Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Saiba como vai funcionar o pagamento do 14º salário no INSS 2020

A criação do décimo quarto salário do INSS já tem voto favorável de seu relator na Comissão do SENADO

O Senado Federal, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), já se prepara para votar sobre a Sugestão (SUG) 11/2020, que pretende criar o 14° salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ideia da Casa Legislativa veio por conta do adiantamento do 13º que ocorreu em consequência do coronavírus.

A implementação do 14º salário emergencial, além de socorrer aos aposentados, os que estão em grupo de risco, também pode servir como uma injeção de recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2018, foi comprovado que 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são arrimos de família, percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

Dessa forma, toda renda extra liberada é vital para sobrevivência desse gripo da população. Assim, ciente da dificuldade pela qual grande parte desses beneficiários irá passar pós pandemia, a proposta foi adotada a fim de criar um 14º salário em favor dos segurados e beneficiários do INSS.

Relator aprova proposta

A criação do 14º salário do INSS já conta com voto a favor do senador Paulo Paim. relator da Comissão. Ele, que aprovou o texto no final de junho, diz que “além do caráter humanitário da medida proposta no projeto que visa gerar amparo para categorias vulneráveis da nossa sociedade”.

O relator diz que é inteiramente favorável à sugestão por entender que “o dinheiro destinado aos segurados e beneficiários retorna muito rápido para o comércio em geral, possibilitando um aquecimento na economia nacional já no início de 2021 e podendo assim alavancar outros setores da economia”.

Por meio de seu voto, o senador propõe que a SUG passe a tramitar como Projeto de Lei, para inserir o décimo quarto salário na Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

“Diante do exposto, o voto é pela APROVAÇÃO do décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS”, acrescenta o relator.

Sendo assim, agora a proposta vai seguir para ser votada na comissão. Se aprovada, a proposta vai garantir o pagamento do 14º salário para quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

14° salário

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Após o processo no legislativo, na Câmara e Senado, o projeto enfim é destinado ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que decide se veta ou sanciona a lei.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Veja também: Saiba quem pode receber o BPC de R$600 do INSS

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

46 Comentários
  1. Maria Francinete da Silva Paula Diz

    É isso mesmo nós aposentados somos esquecidos ,fazem uma propaganda danada a respeito dessas 4 parcelas que iam descontar ,e caiu no esquecimento
    N falam mais ,.não sabendo eles que temos nossos filhos e netos que votam e nós idosos nem todos estamos com Alzheimer
    Vamos nos unir e dar resposta pra eles nas urnas .

  2. Regibastos Diz

    Esqueceram os 4 meses sem descontos de empréstimos consignados… Para aposentados e pensionistas. Isso aí entrou no esquecimento.
    Mesmo essas parcelas serem jogadas para as últimas, ou seja não seria desconto e sim uma pausa para respirar mas infelizmente QUEM.MANDA NO PAÍS E NOS POLITICOS SAO OS BANQUEIROS,.DESDE A EPOCA DE DE PEDRO 1 KKKKKK FDP

  3. Vicente Pereira de Souza Diz

    Essa empresa polo grf girafe golpista, vende más não entregam, estão dando golpe em várias pessoas

  4. Sik Sito Diz

    Até concordo. Eu só não entendo por que para os aposentados do Estado o Governador João Dória quer impor que seja paga previdência, só aposentados do INSS possuem problemas financeiros e familiares? É ainda por cima o senhor Dias Toffoli, assina embaixo. Complicado

  5. Douglas Diz

    Tantas pessoas pegando ajuda do governo.os aposentados e pencionistas recebeu adiantado o gue ja era de direito .porgue nao dao logo um spcorro pra nois agora tamo ferrado .

  6. Maria norma Diz

    Bom dia vcs querem q eu falo a verdade.vou falar pq Deus não gosta de mentira.sou aposentada só com o salário mínimo moro de aluguel pg 400 de aluguel a luz vem 150.pra eu pagar tive q parcelar em 7vezes a água vem 60 ou 80.A internet vem 100.só pra vcs terem uma base tudo isso pra pagar fora as outras coisas ventilador quebrado geladeira dando choque TV não sei nem o q é isso.ainda tem um bocado de coisas pra pagar remédio só tomo dos postos.pq cadê o dinheiro pra comprar.a maioria desses remédios de postos não presta.eu passo fome sim.mas sou feliz pq tenho Deus no coração.e sei q ele está comigo.adianta eu me revoltar não.a gente colhe o q planta um dia quem sabe vou colher o q plantei lá em cima.ah.pois é falei aminha barriga vive cheia da palavra ok.thial governadores.

  7. José Domingos Diz

    Minha mãe e ganha a aposentadoria do idoso ela tá bem terá direito.

  8. Tânia Regina Vargas Gonçalves Diz

    Seria bom demais que usar décimo quarto viesse, pois ajudaria muito, principalmente nos que ganhamos salário mínimo.

  9. Socorro sou pensonista recebo 1.045 tenho três filhas pago luz água almoço so ovo Diz

    Dou pensionista tenho três filhas menores de19anos são estudante pago luz água e casa com um salário da so pra mim almoça e janta ovo com feijão e aroz Do uma vez na semana que eu compro carne ou frango porque tenho que basta com remédios ainda tenho que te uma limitação saldavel porque tenho tolerância lactose e alegia alimentação se almenta o salário e congelar as mercadoria quem saber eu poderia comer carne todos os dias

  10. Alexandre Diz

    Sim o 14° Salário para aposentados do INSS é uma grande ajuda aos mais necessitados, porém sugiro que este 14° Salário deverá ser pago somente àqueles que recebem até 2 Salários mínimos pois estes são os mais veneráveis!

    1. Célia Maria Gomes André Diz

      Não seja egoísta pois eu recebo mais que dois e ajudo muito minha família, vc quer que o caixa da previdência fique com mais dinheiro para ser roubado, pense no próximo pois vc poderá ser um deles.

    2. Martins Diz

      Muitos que ganham acima também trabalharam mais de 35 anos e contribuindo no teto. É justo?

  11. Arnaldo X. Correia Diz

    Não entendi porque ainda não foi dado aos aposentados alguma ajuda, além do adiantamento do 13o. salário, que mal serviu pra fazer frente às novas despesas produzidas pela pandemia, como máscaras, produtos de higiene e limpeza em maior quantidade de uso e outras despesas que surgiram. Esse 14o. é um reconhecimento para quem já trabalhou a vida toda para garantir que o Governo pudesse ter como oferecer essa ajuda a quem perdeu seus empregos, a outros que não os tinha e ainda outros que jamais trabalharam.

    1. Magarete Diz

      Alexandre’, como assim??? Eu ganho mais q dois salaris de aposentadoria, tenho um filho acamado e o outro perdeu emprego ]or causa da pamdemia. As contas todas atrasadas, pago alugue. E vc vem falar uma besteira dessa!!! Ja foi pesquisado q o governo tem dinheiro suficiente no tesouro nacional. Ve se vc consegue nao olhar somente para o seu humbigo. Seu egoista de uma figa!!!

  12. Luiz Felipe Tavares de Freitas Diz

    Aprovo a iniciativa do Sr. Paulo Paim, sobre o 14° para aposentados e pensionistas.
    Solicito que seja aprovado na câmara de senadores e deputados e posteriormente que seja sancionada pelo Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
    Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

    1. Ivone Diz

      Até para aqueles que ganham o teto do INSS as coisas estão muito difíceis,uma vez que hoje no Brasil os aposentados e que são arrumo de família. E não é porque os mais novos da família são preguiçosos . E sim porque não tem emprego e os que conseguem trabalho ganham muito pouco e precisam da ajuda dos aposentados da família. Sem contar que agora com a pandemia as coisas ficaram ainda mais difíceis. O governo tem que ver esse lado e fazer alguma coisa pra ajudar os aposentados do país. Os mesmos tem seus méritos e são dignos de receber esse reconhecimento da parte dos governantes.

    2. Jose Diz

      Bom.dia gostaria de saber pq só o do auxílio boca não ter a direito a receber

  13. Maria Helena Diz

    Se esse bônus de 2 mil reais for mesmo verdade , vai ser muito bom para todos aposentados e pensionistas . Sem contar com o 14° salário que também vem em ótima hora . Minha mãe é pensionista , tem problemas visuais , pois ela tem gláucoma avançado e os colírios que ela usa são bem caros , esse dinheiro vai ser de ótima serventia . Deus abençoe vcs por essa iniciativa ..

    1. LIGER MAGANIN MARTINS Diz

      Maria Helena bc acredita em papai noel???

    2. Mara Diz

      Peço aos senhores, que façam alguma coisa para os aposentados e pensionistas como eu, o salário realmente é mínimo onde a gente tem que estar fazendo empréstimo consignado, até agr o que vi que VCS fizeram e agradeço é adiantamento do décimo terceiro, mas nada olha por nós em nome do Senhor Jesus Cristo, aguardo, Deus tocar no coração de VCS, é pelo merecimento a partir desse mês o bônus de 2.000,00,creio que isso ñ é nada para VCS , Obrigada.bom sua

  14. Rosiana Diz

    Peço aos senhores, que façam alguma coisa para os aposentados e pensionistas como eu, o salário realmente é mínimo onde a gente tem que estar fazendo empréstimo consignado, até agr o que vi que VCS fizeram e agradeço é adiantamento do décimo terceiro, mas nada olha por nós em nome do Senhor Jesus Cristo, aguardo, Deus tocar no coração de VCS, é pelo merecimento a partir desse mês o bônus de 2.000,00,creio que isso ñ é nada para VCS , Obrigada.

  15. Denuzia Rodrigues de Souza Diz

    Boa tarde gostaria de saber se for aprovado o 14 para aposentados e pra tds os aposentados do brasil?pois sou aposentada pela prefeitura de Biritiba mirim eu vou ter direito também?obrigada

    1. Venilton Nogueira de Souza Diz

      Esse projeto é só pra aposentandos da iniciativa privada

      1. Volnei de bona Diz

        Nào sei pq não é para todos aposentados, só quem ganha até 3 salarios, eu ganho um pouco mais de 3 salarios, to perdendo para a turma do auxilio reclusão, que matam , roubam, estrupam, traficam, este é o meu BRASIL.

  16. Elson soares ramos Diz

    Tera uma idade minima pra quem vai receber o 14° caso for aprovado?

  17. Maria Do Carm Diz

    Bom dia, gostaria de Saber como Fica nossa situaçao devido esse momento que estamos give do, porque nós que Sonos aposentados e pensionistas estamos sofrendo tamb, com Tonto’s almentos, e o governor ate agora nos ajudou muito pouco, ñ consiguiu paralisar is discontos did consignados que Seria muito viavel para nòs. Sou pensionistas.

    1. Ivanir ioritomo Diz

      Para todos está havendo benefícios nós aposentados não estão fazendo nada nem a votação da câmara deputados suspendendo o consignado não viram tenham consciência votem pelo menos uma ajuda a nós somos os mais sofridos neste pais

    2. Lucia Lauer Diz

      Também concordo .os aposentados .sáo vistos . Pelos Srs Parlamentares como estorvo. Para eles .não estão interessados.em saber .se com a fortuna .que nos dão .de 1045.00 .se dá pelo menos ,para alimentação .e os demais compromissos.geralmente .se fica .devendo . Na época.de eleição. Somos vistos como cidadãos. É uma vergonha para o Brasil . Não existe 1 ser .para defender os asalariados. Querem que .nós fiquemos. Pastando mais ainda . Sou idosa .aposentada com 1salário e revoltada . Ning lembra que existimos. Não tem eleição. O ano inteiro .né..?

      1. Maria Zilma Henrique Diz

        Eu sou aposentada tenho empréstimo no final quando recebo é 239 reais tenho minha família meus netos que ajudo porque a mãe deles não tem emprego. Meu nome Maria Zilma.

  18. Fernando Diz

    Ninguém mas fala da prorogacao do seguro desemprego se vai ter ou não.. se já aprovaram isso era que deviam providencia mas rápido possível tanta demora pra aprova uma coisa que milhares d brasileiro tá precisando

  19. Francisco cordeiro Diz

    Ola boa noite a todos/ senhores gonverntes vocês sabem o porquê a demora de vocês para aprovação dos benefícios do décimo quarto salário & outros mais pra população brasileira tas como aumento salarial onde tudo aumenta de valor semanalmente eseto o salário da classe baixa que parece diminuir entanto eu o convido pelo menos um de vocês a vim fazer uma compra básica com um salário mínimo para passar um meus/ e outros mais como perdão de dividas porém já ouvi perdão de dividas em nosso país sim mais não beneficiando os brasileiros que deram e dão a vida pelo país só que o perdão de dividas só quem tem direito a dividas São os que menos precisa assim como vocês ! eu desafio pelo menos um de vocês que tem lá o seu ordenado de no mínimo 35.000,00 a passar um mês só um mês com apenas 1.045,00 reais pra fazer tudo pagar água luz passagem de transporte público comprar medicamentos… aqui em pedrinhas de areia branca RN onde se localiza a cinsal empresa de um deputado federal fica aí o dezafio porém quando chega o ano das eleiçãos de vocês daí vocês saem da toca feito urubus em cima da carniça isso inclui também o senhor deputado federal dono da salina localizada aqui nas Pedrinhas. de areia branca RN porém eu estou usando do meu direito de expressão e de comonicasao eu tenho estes dereito por lei esta na constituição…

    1. Jorgina Guimarães Diz

      Bom dia, concordo plenamente com a sua opinião, deixo aqui também meu protesto contra esse absurdo, todos estão recebendo ajuda, menos nós os aposentados e pensionistas.

  20. Cláudia santos Diz

    Verdade ,o meu fiz o mês passado e já veio o desconto liguei pro banco e falaram que só tinha direito do cancelamento quem fez o empréstimo depois do dia 7 quando assinaram a proposta ,quem fez empréstimo antes não tem direito.

  21. Maria Cecília wang Diz

    Estou aguardando a resposta da suspensão dos descontos dos consignados estou muito difícil MESMO.

    1. Eletice Marques da silva Diz

      É verdade difícil é comprar meus remédios, voltar a ir no médico, com este empréstimos abusivos que nós fazemos e realmente porque não está dando para viver mesmo, eu tenho minha mãe doente com 94 anos de idade um irmão com câncer de próstata e Parkinson e é alcoólatra, e também tenho depressão e síndrome do pânico insônia, para fins de melhorar nossa situação financeira só dando os 2 mil reais e o décimo quarto, vai nós ajudar muito, eu 62 anos de idade, não estou podendo voltar a trabalhar, tenho dois idosos em casa comigo, gostaria muito de ser ajudada. Meu nome é Eletice Marques da Silva Serra Espírito Santo Brasil. É que não tenho facebook a muito tempo e meu apelido de criança fica aqui a muito tempo. Deus no comando de nossas vidas sempre.

  22. LILIANE LUCI DA SILVA Diz

    Porque vcs não colocam a notícia completa, não tem 14 salário ainda,então coloquem a notícia certa.

    1. Nílton Nappi Diz

      Os descontos de consignados só ocorreram nos meses de abril e maio, o resto foi só baboseira! O banqueiro nunca perde, quem trabalhou 35 anos ou fez por merecer o seu benefício só se ferra! A melhor saída prá não ficar nervoso com essas notícias prejudiciais é mexer cada vez menos no celular e menos ainda assistir tv aberta, principalmente jornalismo!!! Me sinto um inútil fazendo este comentário ao que ninguém dá a mínima importância! Só perdemos tempo fazendo comentário! Ninguém tá nem aí!!!!

      1. Maria Odete Diz

        Para o trabalhador que descontou todo o tempo que trabalhou para o INSS é mais do que justo receber o décimo quarto em dezembro já que o décimo terceiro já foi . Acredito que todos os brasileiros que ganham benefício do INSS estão precisando de mais dinheiro , quando se vai ao mercado os valores das mercadorias aumentaram muito e tem mais as contas que estão em atraso para pôr em dia. Fazem cinco anos que eu estou com problemas financeiros e não vejo um jeito de arrumar as contas quando acerta um lado aparece um outro. Pago a faculdade da minha filha mesmo a distância o valor é significativo. Preciso de um décimo quarto urgente.

  23. Jeronimo moreira da costa Diz

    Certeza absoluta

    1. Alexandre Diz

      Sim o 14° Salário para aposentados do INSS é uma grande ajuda aos mais necessitados, porém sugiro que este 14° Salário deverá ser pago somente àqueles que recebem até 2 Salários mínimos pois estes são os mais veneráveis!

  24. Valderes Diz

    Q demora pra ser aprovado
    E a suspensão dos empréstimos consignados
    Até agora nada de aprovar a suspensão das parcelas
    Si fosse coisas para os deputados senadores e vereadores já tinha sido aprovado e resolvido

    1. Antônia Diz

      E mais faço um camelo passa no fundo de uma agulha que eles liga pra pobe que que pobre morra de fome kkkk

      1. NELSON CORDEIRO FILHO Diz

        Porque o Governo não cria um canal de empréstimo “CONSIGNADO” pelo BNDES como fazem com grandes industrias com juros baixos para ajudar os aposentados deste país, afinal trabalhamos em no mínimo 35 anos pagando impostos no meu caso foram 49 anos comecei com 10 anos, hoje pagamos um juro altíssimo para os Bancos e quando falam em congelar por míseros 4 meses não aprovam, será que os “BANQUEIROS” AJUDAM O GOVERNO???
        Vcs precisam pensar nos aposentados como ser humanos e não como pessoas que não contribuem para com INSS como antes, a maioria tem problemas de saúde que leva maior parte do rendimento, pegamos empréstimos consignados pensando em ter uma condição melhor de vida, hoje se pegar 15 mil paga-se 4 vezes de mais “ISTO É AJUDA” mas em época de eleições até remédios que foram bloqueados voltam a fornecer no meu caso Galvos (sou diabéticos)
        Obrigado aos senhores políticos por pensarem nos aposentados, ou melhor inúteis como muitos pensam

        1. Rosiana Diz

          Peço aos senhores, que façam alguma coisa para os aposentados e pensionistas como eu, o salário realmente é mínimo onde a gente tem que estar fazendo empréstimo consignado, até agr o que vi que VCS fizeram e agradeço é adiantamento do décimo terceiro, mas nada olha por nós em nome do Senhor Jesus Cristo, aguardo, Deus tocar no coração de VCS, é pelo merecimento a partir desse mês o bônus de 2.000,00,creio que isso ñ é nada para VCS , Obrigada.

          1. Eletice Marques da silva Diz

            É verdade difícil é comprar meus remédios, voltar a ir no médico, com este empréstimos abusivos que nós fazemos e realmente porque não está dando para viver mesmo, eu tenho minha mãe doente com 94 anos de idade um irmão com câncer de próstata e Parkinson e é alcoólatra, e também tenho depressão e síndrome do pânico insônia, para fins de melhorar nossa situação financeira só dando os 2 mil reais e o décimo quarto, vai nós ajudar muito, eu 62 anos de idade, não estou podendo voltar a trabalhar, tenho dois idosos em casa comigo, gostaria muito de ser ajudada. Meu nome é Eletice Marques da Silva Serra Espírito Santo Brasil. É que não tenho facebook a muito tempo e meu apelido de criança fica aqui a muito tempo. Deus no comando de nossas vidas sempre.

          2. Francisca assizaLopes da silva Diz

            Eu acho que esqueceram de verdade de nós que recebe BPC e auxílio por idade.não temos direito algum.somos os mais vulneráveis não temos dessimo terceira. Não podemos fazer empréstimo não temos direito ao auxílio emergencial. me responda quem poder.só por ser os mais pobres e velhos não temos direito a viver com dignidade?essa pandemia toda fala aí quem recebe esses dois benefícios ganham pelo menos uma cesta básica?diga aí deixe seu comentário.só não esqueçam que somos velhos e doentes porque demos nosso sangue pelo Brasil.trabalhamos muito para criar nossos filhos.e lembre antes não tinha borça família nem ajuda nem uma era o suor de nossos corpos braços.e muitos como eu ainda é mãe solo e sustenta a casa e filhos paga água luz aluguel gás e remédio com um abençoado salário mínimo. Que Deus possa passar essa mensagem para alguém responsável e humano para nós ajuda.pois até agora são 6 meses de pandemia e estamos sobrevivendo com ajuda de DEUS.que Deus abençoe a todos. Amém

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?