Saiba se desempregados precisam declarar o Imposto de Renda

Tem dúvidas se desempregados precisam declarar o Imposto de Renda? Quer saber se é inseto da declaração ou se então deve procurar um cobrador? Quer saber qual o prazo para enviar sua declaração de imposto de renda? Tire todas as suas dúvidas no nosso artigo.

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda (IR) é um dos tributos mais famosos do Brasil. Ele é um tributo federal, e, por isso, sua regra é única para todo o país.

Este é um imposto que é cobrado com base na sua renda. Em outras palavras, você informa ao governo todos os seus bens e valores recebidos ao longo do ano.

Essa declaração de rendimentos será computada pelo governo, que pode cobrar uma taxa ou então restituir um valor, caso o valor retido seja superior ao que você deve.

O imposto pode ser retido na fonte por meio de contratos realizados pela CLT, o popularmente chamado carteira assinada.

Desempregados precisam declarar o Imposto de Renda?

Depende. O que definirá se desempregados precisam declarar o Imposto de Renda não é sua condição atual, mas sim os seus rendimentos do ano de anterior, neste caso o ano de 2020.

Veja abaixo alguns critérios que te obrigariam a declarar o imposto de renda:

  • Caso você tenha recebido rendimentos tributáveis anuais ( soma de salários e aluguéis, por exemplo) superiores a R$ 28.559,70;
    -Caso você tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil. 

Confira outras condições referentes a ganho de capital e operações em bolsa de valores; atividade rural e bens e direitos no site da Receita Federal.

Qual o prazo para enviar sua declaração de imposto de renda?

O prazo para declarar o imposto de renda ainda não foi anunciado oficialmente pelo governo, mas, geralmente, a declaração deve ser feita entre março e abril.

No ano passado, um ano atípico com o início da pandemia da Covid-19, os prazos para declarações foram estendidos.  Não se sabe se o mesmo deve ser feito também este ano.

A declaração de rendimentos, se você trabalhava no ano passado, por exemplo, devem ser pedidos a empresa. O empregador deverá te entregar um documento com os seus rendimentos e qual o valor já foi retido na fonte. Você poderá ter até restituição de valores, caso a sua renda retida seja superior ao cobrado pelo governo com base nos seus rendimentos.

Importante destacar que, se você se enquadra nas regras, deve declarar o quanto antes. Isso pode adiantar o recebimento da restituição de valores, caso haja verba liberada para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.