Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

URGENTE: 13º dos aposentados do INSS será antecipado todos os anos

Sendo assim, a partir de 2021, a primeira parcela será paga com o benefício de agosto, e o segundo lote do abono será paga com o benefício de novembro.

O Governo Federal estabeleceu novas regras para o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, conforme prevê o decreto publicado no Diário Oficial da União. Sendo assim, a partir de 2021, a primeira parcela será paga com o benefício de agosto, e o segundo lote do abono será paga com o benefício de novembro.

Anteriormente, a antecipação do 13º salário do INSS precisava ser autorizada por meio de um decreto do presidente. No entanto, agora isso não será mais necessário.

De acordo com o texto, o 13º será pago a quem recebe auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

A primeira parcela do 13º do INSS será de até 50% do valor do benefício e será paga na competência do mês de agosto. Geralmente, os pagamentos dessa competências são feitos nos últimos cinco dias úteis de agosto e cinco primeiros dias úteis do mês seguinte, setembro.

A data de pagamento do benefício varia de acordo com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito.

A segunda parcela, vale destacar, corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela. O valor do benefício será depositados com o benefício de novembro. Os valores desse mês geralmente são pagos no últimos cinco dias úteis de novembro e primeiro cinco dias úteis de dezembro. Aqui também varia conforme número final do benefício.

Antecipação por MP

Em 2019, o Governo chegou a apresentar uma medida provisória para tornar lei a antecipação da primeira parcela do 13º dos aposentados do INSS. No entanto, o texto não foi analisado pelo Congresso e perdeu a validade.

13º de 2020 já pago

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal decidiu antecipar duas parcelas do 13º salário de 2020. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda parte do abono foi depositada entre 25 de maio e 5 de junho.

De acordo com lei, tem direito à gratificação (13º do INSS) quem recebeu durante o ano qualquer um dos itens abaixo:

  • aposentadoria
  • pensão por morte
  • auxílio-doença
  • auxílio-acidente
  • auxílio-reclusão
  • salário-maternidade

Veja também: Atendimento presencial do INSS já tem DATA pra voltar

Leia Também:

brasil 123  
39 Comentários
  1. Antonio Camilo Pessoa Diz

    Trabalhei 35 anos insalubre e só me pagaram 2 anos de insalubridade em 2008, graças aos políticos que veem sempre com intervenções para tirar das classes trabalhadoras desse país os seus direitos, porém as aposentadorias deles, sempre cheios de regalias promissoras.
    Nos precisamos sim desse 14 salários, afinal de contas sempre foi e será nós trabalhadores a base de sustentabilidade económica desse país.

  2. Carlos zuia Diz

    Antecipação tudo bem. Agora criar um décimo quarto para todos agora com o covid nada a ver. Tem um projeto de lei para isso. Teria que ser limitado a quem ganha ate 2 mil reais. Se for para todos vai dar dinheiro a quem não precisa. É nesse meio muitos políticos

  3. Cícero Diz

    Esses petistas nunca estão contente com nada, só roubaram e não fizeram nada pelo povo.

  4. Rosane Diz

    Mas isso não é novidade nenhuma a antecipação de parte do décimo terceiro já acontecia em outros anos. Bolsominiom de bosta

    1. MARIA JOSE FIGUEIREDO Diz

      Sou aposentada com um salário, pago luz condomínio incêndio remédios telefone passagem de ônibus. Passo muita necessidade e não ganhei nem UMA cesta básica. Não tive nada do governo. Tenho 64anos e nem O cartão de ônibus posso fazer. Meus tratamentos médicos não POSSO FAZER por falta de dinheiro pro ônibus. Peço encarecidamente que o governo olhe por nós. Sou sozinha e Deus.

    2. Jonas Xavier Diz

      Rosane Diz: deixe de ser mentirosa, sua petista vagabunda de merda.

  5. Gisele Diz

    Eu como aposentada, também acho de boa fé, nos favorecer com este 14o. Salário! Estamos atravessando dificuldades com a pandemia!

  6. Gisele Diz

    Eu como aposentada, também acho de boa fé, nos favorecer com este 14o. Salário! Estamos atravessando dificuldades com a pandemia! Grata#!

  7. Antonia de Maria Rodrigues Martins Diz

    Qual a surpresa na mudança de datas no pagamento do 13° terceiro?

  8. Antonia de Maria Rodrigues Martins Diz

    Os políticos desse nosso Brasil, n pensam nos mais pobres,quisera eles fjcar no nosso lugar pra saberem aonde o sapato aperta!

  9. ANDYARA DAS GRACAS DOS SANTOS DE MIRANDA Diz

    Graças a Deus me ajudou bastante!

  10. Gilberto Costa Mendes Diz

    Nada mais justo pois se é para ajudar, que sejam todos ajudados já que o que até Agora lhes foi entregue não foi nada a mais mas um adian tamento do que lhes ê de direito.

    1. Marluse Matos Diz

      O governo não ajudou os aposentados em nada, só antecipou o décimo terceiro , aliás bagunçou pois no final do ano , não vamos ter nada , esse papo que houve de décimo quarto é conversa pra boi dormir. Pois vem aí as eleições e eles não vão pagar nada.

      1. Elody Diz

        Concordo plenamente deu que tínhamos direito boa está metendo pés pelas mãos misericórdia

        1. Rosemary Correa de Hollanda Diz

          Sou aposentada um salario minimo e pago quase 800.00 de consignado e empréstimo…tenho remedios pra comprar que a farmácia nem todos são da popular…como posso viver assim..melhor morrer né!!

          1. Magda Diz

            E quem tem culpa se vc fez empréstimo????

  11. Kátia Diz

    Falta ajuda também aos beneficiários do BPC…São idosos que realmente precisam…

    1. Adelaide Sousa Diz

      Só adiantaram o que já era nosso de direito, nada de ajuda, já trabalhamos bastante por esse direito, eu disse direito adquirido por anos de trabalho não vi ajuda nenhuma para os aposentados que fosse dado como ajuda, já deram o que é nosso de direito, à não ser que venha um 14 em dezembro aí si foi realmente ajuda, POIS eu conheço gente que recebe esse benefício emergencial que nunca nem trabalhou na vida. E também conheço gente que está recebendo que nem precisa que é cheio do dinheiro não precisa desse auxílio mas aqui é BRASIL aposentado que já contribuiu tanto nunca é LEMBRADO, INFELIZMENTE
      FICA MEU DESABAFO.

  12. Erenice Diz

    Todo mundo está sendo favorecido pelo governo,todos tem algo a receber,só os aposentados e pensionistas que estão fora,só recebem o que é deles,cadê a ajuda para essas classes?E como será o Natal deles?Se não tiverem a ajuda do governo cedendo o 14,já que essa classe muitas das vezes não dá nem para os remédio como fazer um Natal se o governo federal não pensar um pouco nesta classe sofrida,fragilizadas é necessitadas é que é tão desprezadas.faco um apelo para o o nosso presidente pensar um pouco e liberar o 14 salário,pelo menos este ano que está sendo difícil para todos

    1. Antonio Camilo Pessoa Diz

      Trabalhei 35 anos insalubre e só me pagaram 2 anos de insalubridade em 2008, graças aos políticos que veem sempre com intervenções para tirar das classes trabalhadoras desse país os seus direitos, porém as aposentadorias deles, sempre cheios de regalias promissoras.
      Nos precisamos sim desse 14 salários, afinal de contas sempre foi e será nós trabalhadores a base de sustentabilidade económica desse país.

  13. Cláudio Sebastião de Lélis souza Diz

    Eu acho que o governo não ajudou pagando o décimo terceiro adiantado e agora no fim do ano como passaram o natal sem este recurso o governo podia sim dar o décimo quarto salário este ano pois tem tanta pessoa que não contribuiu e recebe ,bom em um ano de políticas pra ele seria bom fazer seu nome

    1. Edna maria souza da silva Diz

      Não fomos beneficiados em nós pensionista. Apenas adiantaram nosso décimo muitos de nós que recebemos pensões ganhamos. Menos que os que receberam 1800 reais e muitas de nós já contribuímos e ainda contribui pro INSS. Eu acho que todos tem direito a serem ajudados principalmente no momento em que estamos passando por tudo isso mas muitos de nós ajudamos filhos netos e pagamos luz água e muitos ainda pagam habitação

  14. Leônia Diz

    Sempre tivemos nossas aposentadorias em agosto e novembro, ñ vejo novidade, só esse ano devido a Pandemia foi antecipado…e o Natal de muitos, será como esse ano, vms esperar q novembro venha mas uma parcela extra.

    1. Regina Saragosa Diz

      Eu também não vejo nenhuma novidade nessa notícia.

  15. Márcia Diz

    Não foi aprovado neste ano o 14°??

    1. Rosa Jardim Diz

      Aposto que não vai ser. Estamos esquecidos. E não mudou nada, recebendo a primeira parcela em agosto e a segundas vem dezembro

    2. Lopes Diz

      Estes dinheiro que governo supOstamente esta dando meda medo.Porque ja que tinha dinheiro para dar para todo mundo que nuNca contribui .E estes políticos do demônios vivem mudando a lei para por no cu no asposentados,apresentaNdo cálculos que INSS NAO tem dinheiro.O STF PARECE QUE NEM SABE QUE APOSENTADO ESISTE .ME paguem o que me devem tinha direito de esta aposentando de 2013,TIVE QUE PROVAR MAIS DE TREZ VEZES O MEU DIREITO LEVOU 5 ANOS PARA ME APOSENTAR AGORA TENHO QUE ESPERAR MAIS SABE LA QUANTO TEMPO RECEBER O ATRAZADO E QUANDO SAI VOU TER DE PAGAR 30% DO TOTAL PARA UM ADVOGADO DEU DIREITO MEU ISTO ME CORRÓI E ME DEICHA 😢

  16. Valdemiro da Silva Diz

    Depois do adiantamento do 13° dos aposentados e pensionistas do inss como será o final do para os mesmos? Sem NATAL podiam dar um 14° , concordam

  17. Maria Edna Bezerra de Freitas da Silva Diz

    Eu acho um absurdo pois os presidiários tem direito ao décimo terceiro e já quem recebe o bpc nem se quer e lembrado pelos políticos um absurdo pois não sabem quando uma criança especial gasta por mês

  18. Eliete. Diz

    Verdade nós devíamos receber uma ajuda.paga aluguel água luz e comprar remédio.tinha que olhar pra gente.1salario não dá.

  19. Célia Diz

    E o 13° do servidor público estadual aposentado? Foi bloqueado pelo governador Dória, porque? Neste momento de pandemia, ao invés de liberar nosso dinheiro de direito, ainda bloquearam? Nós também temos direito e necessitamos desse dinheiro. Alguém pensou nisto?

  20. Rosângela arrudas Diz

    Olha pra nois d pbc por não temos apoio somo vulnerável perate a sociedade não temo ajuda d ninguém nem na pidemia

    1. Jaime braz Diz

      A Pidemia não ajuda ela mata

      1. Marli garcia Diz

        Eu também acho um absurdo por favor ajudem que recebe BPC..

        1. Marluse Matos Diz

          O governo não ajudou os aposentados em nada, só antecipou o décimo terceiro , aliás bagunçou pois no final do ano , não vamos ter nada , esse papo que houve de décimo quarto é conversa pra boi dormir. Pois vem aí as eleições e eles não vão pagar nada.

      2. Rita Diz

        Na verdade o governo não deu nada para ninguém, visto que ele não tirou nada do seu bolso e nem de sua família. A ajuda que as pessoas receberam foram pagas com seu próprio dinheiro e dos outros milhões de brasileiros que pagam altas taxas de impostos. Governo e políticos não nada a ninguém.

    2. Cleusa de Oliveira Diz

      Se não tiver 14.Dou parabéns ao governo.Em nada ajudou os aposentados.14.Seria de graça e não descontaria . Então vão adiantar assim não tiram nada do governo.Ainda bem q Deus existe e cuida dos mais humildes

      1. Milces Diz

        Políticos pensem nós mais vividos.
        Queira em Deus que.voces tbm chegue a essa idade
        Que chamam de melhor.idade melhor em que
        Meu marido trabalhou quase 40 anos aposentou por tempo de trabalho e tem que continua.trabalhando para sobreviver vocês já pararam para pensar
        Vocês si não morre antes vai ser idoso o presidente já e. Idoso e a maioria dos políticos tbm
        Os aposentados merecem essa quarta.parcela
        Para ter um Natal mais digno .

        1. Luis Cesar Diz

          TAMBEM SOU A FAVOR DE UM DECIMO QUARTO, MAS NAO PARA TODOS. Deve ter um limitador para favorecer os necessitados somente e não os safados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?