Restituição do IRPF 2020: Receita liberou consulta ao 4º lote

O pagamento do quarto lote será feito dia 28 de agosto e do quinto, dia 30 de agosto

Nesta segunda-feira (24), a Receita Federal abriu a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2020. Ao todo, serão pagos R$ 5,7 bilhões para 4,7 milhões de contribuintes. Deste total, R$ 248,6 milhões serão pagos para contribuintes com prioridade legal, como idosos.

O quarto lote de restituição também ficará disponível para 4,4 milhões de contribuintes que não têm prioridade e entregaram a declaração até 19 de junho.

Como saber se a declaração foi liberada?

A consulta deve ser feita no site oficial da Receita Federal. No serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração, bem como possíveis inconsistências nos dados informados. Se houver inconsistências apontadas, o contribuinte deve avaliá-las e fazer a correção, enviando uma declaração retificadora.

A consulta também pode ser feita no aplicativo oficial feito pela Receita.

Quando o 4º lote será pago?

O quarto lote será pago dia 28 de agosto. Anteriormente, havia sete lotes. Mas em 2020 esse número foi reduzido para cinco e o pagamento sendo iniciado antes do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago dia 29 de maio; o prazo final para declaração foi dia 30 de junho, por causa da pandemia. Nos anos anteriores, o prazo final de declaração era no último dia de abril.

As próximas restituições do Imposto de Renda serão pagas dia 28 de agosto e dia 30 de setembro. O valor fica disponível no banco informado na declaração. Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o pedido deverá ser feito online, pelo Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou pelo e-CAC.

Por que o valor não foi depositado no banco?

No caso de erro em que o valor não foi depositado na conta do banco mencionado, o cidadão pode comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil. O atendimento também pode ser feito por telefone, por 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para que seja feito o agendamento em contas de qualquer banco.

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