Sofreu acidente? VEJA como solicitar auxílio por meio do INSS

O beneficiário inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofrer acidente com sequela permanente poderá solicitar o benefício do auxílio-doença. Para isso, a incapacidade do segurado será avaliada pela perícia médica da própria autarquia.

O benefício, por se tratar de uma indenização, não obriga que o trabalhador pare de trabalhar enquanto recebe o benefício.

A solicitação será realizada à distância. Sendo assim, não será necessário que o trabalhador se dirija a uma agência do INSS, a menos que seja exigido para comprovação ou avaliação pericial.

Veja como solicitar

O trabalhador que solicitar este tipo de serviço deve comprovar os seguintes requisitos:

  • Ter qualidade de segurado, à época do acidente;
  • Não há necessidade de cumprimento de período de carência;
  • Quem tem direito ao benefício
    • Empregado Urbano/Rural (empresa)
    • Empregado Doméstico (para acidentes ocorridos a partir de 01/06/2015)
    • Trabalhador Avulso (empresa)
    • Segurado Especial (trabalhador rural)
  • Quem não tem direito ao benefício
    • Contribuinte Individual
    • Contribuinte Facultativo

Passo a passo para solicitar o benefício no portal

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Em seguida faça o login no sistema e clique na opção Agendamentos/Requerimentos, clique em “requerimento” e avance;
  • Após isso vá em “pesquisar” a palavra “acidente” e opte pelo serviço desejado;
  • Para acompanhar acesse o Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimento: Perícia Médica;
  • Após o envio e a escolha da unidade do INSS, o segurado deve comparecer à unidade para realizar o procedimento. Em casos específicos é possível solicitar a perícia médica domiciliar, ou até mesmo hospitalar.

Canais de atendimento

Documentação necessária

  • CPF
  • Procuração ou termo legal
  • Exames médicos que comprovem a redução de capacidade permanente
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