Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Segue suspensas parcelas de empréstimos consignados por quatro meses

O objetivo do projeto é amenizar perdas de salário decorrentes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

O Senado aprovou o Projeto de Lei 1.328/2020. Esse PL faz suspender as parcelas de empréstimo de consignado durante quatro meses. O objetivo do projeto é amenizar perdas de salário decorrentes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Agora que foi aprovada pelo Senado, o Projeto de Lei vai para a Câmara dos Deputados.

O principal objetivo da lei é beneficiar pensionistas e aposentados. Outro grupo beneficiado deve ser o de servidores públicos ativos que tiveram filhos perdendo empregos ou tiveram salários reduzidos e, por isso, estão recebendo ajuda financeira dos pais durante a crise econômica.

Com a suspensão, o devedor não será definido como inadimplente. Também por causa da suspensão, não poderão ser cobrados juros extras para o pagamento dessas quatro parcelas, que deverão ser pagas no final do contrato.

A votação deste projeto, criado pelo senador Otto Alencar, do PSB-BA, foi longa e passou por alterações. O relator Oriovisto Guimarães, do Podemos-PR, retirou o trecho que dizia respeito à suspensão das parcelas dos empréstimos durante o período.

Em vez da suspensão, Oriovisto Guimarães substituiu por “estímulo à renegociação de empréstimos”. A justificativa foi de que a suspensão pura e simples faria bancos diminuírem opções de empréstimos à população mais vulnerável. Rogério Carvalho, líder do PT no Senado, avaliou que a mudança tirou do projeto sua principal função de ajudar nas despesas das famílias durante a redução de renda.

O senador Weverton Rocha, do PDT-MA, recuperou o trecho original do projeto de lei e o mesmo foi aprovado. Weverton alegou que a anterior substituição tinha retirado “a alma” do projeto de lei.

Leia Também:

brasil 123  
108 Comentários
  1. SAMUEL Diz

    ISSO MESMO, O PRESIDENTE NUMA LUTA COM DETERMINAÇÃO, QUASE QUE SOZINHO, NO ENTANTO FICAM ESSES MALANDROS, LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO, DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES E ALGUNS PREFEITOS TENTANDO ATRAPALHAR E MAIS QUEBRAR O PAÍS.
    VAMOS LÁ PRESIDENTE, 2022 NOVAMENTE.

    1. Fátima Diz

      Eu não entendo guando é para beneficiar o povo brasileiro demora tanto um PL ser aprovada guando é para o benefício dos próprios parlamentares é de um dia para o outro ,o povo brasileiro precisando de URGÊNCIA, criticar o nosso presidente é fácil, mais infelizmente ele não pode tomar decisões sozinho, vamos orar pelos nossos governantes.

  2. José Rosa de Oliveira Diz

    O Presidente Jair Bolsonaro, está fazendo o possível e o impossível para ajudar os trabadores, tirar o país da crise, porém esses esquerdistas que sempre roubaram o Brasil e se enriqueceram com a miséria do povo brasileiro, ficam atacando, atrapalhando a governabilidade do País, com a ajuda do congresso e câmara dos deputados e também da côrte dos torgados bandidos..Avante Brasil, vamos de mãos dadas sociedade brasileira, vamos vencer essa batalha, se Deus quiser.. Amém Aleluia..

    1. SAMUEL Diz

      ISSO MESMO, O PRESIDENTE NUMA LUTA COM DETERMINAÇÃO, QUASE QUE SOZINHO, NO ENTANTO FICAM ESSES MALANDROS, LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO, DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES E ALGUNS PREFEITOS TENTANDO ATRAPALHAR E MAIS QUEBRAR O PAÍS.
      VAMOS LÁ PRESIDENTE, 2022 NOVAMENTE.

      1. Fernando Diz

        No final do governo Temer os juros para empréstimo no funcionalismo público era de 2.50. Com Bolsonaro caiu para aproximadamente 1.40(BB). Espero que isso não eleve os juros novamente.

    2. Fátima Diz

      Vamos vencer em nome de Jesus

  3. Ginael De Jesus Carvalho Diz

    Agora cabe aos senhores deputados tomar vergonha na cara e aprovar o mais rápido possível, apesar de nosso presidente é um facista , ele sabe quê a economia precisa muito deste dinheiro….

  4. HAROLDO RODRIGUES PAIXAO Diz

    São uns bundões

  5. Natalia Diz

    Os pensionistas do INSS de Cuiabá está incluído na suspensão de pagamento de empréstimo consignado??

    1. Renato Diz

      Pessoal a Márcia já esclareceu, e só ler o que está escrito e ponto final..

    2. VALMIR OLIVEIRA DE SOUZA Diz

      Senhores deputados vamos aprovar o mais breve possível este projetos tão importante, para os aposentados eu me incluo, neste projeto tenho empréstimo consignado, nos aposentados, precisamos desta ajuda será bem vinda, espero ansioso vai me ajudar muito, não só para mim mais as demais pessoas que estao na mesma situação. Que Deus abençoe a TDS.

  6. Márcia Diz

    Boa tarde pessoa eu não entendi a quantidade de dúvidas q eu li nos comentário.ate parece que são analfabeto.mim desculpa a expressão mas vc ou tem preguiça de le ou não entende a interpretação de texto.
    Porém vou exclarecer .Não foi aprovado a suspensão não. Apenas o senado aprovou .agora vai descer para os deputados se eles aprovarem aí sim desce para o presidente bater o martela .kkkk mas por enquanto vai continuar todo mundo pagando seus empréstimos.
    Agora já tem banco como banco do Brasil e caixa q se vc fizer um contrato novo ele te dá opção de escolher até 180dias pra descontar a 1 parcela.

  7. Sandra Diz

    Continuo aguardando quem sabe este mês estou cuidando de duas famílias desemprego de filhos iria ajudar muito 4 prestações prorrogadas

  8. Sandra da silva Diz

    Já recebi meu salário quero saber como fica esse mês que já foi descontado

  9. Rita Cassia Silva Oliveira Diz

    Minha mãe é pensionistas, tem Parkinson e Alzheimer, ganhei na justiça a prefeitura de Duque de Caxias não dá a medicação. O Prefeito.finge que paga o formecedor
    e mesmo gonhe que entrega.

    1. Bonaldo Tâmega Neto Diz

      Saiu ou não saiu este suspensão por quatro mês de descontar em folha de aposentado do INSS o banco q tenho conta Bradesco diz que não e já está marcado na folha o desconto e verdade ou mentira este caso de descontar em folha

      1. Júlia Chagas Diz

        Queria saber se já está valendo essa suspensão, minha mãe tem um empréstimo, é se suspender esses 4meses seria de boa ajuda, como fazer é automático ou tem que fazer o pedido, porque esse mês já vai vim descontando

        1. nadeilma Diz

          Bom dia eu tambem nao estou entendendo nada ja discontou o consiguonado no meu pagamento
          sou appsentada por envalidez
          com esta pedermia estamos precisando de ajuda

          1. VALMIR OLIVEIRA DE SOUZA Diz

            Pessoal Entenda, foi aprovado no Senado falta ser aprovado o Projeto Na camará dos Deputados assim q eles aprovarem vão ser enviado ao Presidente Assinar e BATER O MARTELO. Entende. Abcos.

        2. Márcia Diz

          Boa tarde .não está valendo ainda foi aprovado no senado .como o artigo acima informa .agora vai descer para os deputados e dps para o presidente. E só lê o artigo acima está falando todo o processo q vai acontecer.

          1. Jose Diz

            Cadê vocês deputados? Temos filhos desempregados e a renda diminuiu

        3. Tatiana Diz

          Enquanto não vira lei eles seguem descontando do aposenado

        4. José Rosa de Oliveira Diz

          O Presidente Jair Bolsonaro, está fazendo o possível e o impossível para ajudar os trabadores, tirar o país da crise, porém esses esquerdistas que sempre roubaram o Brasil e se enriqueceram com a miséria do povo brasileiro, ficam atacando, atrapalhando a governabilidade do País, com a ajuda do congresso e câmara dos deputados e também da côrte dos torgados bandidos..Avante Brasil, vamos de mãos dadas sociedade brasileira, vamos vencer essa batalha, se Deus quiser.. Amém Aleluia..

          1. Josefa Diz

            MT esta incluso sim

      2. Suzana Diz

        Eu prefiro terminar meu consignado em fevereiro de 2021.

      3. Márcia Diz

        Leia o artigo acima pós lá está informando se saio ou não e o q vai acontecer .

  10. Célia Marcatto Diz

    Realmente, pra aumento de salário deles, eles fazem sessão na madrugada, agora pra fazer algo em prol dos aposentados tão nem aí. Mas vou me vingar nas urnas, essa eu não vou esquecer não. Nós aposentados precisamos nos unir nas urnas, pegar o nome de cada um. e marcar numa listinha negra. Provavelmente irão se vender ao lob dos banqueiros.

  11. Agda pimentel Diz

    Ja tá valendo essa lei, pork foi descontado o do meu pai normal esse mes

  12. Renilda Diz

    Será que o servidor público que teve a dívida renegociada, também foi contemplado?

    1. Francisca Diz

      Me ajudaria muito essa suspensão por 4 meses

  13. Giselia Diz

    Pra esses políticos vota em prol de algum benefício pra população é esse moído, só vão resolver quando acaba a pandemia e os aposentados precisando, AFF !

    1. Angela Diz

      Sou funcionária pública meu salário é de 1080 reais por ter empréstimo consignado em folha recebo apenas 736 reais por mês , para complementar minha renda eu trabalhava com um brinquedo em praça publica nos fins de semana por causa da pandemia não tenho minha principal fonte de renda está muito difícil por ser funcionaria pública também não tenho direito ao auxilio emergencial do governo a suspensão das parcelas em empréstimos é muito importante para todos os funcionários .

  14. Paulo arruda Diz

    Isso é uma vergonha desses políticos safados feito rodrigo Maia e esse bundao alcolumbre uma coisa tão simples de fazer ai ficam esses bundoes com jogo de ciumeiras querendo um ser mais q o outro e com isso os aposentados vão sendo humilhados dependendo desses crápulas bandidos LADRÕES q estão lá no poder colocados por nos essas suspensões estao sendo feitas normalmente em quase todo Brasil sem precisar de tá essa esculhambacao de depender desses políticos safados agora recentemente na paraiba foi decretada suspensão das 4 parcelas feita pelo governador no Rio de Janeiro do mesmo jeito no Mato Grosso do mesmo jeito agora quando parte pra politicagem de,senadores e deputados ai o negócio tá do jeito q está tds com ciumeiras outros ganhando boa bolada dos bancos eles se aproveitam e tem mais os 5% da margem foi bater no STF já pensou agora é q não vai dar certo um tal stf ( superior tribunal de injustiça) comandado por Gilmar Mendes q detesta aposentados bandidao inrustido de toga preta já pensou ? A revisão da vida toda um direito q todos aposentados tem isso foi uma reparação q o stj fez ja q o INSS o pior inimigo dos trabalhadores deixou de contabilizar as contribuições antes de 1994 e com isso fudeu a tds os aposentados mais o stj reparou e agora o ladrão inss entrou com recurso e o stj não teve peito e nem moral de desconsiderar o tal efeito jogou para o tal STF decidir mais decidir o q? Se já foi reconhecido o direito dos aposentados e já pensou ser decidido um processo tão importante como esse nas mãos do supeito STF o guardião das injustiças comandado por Gilmar Mendes e companhia limitada mais tá todo mundo de olho esperamos q isso não va durar anos e anos q se resolva logo pois como foi até reconhecido pelo STF de um processo ser infraconstitucional !

  15. Ana Diz

    Realmente, é uma demora isso… Tanto pra aprovação da suspensão do empréstimo, qto a do 14° salário… Enquanto isso sofremos, as coisas de mercado aumentaram, tem a compra de remédio, meu esposo sem trabalhar… Se fosse pra aprovação do aumento de salário deles, ia servem tempo record!! Triste…

    1. Maria Souza Silva Macedo Diz

      Deus ajude que suspenda logo coloque de volta os valores na conta está tudo muito caro o. Dinheiro não está dando para fazer feira e comprar remédio está tudo muito difícil

    2. Bernadeth viana Diz

      Ana,tem toda Razão, mais agora no Brasil, quem dá ordem é o (STF) não é o Senado, a Câmara dos deputados federais e muito menos o presidente da República, todos nós estamos vendo que o (STF) é que está Governando o nosso país chamado Brasil? Os ministros é que está autorizando afavor ou não dá PL ou da MP todos os projetos dos parlamentares?

  16. Ione Maria dos Santos Geambastiani Diz

    Hoje dia 01/07/2020 fui tirar minha aposentadoria e descontaram o meu empréstimo ta certo isso

    1. Arnaldo Ferreira Diz

      O problema é que a votação ainda precisa passar pela Câmara, foi aprovado apenas no Senado. Enquanto isso vamos continuar pagando.

      1. Diz

        Pois é. E esse mês de julho eles entram em recesso. Vão parar os trabalhos, sair de férias, com suas contas bancárias cheias e a gente que vire pra pagar nossas contas e não morrer de fome.😠😠😠 se

        1. Célia Marcatto Diz

          Realmente, pra aumento de salário deles, eles fazem sessão na madrugada, agora pra fazer algo em prol dos aposentados tão nem aí. Mas vou me vingar nas urnas, essa eu não vou esquecer não. Nós aposentados precisamos nos unir nas urnas, pegar o nome de cada um. e marcar numa listinha negra. Provavelmente irão se vender ao lob dos banqueiros.

          1. Sandra Diz

            Continuo aguardando quem sabe este mês estou cuidando de duas famílias desemprego de filhos iria ajudar muito 4 prestações prorrogadas

      2. Izabel Diz

        Pois é Quando isso vai ser verdade para nós não ser descontado em nossos salários de aposentadoria.

      3. Leila Faria Pedrosa Lopes Diz

        No meu tbm foi descontado, será que esta valendo mesmo????

      4. Wilson Diz

        …aí, vc não pode confiar no título da matéria, pois não é a verdade…PQP!!!

  17. Luiz Diz

    Isso também é para os miltares aposentados das forças armadas.

    1. Isoel soares Diz

      A Câmara entra em recesso..e o adiamento do consignado NÃO vai sair mesmo.. eles os senadores votaram rápido..já os deputados querem mais que nós se lasquem…se fosse aumento deles votavam no mesmo dia…o praga de políticos que só pensam neles próprios

    2. Lucia Diz

      Ao invés de aprovar a margem de uma porcentagem maior para o empréstimo,deveriam aprovar com urgência a suspensão do consignado…Porque ,sem o desconto,o aposentado não vai precisar fazer mais um empréstimo,ou seja , não vai precisar aumentar sua dívida….

  18. Luís Michel navarro Diz

    O ministro da econonia não gta do pobre do apoaentado so dos Bancos e dos ricos.

    1. Maria Souza Silva Macedo Diz

      Deus ajude que suspenda logo coloque de volta os valores na conta está tudo muito caro o. Dinheiro não está dando para fazer feira e comprar remédio está tudo muito difícil

    2. Sebastiao de souza matos Diz

      Contribui 38 anos agora o Dora esta descontando 16 por cento da contribuição. Meu salario que nâo é reajustado cerca de 20 anos (gestao) PSDB ainda não pagou o 13°. Servidor do Estado de São Paulo tem o salario mais baixo do País.

    3. Fran Diz

      Pois é pessoas…Na próxima eleição jamais devemos esquecer esses bandidos que só olham para o próprio bolso…Também aguardo com ansiedade que passe esse projeto. Muitos se aproveitando da pandemia para tirar nosso lombo nos preços.
      Quando se trata deles mesmos, tudo acontece para ontem e para o povo só ferro. Desacreditada …afff

  19. Roberth miranda Diz

    Quando aprovarem na Câmara dos deputados ainda vai passar por outra morosidade a sansao do presidente temos que rezar pra ele não vetar pq o senhor Paulo Guedes é a favor dos bancos e contra os aposentados se o presidente bossonaro tivesse algum apreço pelos aposentados desse país já tinha enviado para a câmara dos deputados uma medida provisória suspendendo os empréstimos consignados a MP tem efeito imediato mais infelizmente nosso presidente fala muito e faz pouco

    1. Sebastiao Valadares Carvalho Diz

      ESTOU ACREDITANDO NESSA PROPOSTA Ñ AINDA MAIS DEPUTADOS FEDERAIS VOTAR PROJETO CONTRA BANQUEIROS, SÓ ACREDITO RECEBENDO.

  20. Lauridia Diz

    Tenho finho neto em casa se nao cobra inprestimo por 4 mes e bom o nos ganhar um alcilio tanbem ea inda cuido de minha mae. Nao e fasio vcs tem q ajudar nos pra nos ajudar quem ta desenpregado

    1. Edvaldo gomes da silva Diz

      Sou funcionario federal aposentado do inss tenho consignado descontando no meu contra_cheque eu tenho esse direito

    2. Maria Aparecida dos Reis Diz

      Estou na torcida por essa suspensão com essa situação não estou conseguindo trabalhar pois meu pagamento não dá p despesa exenciaises esse 4 mês já me ajudaria muito obrigado a todos que estão lutando por nós

  21. SIRLEI Diz

    Pois é sou pencionista ganho 1 salário mínimo tenho 2 filhas pra criar sou diarista mas não estou trabalhando devido a pandemia ñ tive nem um tipo de auxílio porq sou ja tenho um beneficio federal mas eles acham q consigo sobreviver com 1 salário q ja vem com descontos q fiz quando precisei se aprovassem essa lei ai de prorrogar os descontos me ajudaria bastante.

  22. QUELI CRISTINA SILVA Diz

    Palhaçada isso, ficam todo mês falando sobre esta suspensão e nada de ser aprovado está mês o da mãe foi descontado normalmente, estão é nos enrolando isso sim.
    Querem ganhar tempo iludindo os aposentados, desde janeiro este papo furado e os descontos continuam acontecendo sem dó e nem piedade.
    Realmente aposentado não tem vez neste país.

    1. Maria da. Silva. Oliveira Diz

      É vergonhoso. Eles. Afirmando. Que. Os. Imprestimo. ESTÃO. Suspensos ainda. On Tem. Recebi. Meu. Holerite. É revoltante. Invés. De. Vir. Sem. Desconta. Veio. Tirando. Mais. Em. Desconto. Em. Fha. Nos. Militares não. Sei. Onde. Fica. Esse. Desprezo q. GOVERNO faz. Com. A. Polícia. Tá. Causando muita. Revoltado. Dei. Craro.. sou. Viuva De um. Militar. Sou Pemcionista. Imagine. Aquele. Q. Está. Na. Ativa. Ficam. Muito. Triste. É. Revoltado. Trabalhando. Todos. Triste. É. Revoltado.praticamente 5 anos Sem. Almento. A não. Ser. Aquele. Vergonhoso. Almento de 5%cento. Que vergonha. Senhor. João. DORIA. Não. Foi. Essa. A. Promessa BQUE. Senhor. Fez. Na. Sua. Canpanha.. nem. Em. Meio Desta. Pamdemia. O. Senhorbbnao. Faz. Nada. A. Favor Dos. Militares.. só que. Senhor. Pode. Esquecer. NUNCA mais. Será. Eleito é. Muito. Descaso com. Os. Militares. .. Revoltado. 💔

      1. Lucia Diz

        Ao invés de aprovar a margem de uma porcentagem maior para o empréstimo,deveriam aprovar com urgência a suspensão do consignado…Porque ,sem o desconto,o aposentado não vai precisar fazer mais um empréstimo,ou seja , não vai precisar aumentar sua dívida….

  23. Anderson Diz

    O meu empréstimo ja foi descontado a partir de qual mês que vai ter parado

    1. Nell Diz

      O problema maior está na Câmara. Cambada de fdp. Altos salários, muitas propinas e nenhum respeito por ninguém. Serve de experiência no momento das eleições. Vamos ser mais espertos. Qto as suspensões, ficou acordado que a Câmara votaria AINDA essa semana. Vamos manter a esperança. Boa Sorte para nós. Amém!

    2. Eunice Diz

      O meu tbm descontou, quando vai valer

  24. Hildete Maria Ribeiro Diz

    Gostaria de saber como isso vai acabar, só sei que para os aposentados existe vários impecilios, embora eles ainda não fizeram nada por nós,só tem promessas. A antecipação do décimo é um direito nosso apenas adiantaram. Gostaria que eles refletissem se realmente estão fazendo alguma coisa por nós.
    Pensem mais nos aposentados.

  25. Marisa Diz

    Gente mais que demora é essa é quando vai começar, todo mês eles inventa uma coisa…POCHA PENSA MAIS UM POUQUINHO NOS APOSENTADOS..🙄🙄

    1. Nubia Diz

      Oi! Bom dia tenho bebê e outro filho especial ,só administrativo da educação gostaria de saber dos outros bancos tinham que suspender tbm as parcelas

    2. Marci lima santos Diz

      Nos temos que dar o troco neles nas eleiçoe!! Brasil…

  26. Elza Diz

    Já estou cansada de aprova não aprova eles não estão nem aí porque quem passa nesecidade não é eles concerteza. vai acaba a pandemia e nois vamos continua com esse sofrimento de não ter dinheiro nem para alimentação pois aumenta todo dia.

  27. Claubenio Diz

    Porque tem cidade que já está valendo e outras não

    1. Clelia Afonso Diz

      Sou pecionista e estou com meu filho em casa com a esposa gravida e ficaria satisfeita vai me ajudar bastante se for aprovado

    2. Dayse Diz

      Para os aposentados até agora não tiveram nenhum benefício, fica nessa senado , para câmara e ainda o voto do presidente. Vota logo isso,em sessão virtual. E aprovem também o décimo quarto salário para os aposentados receberem em dezembro. Estão dando auxílio para quem nem precisa e os aposentados nada.

      1. Julio César Diz

        Só estão enrolando ..
        Tipo assim passo de tartaruga si fosse para alimentar o salário deles já estaria TD resolvido ..
        Lamentável!! 🤔

    3. Rosangela Diz

      Bom dia a minha pensão venho descontado o empréstimo

  28. Fabio Santana Diz

    Está demorando a aprovação pela Câmara e as contas estão chegando os aposentados estão no desespero , Tudo está caro e na verdade está havendomuita perda .
    É preciso olhar com mais carinho a está classe que tanto já trabalhou!

    1. Gildo Diz

      Bom dia!
      Quem tem empréstimo consignado trabalhando em empresa privada as parcelas vai ter suspensão por 4 meses também?

  29. Barcanteneto Diz

    PQP, VÃO ESCREVER ERRADO ASSIM LA NA CHINA!!! 😂

    1. Sueli Gonçalves Diz

      Fala Professor!!!!!!

  30. ELISBÃO Diz

    Epoca de eleições, nós que somos obrigados a votar, deveriamos lembrar dos Candidatos a Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores. Que cumprimos nossa obrigação, porque somos obrigados a votar, mais ir nas seções eleitorais no dia da votação e uma obrigação imposta a nós, mais votar cabe a nós, votar ou não.
    Compareçam justique sua presença, e anule seu voto.
    Vamos surpreender esses oportunista avido por poder.
    Quando verem milhões de votos anulados.
    Que teram que mudar suas condutas perante o povo e a nação que querem representar.
    “TODO PODER EMANA DO POVO”

  31. Esli Diz

    Está demorando tanto a aprovar que quando eles resolverem aprovar a pandemia já acabou

  32. Cristina lacerda Diz

    Quando será suspenso,depois que tudo passar?
    Kkkkkkkk

    1. CEZAR R Dutra Diz

      Se for em benefício dos deputados e senadores já estaria aprovado

  33. Luiz Carlos Diz

    Se fosse para o bens deles já teria aprovado rapidinho ,eu nem acredito mais , minhas expectativas já se foram ,a outra vez fizeram a mesma coisa ,eu estava feliz e de repente tudo por água abaixo

    1. Edilson Barbosa da Silva Diz

      Falta de respeito com os aposentados e pensionistas do nosso país

  34. ENILZETE MAGALHAES DOS SANTOS Diz

    O que acho uma falta de vergonha desse poder público para ajudar os pobre dos aposentados que ganham um salário de miséria que não dar para comprar alimento e remédio e o pior agora toda família desempregada que estão sobrevivendo e passando muitas necessidades com aposentadoria do pai o da mãe o único que tem fixo, agora quando é para auxílio emergencial onde muitas pessoas recebem sem ter direito aí é tudo liberado rapidinho agora o pobre do aposentado que trabalhou a vida toda pra ganhar um salário mínimo e ainda acolhe a família que perderam seus empregos aí eles fingem que nem existem agora fica essa esculhambacao aprova não aprova esse desconto do consignado, eles sabem que os aposentados estão passando fome mais pesam que eles se importam, aprova logo isso deixem de tanto bla bla bla.

    1. Zilda Albertini Garção Diz

      Pq só os aposentados estão sendo prejudicados. Socorre a gente aí.
      Esse projeto já devia estar aprovado.

  35. Vilson Silvestre Marques Diz

    Nossa esperança é que hoje a Câmara dos Deputados Federais confirme esse Projeto e acrescente os Servidores que também merecem tal ajuda, abraço e boa sorte a todos.

    1. karen campos cardonski Diz

      Servidor público somente com filho desempregado é?

      1. Valdemir Válido de Oliveira Diz

        Vergonha essa demora se fosse para os parlamentares já tinham até recebido aumento de salário.como é um pequeno benefício para os aposentados ficam com essa demora.

    2. Helio Dias de Sousa Diz

      Os aposentados do INSS que hoje possuem processos junto a justiça federal no Brasil, com relação a revisão da vida toda, os mesmos encontram-se suspensos por determinação do STJ, onde existe um recurso extraordinário impetrado pelo INSS.
      Lembrando que o plenário do STJ em dezembro passado, já havia se manifestado pela continuidade e liberação da revisão da vida toda dos aposentados, e agora existe essa suspensão solicitada pelo STJ, ao qual todo o processo em questão fosse encaminhada ao STF para a sua manifestação.
      Nós aposentados no caso, solicitamos ao STF, a sua apreciação em caráter de urgência, por uma questão amplamente social, na esperança de dias melhores aos aposentados, que lutaram anos e anos para conquistar o que é de direito constitucional.

    3. Vânia Almeida Diz

      E quando vão votar o aumento da margem do consignado.

  36. Gilberto fernandes de sao jose dos campos sp Diz

    Estes cara tá de gozação com os aposentados tánto senadores como deputados se eles quisesse fazer as coisa sertã eles comesava a votacao pela camera depois pelo senado mas como eles não está nem aí com os aposentados eles ficam aí nesta a morosidade eles não presisa até passa pela camera volta para o senado e o presidente sanciona ou veta se eles pensassem né quem mas presisa a camera já tinha votado porque fãs mais de uma semana que o projeto tá na menos deles

    1. Gilberto fernandes de sao jose dos campos sp Diz

      Gostaria de pede para os deputados que eles tivessem um pouco mas de sensibilidade com os aposentados e que voltasse logo este projeto que suspende a cobrança dos consiginado por 120 dias os aposentados está pressizando

  37. Juarez Cirilo da Silva Diz

    Por que os deputados não rezouvi logo e faz logo essa votação o povo tão aflito vocês so ponhi notícias mais ninguém age por não rezouvi logo

    1. Maria de Fátima Tavares da Silva Silva Diz

      A partir de que mês vai ser suspenso

  38. Márcia Roseli Arcângelo da Silva Diz

    Está descontando sim o meu veio descontado
    Da Aposentadoria

  39. Edy Diz

    Bom dia Altarquias aposentados do município não tem direito a pausa do consignado. Não estamos sofrendo também com a pandemia. Precisamos de socorro urgente. Municipio não faz nada por nos

  40. Rosângela Souza Lima Diz

    Para os aposentados e pensionistas do INSS tudo, para os aposentados e pensionistas do serviço público nada, para os servidores públicos da ativa que tem filhos tudo, para aqueles que não tiveram filhos nada. Mesmo que eu não tenha ajudado a povoar o país também tinha um trabalho informal para complementar minha renda porque tenho um baixo salário no serviço público, por isso ficar 4 meses sem o desconto do consignado ajudaria muito, porém o benefício só atinge a quem tem filhos. Mais independente desta condição também estou em situação difícil.

    1. Sonia Silva Mortágua Diz

      Me encontro desesperada sou pensionista do Estado,perdi um filho em acidente carro e deixou uma filha de 7 anos o outro filho e a esposa estão desempregado devido a epidemia e tem uma filha de 5 anos ,já não sei que fazer me encontro com depressão e 2 hérnias que não tenho condições de pagar a operação,pois tenho o empréstimo consignado ,não estão descontando na folha de pagamento ,mas desconta como empréstimo.pessoal ,cai meu pagamento o Bradesco já retirá na conta um absurdo.

  41. Vanete Diz

    O banco bmg tbm vai suspender o emprestimo consignado

    1. Manoel Barros Diz

      Infelizmente nossos senadores e deputados federais nada faz por quem mais precisa nesse momento nem 5%de aumento da margem nem suspensão das 4 parcelas tds os partidos não estão preocupados

  42. Vanete de Deus Oliveira Diz

    O banco bmg tbm vai suspender o emprestimo consignado

  43. Maria de Lourdes Ribeiro Emiliano Diz

    Eu sou pensionista e sempre desmontaram as parcelas de mim Oque devo fazer para não descontarem de mim as parcelas

    1. Joao carlos statzner Diz

      Minha mae tem 76 anos fui receber o pagamento dela ontem e descontaram todos os emprestimos recebeu uma mixaria o governo nao disse que nao ia descontar emprestimo durante 120 dias mais os bancos nao respeitam ninguém so querem encher os bolsos vou colocar o banco justiça todos aposentados deveriam fazer o mesmo

      1. Elenir Diz

        Não foi aprovado ainda

    2. Edvaldo Diz

      Senhores deputados, aprovem logo porquê já estou no limite, já pensei em suicídio.

    3. Thays Diz

      Quero saber qual ano vai sair esse resultado ,isso rola desde Abril e nos estamos aflitos .
      Precisamos rapidamente.
      Recebo pensao por morte ,tenho descontos 3 filhos conto ansiosa pra isso acontecer

      1. Wagner Diz

        Falta de respeito com quem trabalhou e difícil saber que ladrão e vagabundo recebem sem problemas enquanto os aposentado nada de nenhum tipo de ajuda mais eleições está próxima vamos lembrar muita coisa de quem só está nos prejudicando e ajudando marginais

    4. Marineide Luciana Santos Francisco Diz

      A partir de quando será suspenso o empréstimo para aposentados e pensionistas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?