Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Revisão Vida Toda INSS pode aumentar aposentadoria em 6 vezes

A correção do valor consiste em pedir à Previdência o recálculo da média salarial, considerando todos os salários do trabalhador, inclusive os anteriores a julho de 1994.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou a favor do tema 999, conhecido como “revisão da vida toda” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo assim, o aposentado poderá receber, conforme avaliações de especialistas em direito previdenciário, o valor do benefício até seis vezes maior que o anterior.

A correção do valor consiste em pedir à Previdência o recálculo da média salarial, considerando todos os salários do trabalhador, inclusive os anteriores a julho de 1994.

O INSS calculava, até a promulgação da reforma da Previdência no dia 12 de novembro de 2019, a média do salário com base nos 80% maiores salários do trabalhador a partir de julho de 1994. No entanto, a análise mudou.

Agora, o segurado que se enquadra na decisão e recebe hoje o piso da aposentadoria pode, por exemplo, passar a receber o teto da Previdência, um aumento de cerca de 485% nos ganhos. A “revisão da vida toda do INSS” pode abranger mais de 2 mil pessoas, segundo especialistas.

Vale lembrar que a situação, no entanto, ainda depende de alguns fatores, como por exemplo, o caso do contribuinte que trabalhou a vida inteira recebendo sobre o teto da previdência. No ano de 1993, no entanto, passou para a informalidade, se tornou empresário, e deixou de contribuir com o INSS desde então.

Na antiga regra, o benefício dessa pessoa quando se aposentou por idade foi de um salário mínimo, uma vez que ela ainda não tinha qualquer contribuição depois de 1994, apesar de todos os salários dela antes dessa data garantirem o benefício no valor do teto.

Benefício no teto

Com a decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça, que considera contribuições anteriores ao no de 1994, o aposentado poderá ter esse benefício revisado e, portanto, passar a receber o teto da Previdência.

“É uma situação em que a pessoa teve uma diferença em mais de R$ 4 mil. Mas é uma ação que tem peculiaridade. Varia para cada segurado. Tem trabalhador que vai ter uma variação de 200% do benefício, 300%, 400%; como têm pessoas que o cálculo pode piorar o valor do benefício”, disse o especialista em direito previdenciário Roberto Carvalho, presidente do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), ao site Metrópoles.

Veja também: Abono extra de R$ 2.000 LIBERADO para brasileiros no INSS; conheça a proposta

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

57 Comentários
  1. Helio pereira Diz

    Posso ir no INSS pedir pra fazer a revisão ?

  2. Elcio Silva Diz

    Bom dia pessoal, estou na mesma situação.
    O que é preciso fazer: vc vai ptecisar de um advogado pois ele fará o cálculo para saber se compensa ou não. Isto sem dar entrada no INSS .
    Ok.

  3. Edir Carvalho Moura Diz

    Eu estou é fazendo uma pergunta. Eu aposentei em dezembro de 2008, por idade . tinha contribuição desde 1978. De 1983 a 1993 contribuía quase sobre o teto. E este tempo não entrou na base do cálculo. Como já tem quase 12 anos de aposentada, posso pedir revisão?

  4. Luis Fernando Fontoura Diz

    Bom dia sou Luis Fernando tenho auxílio acidente desde 2010 870reais eu tenho direito a essa revisão…

  5. Simone Soares Teixeira Diz

    Gostaria de saber se essa revisão é automática e se vai valer tbm pra pensionistas.

  6. Roseli Garrido Diz

    Sou pensionista desde 2002, será que tenho direito a essa revisão a vida toda

  7. Maria Salete Rodrigues de Oliveira Diz

    Eu também preciso muito dessa revisão eu me apsentei em 2013 e o meu ficou quase um salário mínimo será que eu tenho direito pois teve vários anos que ganhava quase quatro salário mínimo

  8. Jose de Oliveira Diz

    E necessario pedir a revisao no INSS ou e depois dessa decisao do STJ a revisao e automatica?

  9. Júlia Diz

    Minha mãe sempre contribuiu em cima de 2 salários mínimos, e quando se aposentou ficou recebendo só um. Posso pedir essa revisão, cm se faz?

  10. Alfredo Antônio Santostos Diz

    Aposentei em janeiro de 1994 com 30 anos contribuição: como funcionário 18, restante paguei um salário Mínimo no carne e um ná guia era comerciante, hoje recebo um salário mínimo você poder requerer diferença??

  11. Sonia Diz

    Quero saber porq os aposentados até 1992 nunca tiveram direito revisão estão sofrendo com um mísero salário muitos deles se aposentaram com equivalente a 5.23 salário é hoje re recebe 2.500 reais vcs acham justo isso gostaria de uma resposta pra.dar a pessoa que me pediu ajuda ,muito Obrigado pela chance de poder ajudar esses aposentados da epoca.

  12. Tania Geralda santos Diz

    Tenho 61 anos.Aposentei em 2018.Tenho direito a essa revisão.Aposentei por invalidez.

  13. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    Tem como dizer quem pode pedir revisão?

  14. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    Posso pedir revisão? Me aposentei em 2001.

  15. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    Existe um tempo de aposentadoria pra pedir revisão?

  16. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    A partir de que ano que foi aposentado pode pedir revisão?

  17. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    Quem se aposentou em 2001 pode pedir revisão?

  18. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    Me aposentei em 2001, e meu emprego antes de 84, ganhava bem mais… Gostaria de saber se posso pedir revisão. Favor enviar uma resposta.

  19. Zila Ester Ferreira Bazílio Diz

    Me aposentei em 2001, e meu emprego antes de 84, ganhava bem mais… Gostaria de saber se posso pedir revisão

  20. Leonir Diz

    Me aposentei 2016 tenho direito para pedir o cálculo?

  21. Talma Domingas de Oliveira Diz

    Quero fazer esta revisão. O que preciso fazer.

  22. Valmir do Carmo Diz

    Me aposentei em 2015 com 35 anos de contribuição,porém o INSS alega não ter recolhimento de 5 anos mas o FGTS foi recolhido na CEF, tenho direito a recorrer?

  23. Mário Moreira dos Santos Diz

    Aposentei em maio de 1998, já passou o tempo de reclamar, ainda posso

  24. Maria Helena Diz

    Sou pensionista, por morte do meu esposo desde 2005
    Tenho direito nessa revisão ?

  25. Valdirene ferreira Diz

    Boa tarde! Eu recebo um auxilio acidente de trabalho no valor de $550.00 desde 96, gostaria de saber se tenho direito a essa revisão.

  26. Catelino Diz

    Esse tal de fator previdenciário é um roubo no bolso do trabalhador.Nunca vi na minha vida a pessoa pagar um benefício 35 anos ou mais e ser assaltado na maior cara de paul.Bando de ladrões tem esse pais.Vão pagar tudo no inferno.

  27. CONCEICAO DA OLIVEIRA CORREA DE SOUSA Diz

    Aposentei- me em 2016, com 60nanos e 25 mais ou menos de contribuição, o valor da apasentadoria não chega a 4 mil.reais. Posso pedir revisão e quais as chances de obter o teto da previdência?

  28. Jorge Lessa Diz

    Aposentei-me em 02/05/2011. Tenho direito em fazer esta revisão?

  29. Aparecida Diz

    Será que tenho direito a essa revisão, pois me aposentei em 1999?

  30. ADEMIR FERNANDES DA SILVA Diz

    Aposentei em 2015 com 35 Anos ds Contribuições, Tenho Direito a Revisão mesmo ?

  31. MARYGLORIA ALVES DOS SANTOS Diz

    Quem tem direito?
    Aposentei 2016

  32. MARYGLORIA ALVES DOS SANTOS Diz

    Me aposentei em 2016.
    Tenho direito a essa revisão?
    O que devo fazer para saber se tenho direito?

  33. francisco vidal Diz

    Tem alguma indicação de um Profissional que possa fazer o cálculo.

  34. Juveni Silva Diz

    Juveni Silva boa tarde sou pensionista será que tenho direito a essa revisão da vida toda ou do que e aposentado trabalhista

  35. José Eustáquio Pereeira Diz

    Quantos beneficiários, aproximadamente,tem direito a revisão da vida toda?

  36. FRANCISCO SALES DE SA Diz

    Me aposentei em 2016 tenho direito a revisão da vida toda?

  37. Maria do carmo Diz

    Tenho 12 anos de aposentada
    Caí no fator previdenciario…
    Entao perdi o direito de ter essa revisao?
    É injusto!

  38. Edilaine gonçalves leite Diz

    Eu tenho meu filho menor eo inss canselou nossa pensão por morte de meu marido por falta de eu comprova que ele tinha contribuido com o inss fazia um ano que ele não tinha comseguido emprego de carteira asinada que posso fazer pra rever o beneficio denovo

  39. Angélica Diz

    Preciso rever aposentDoria

  40. IRENE GOLDBERG Diz

    Essa revisão precisa de advogado? Sou aposentada desde 1998, me aposentei com 25 anos de contribuição, e continuei trabalhando com registro na carteira e pagando INSS

  41. Maria Valéria de Andrade Diz

    O INSS não deve pagar os anos a mais de contribuição de uma pessoa deficiente, no meus caso né aposentei com deficiência moderada e contribui quase três anos a mais.

  42. Ana Lúcia Diz

    Tenho 51 anos e 30 anos e 5 meses de contribuição e pagando para receber 3 salarios. Em julho dei entrada na minha aposentadoria por tempo de contribuição e recebi a resposta como deferido sendo que com um salário de menos que a metade que esperava.
    Estão corretos? Alguém pode me orientar?

  43. Maria Valéria de Andrade Diz

    Oi, me aposentei em 2018 como pessoa com deficiência moderada, só que eu já havia passado do tempo, já havia contribuído quase três anos a mais…não deveria ter recebido esses anos a mais de volta?

  44. MARIA SUELI LEITE cavalcante Diz

    Sou aposentada por invalidez desde 2005 e comecei a trabalhar em 1978 sempre paguei INSS,gostaria de saber se tenho direito a revisão de vida toda do INSS.

  45. João jocenir de Oliveira Diz

    Olá, eu tive a aposentadoria por invalidez permanente cassada através de uma revisão feita por um perito do INSS da Serra no Espírito Santo, É o problema que tenho na coluna é regenerativo ou seja só tende a piorar e eu já tenho 54 anos quando cassaram minha aposentadoria eu já estava com 15 anos aposentado; o que eu faço agora?

  46. Fernando Antônio Fontes Diz

    POR FAVOR ESCLAREÇAM QUE ESTE PEDIDO DE REVISÃO SÓ PODE SER SOLICITADO SE O APOSENTADO TIVER MENOS DE 10 ANOS QUE SE APOSENTOU, POIS A LEI NÃO PERMITE ESTE BÊNÇÃO APÓS OS 10 ANOS DE APOSENTADORIA, O QUE É UMA ABERRAÇÃO POIS PREJUDICA A MILHARES DE APOSENTADOS, COMO EU, QUE TEVE SUAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES ENTRE 1966 E 1991, OU SEJA, DURANTE 25 ANOS CONTRIBUINDO PELO TETO MÁXIMO E ME APOSENTARAM PELOS MINIMO.
    ESTA LEI PODE SER LEGAL MAS Ê IMORAL E INJUSTA!

  47. Jose claudio paes de camargo Diz

    Aposentei pelo fator previdenciário e antes de 1994 tenho salários maiores tem com aumentar a minha aposentadoria.

  48. Julio Cesar Pereira Diz

    Bom dia fiz um pedido de recálculo da minha aposentadoria, em maio até hoje não tive resposta, o que devo fazer?

  49. Solange Diz

    Se der entrada com o pedido de revisão Vida Toda INSS, fico sem receber o benefício de aposentadoria durante o período que durar a avaliação para conceder a revisão?

  50. Márcio de Biase Diz

    Quando o STF vai julgar as ações que estão suspensas? Lembrando que todos já somos idosos e que estes processos não se tornem AUXILIO FUNERARIO…

  51. Solange Diz

    O pedido de revisão vida toda INSS, pode ser feito direto no INSS… ou precisa de advogado.

  52. Zulmar Schmitz Diz

    Eu sou o Zulmar Schmitz aposentado desse 2013 por tempo de contribuição 41 anos e 4meses em 2013.Ai entramos para pegar a especial pois sou técnico eletricista desde outubro de 80 na mesma empresa até 12/11/13 qdo peguei por tempo de contribuição, só que eu tinha 55anos e peguei o fator previdenciário caiu para menos de 70%sendo que deu 96 anos. Só que desde 86 mais ou menos sempre contribui com o teto e hj ainda não ganho o teto faltando 600 reais. Me aposentei especial em dez.2013 pois contaram de 11/80 a12/2019,25 anos 2 meses e 5dias mesmo com periculosidade

  53. Carlod Diz

    Pergunto qual ano que dá direito a entrar, Sou aposentado desde 1998, a pergunta é, posso requerer!

  54. Paulo Cesar Santos Soares Diz

    Boa notícia

  55. Maria de Fátima Aguiar S Aguiar silva Diz

    Então eu esto esperando está revisão pois oq ganho n está dando mesmo pq desde q viro a moeda q caiu muito pra quem recebe do INSS espero q aconteça logo pq a situação tá difícil muito

  56. Áurea Diz

    Em 2018 fiz o pedido de revisão de aposentadoria e descobri que só protocolaram e até hoje não me deram nem uma resposta fiquei frustada ,pois foi o próprio INSS quem chamou para fazer a revisão porque perceberam que fizeram errado

  57. ALEXANDRE GARRIDO CESCON Diz

    Gostei da noticia muito obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?