Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Saiba como vai funcionar o novo Cadastro Único 100% digital

A carência de informações detalhadas e confiáveis sobre a população levou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) a sugerir o debate sobre a inclusão do cadastro único nacional digital

Em decorrência do novo coronavírus, vários serviços públicos pararam ou reduziram drasticamente seu atendimento.

A carência de informações detalhadas e confiáveis sobre a população levou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) a sugerir o debate sobre a inclusão do cadastro único nacional digital, com dados sistematizados que ajudarão a combater as fraudes nos programas emergenciais.

O Requerimento de audiência pública foi aprovado nesta segunda-feira (25), na comissão mista que fiscaliza as ações do Governo Federal para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, disse a senadora.

Gama propôs audiência com José Barroso Tostes Neto (Secretário especial da Receita Federal); Caio Mario Paes de Andrade (Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados); Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);  e Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania.

De acordo com a parlamentar, a inclusão de um cadastro nacional é urgente. O Governo Federal, segundo ela, precisa ter ações imediatas para consolidar, em um banco de dados único, todas as informações de diversas áreas dos brasileiros, como por exemplo, emprego, impostos, dados eleitorais, entre outros.

No mês passado, a senadora Eliziane comentou que o Governo Federal computou cerca de 46 milhões de brasileiros vulneráveis, quase um quarto de toda a população. Para ela, essas pessoas eram invisíveis aos olhos do governo, sem conta em banco, acesso regular à internet ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo.

O volume de CPFs suspensos e cancelados revela a quantidade de brasileiros que podem estar em situação irregular perante à justiça eleitoral ou sem puder realizar o alistamento eleitoral, o que é muito preocupante para o correto exercício da cidadania, avaliou a senadora.

Como saber se tenho inscrição no CadÚnico?

Diversos trabalhadores têm dúvidas se possuem ou não cadastro no CadÚnico do governo federal. Para tirar esta dúvida, basta consultar um dos canais de atendimento da plataforma, utilizando os dados pessoais dos integrantes da família. As plataformas usadas são:

  • Siteao acessar a página, basta preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência.
  • Aplicativodisponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Feito a instalação, basta inserir os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
  • Telefone:o serviço funciona como um tira dúvidas sobre o CadÚnico e outros programas sociais do governo. A ligação, que é gratuita de telefone fixo, deve ser feita pelo número 0800 707 2003.

Leia Também:

brasil 123  
55 Comentários
  1. HERBERT FERNANDES Diz

    Colocaram o número 08007072003 não funciona!

    1. Eny Batista Diz

      não consigo fazer meu cadastro único o site não abre não tem opções para cadastrar este número de telefone não atende meu marido esta desempregado tem 8 mês .

      1. Noemia Diz

        Boa noite, já é possível fazer o cadastro de forma digital?se está liberado como faço para me cadastrar e qual é o site?

  2. Edílson Diz

    Seria interessante dar o crédito da matéria à Agência Senado, que postou originalmente.

  3. FABIANA SIMAO DE OLIVEIRA JESUS CHAVES Diz

    sou autônomo ganhei bebe ja vai pra 2 meses não consegui recebe auxílio nem mesmo salário martenidade. pago mei todo mês.

  4. marciene de amorim moura Diz

    Estou sem a 2 parcela do auxílio emergencial com 4 filhos onde devo ir e oque fazer

  5. Sulamita Portela dos Santos Diz

    Meu filho não conseguiu receber o auxílio emergencial. Porque não conseguiu gerar o código de saque. Ele tem 19anos está desempregado

    1. Rosinery do carmo Diz

      Meu filho recebeu a primeira parcela .a segunda parcela nao recebeu ligo pro 111 fala que ele não se enquadra no requisito ele ta desempregado tambem fais parte do cadastro unico no aplicativo auxilio emergencial fala que ele ta aprovado como resolver

      1. Eva silva Diz

        Eu sou chefe de família e tenho 3 filhos
        2 menores de idade e 1 com 18 anos, recebi só 600 e meu filho consta no cadastro único do governo federal porém ele nunca recebeu nem a primeira parcela

      2. Irismar Lima De Aquino Diz

        Já dei entrada no pedido de divórcio antes de começar essa pandemia,e mudei também de endereço e não tenho o cadastro atualizado como faço?

    2. Marcos vinicius dresbach do amaral Diz

      No caixa da caixa gera o código

    3. Anderson Diz

      O número para contato nunca funcionou

      1. Robson Diz

        Realmente não funciona

        1. Luzinete Diz

          O meu ainda tá em análise sendo que estou desempregada a 4 anos e quem nem precisa recebem isso é injusto espero que aprovem é um direito meu

          1. edmara c de souza Diz

            eu nao fui aprovada mae solteira com dois filhos menor. muitos tao gastando com besteiras

  6. Elisangela Lopes Diz

    Tenho cadastro único mas não recebo mais bolsa família desde que estava trabalhando de carteira assinada aí cancelou . Agora estou desempregada e não consegui receber o auxílio .

  7. Maria Luzia Assis do Nascimento Diz

    Sou mãe sou terá sou cadastrada no bolsa família eles cortaro meu bolsa este mês fui receber e tinha cortado como fazer gurentena com armário vazio eu peguei so seiscentos reais o mês passado este mês eu não consegui oque fazer porque está os cras assistência social todo fechado liga nimguem atendeestou desempregada como fazer

  8. Ana Maria Diz

    Não consigo atualizar meu cadastro único,diz que não sou cadastra…e pelo telefone não completa a ligação

    1. Carlos Alberto Da Silva Diz

      Vai acabar a corrupção nas prefeituras municipais com isto

      1. Ivan Diz

        Sou microemprendedor e também nao tive a oportunidade de receber meu auxílio emergencial, alegaram que anbus da minha família ja receberam e fiquei indignado cpm essa situação. Tentei refazer o cadastro e nada ,como pode isso se eu nao tive como recorre o erro. Sem cliente e sem dinheiro para mim manter.

      2. Mary Lúcia costa de Souza Diz

        O meu esposo tá no cadUnico e até agora ele nunca recebeu nada do auxilio emergencial. O que ele deve fazer?

  9. Roselene Diz

    Meu marido está no cadastro único e desde abril não recebeu nada. Foi então até a caixa econômica federal e lá disseram que ele tem q refazer de novo.

    1. Sônia prudente Diz

      Fui aprovada dia 15 sou de janeiro e só diz que está precisando , minha filha já recebeu e eu não

    2. Leda lima Diz

      Como faço pra tirar meu nome do bolsa família da minha irmã . Não estou recebendo o meu auxilio emergencial porque meu nome está no bolsa família dela o CRAS da minha cidade está fechado . Ela e mãe solteira de um menino de 16anos eu sou solteira . Não tenho filho estou doente sou hipertensa tenho 50 anos nunca recebi nada do governo estou doente desempregada sem carteira assinada sou diarista precisando desse auxilio

  10. Nicéia costa da Conceição Diz

    Adorei essa decisão evita muita confusão pois eu fico aqui esperando as datas certas para eu buscar foi ótimo fui na agência estava vazia fui bem atendida como sempre e fui informada pra voltar denovo com um código que recebi há deixei a Xerox de meu RG e do CPF gostei pois não gosto de enrolação foi muito melhor as pessoas ficam ansiosa e não entende tem que ter calma presta bastante atenção nas notícias assim que tem que ser Ótima decisão,meu nome é

    1. ROSIANE DE ARAÚJO SOUZA Diz

      Tô muito triste não conssegui meu benefício; sou mãe solteira e trabalhava num bico de cozinheira fui dispensada hoje tô em dívidas reduziu meu ganho pago prestação de csa luz agua gaz comida … E as crianças ainda precisa estudar em csa na internet e não aprovou meu benefício tô devendo a cx só Jesus pra me ajudar

    2. Eliete de Castro França Diz

      Já tem um site para se cadastrar no Cad único e no bolsa família,sem sair de casa e enfrentar filas?

      1. Maiza Diz

        Qual site vc poderia dizer por favor pq procurei e não achei.

    3. Silvano da luz soares Diz

      Não consigo fazer o cadastro do auxílio emergencial.

  11. Angela M.P.do Prado Diz

    Francisco
    Eu acho otimo a criaçao de um cadastro unico federal, porque nem os bancos sabe quais cidadoes brasileiros que estao infuneraveis, nao sabe de quem mora em imovel alugados, nao sabe que a pessoa esta em favela ou em situaçao de rua, os bancos nao pede este cadastro para compra de habitaçao, ele teria que ser obrigatorio, e tem pessoas que nao conhece os programas sociais do Governo, tem muitas pessoas ainda analfabetica e sem direito a internet e nao tem conhecimento a nada no BRASIL.

    1. Val Sousa Diz

      Boa tarde,boa pergunta Marina, também queria saber,só passam a informações mais não falam como realizar.

  12. Leônidas Diz

    Quem já possui Cadastro Único “NÃO” precisa refazer ok!

    1. Samara Gomes de Oliveira Diz

      Como faz eu n tenho qual App?

      1. Marcelo bruno campos Diz

        Também não

      2. Rita de Cassia Diz

        Boa tarde! Preciso atualizar o meu cadastro único, já tem o site disponível pra atualizar pela internet?

  13. DON HAROLD CESAR Diz

    Muito bom.

  14. Rodrigo Marques Machado Diz

    Boa noite assim quando vou consultar pelo 111 dis q meu cpf está cadastrado no cad único mas ate àgora ñ recebi nem a primeira parcela já estão pagando a segunda nada de eu receber. Se estou no cad único porque preciso desta ajuda do governo gostaria de saber se podem me ajudar. Ass José Rodrigo Marques Machado

    1. Tani Diz

      Quando ligo eles dizem que me dinheiro foi depositado guano vou ver não tem nada já vai para segunda parcela do dinheiro emergência até hoje não o achei o que eu faço

    2. Lucaa Diz

      Olha no app ou liga pra caixa . Tem que ir atras

  15. Renata Diz

    Já vão analizar os cadastros únicos pra vê se não tem fraude ,dá uma olhada tbm quem recebe bolsa família sem necessidade por que tem muitos e eu conheço bastante que recebe

    1. Rodrigo Marques Machado Diz

      Boa noite assim quando vou consultar pelo 111 dis q meu cpf está cadastrado no cad único mas ate àgora ñ recebi nem a primeira parcela já estão pagando a segunda nada de eu receber. Se estou no cad único porque preciso desta ajuda do governo gostaria de saber se podem me ajudar. Ass José Rodrigo Marques Machado

      1. Ana cristina Machado Diz

        Eu consigo cadastrar no cadastro único do celular

        1. Ioneide Diz

          Rodrigo,vc tem que baixar o app caixa tem para transferir seu dinheiro,ou receber no caixa de acordo com o novo calendário.

          1. Adlânia Santos da Costa Diz

            Amei, evita estarmos se deslocando e causando aglomerações. Parabéns, pra senadora.

      2. Maiza Diz

        Nem todos que estão cadastro no Cadico Único tem direito vá receber eu mesma não consegui.

      3. Eva silva Diz

        Eu sou chefe de família e tenho 3 filhos
        2 menores de idade e 1 com 18 anos, recebi só 600 e meu filho consta no cadastro único do governo federal porém ele nunca recebeu nem a primeira parcela

    2. Maria veraneide Pereira santos Diz

      Também conheço

    3. Marina Diz

      Como fazer o cadastro único

      1. Macica Diz

        Não tenho renda eu fazia crochê mas parei porque tenho artrose cortaram meu bolsa porque a tenente que fez meu recadastramento em 2016 colocou uma renda de 150,00sendo que eu nunca ganhei isso aí cortaram meu bolsa.fiz um novo recadastramento em 2018 o atendente disse que fui cortada mas que eu ia voltar a receber mas até hoje espero,no entanto tem gente que o ganha de 2 a 3 salário é recebe porque como não é casada é não tem união estável diz que não tem companheiro é passa no perfil isso é injusto tem muita falha no sistema de inscrição revisem

    4. Samara Gomes de Oliveira Diz

      Eu n tenho cadastro único qual é o App?

      1. Macica Diz

        Baixa o App auxílio emergencial lá vc vê se foi aprovado quem tem cada Único é inscrito automaticamente baixa o caixa tem pra saber a data a receber

  16. Silvia Carla de jesus oliveira Diz

    Promoção boa que você apesar que atrás de mim que vocês estão ótimos informação para a gente

    1. Adlânia Santos da Costa Diz

      Amei, evita estarmos se deslocando e causando aglomerações. Parabéns, pra senadora.

      1. Elisangela Lopes Diz

        Tenho cadastro único mas não recebo mais bolsa família desde que estava trabalhando de carteira assinada aí cancelou . Agora estou desempregada e não consegui receber o auxílio .

        1. Izaltino Diz

          No rebi nada ate hj porque? To desempregado. Faço bico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?