francisco Diz

      O 14 salário vem numa boa hora por que 13 salário já é direito do aposenta e no final do ano só vai ter dívida pra pagar

  29. Mauricio jacob Diz

    Agora só no 14 dos aposentados tudo bem todos merece do jeito que as coisa tá tudo aumentar neste pais alimentos remédios luz água ? Tudo e junto os aposentados recebe este 14 mais no senados e os deputados não fala no idoso que recebe o BPC cade o 13 que era pra sai agora 2020 e ai será que os idoso e que recebe auxílio doença não mercê tambem um benefício do 13 também

    1. Emilene dalva sousa farias Diz

      Queria saber da margem 5%que o governo aprovou e a prorrogação de empréstimos pr 4 meses que agente liga para lá e eles ñ sabem de nada que foi aprovado tbém

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?