Qual o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021?

O prazo de declaração do Imposto de Renda (IR) 2021 começou nesta segunda-feira (01). E ela poderá ser feita até as 23h59 do dia 30 de abril. A hora segue o horário de Brasília. Apesar de ainda faltar semanas até o fim do prazo, é importante separar a papelada para agilizar o processo.

Quem perder a data de declaração precisará pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo, de 20% do imposto devido. O programa para fazer a declaração já pode ser baixado há dias em computador e celular.

Quem precisa pagar imposto e tem intenção de realizar o pagamento em cota única ou parcelas em débito automático precisa enviar a declaração até o dia 10 de abril. Dessa forma, o banco terá tempo para fazer o débito da primeira parcela na sua conta.

Quem declarar o imposto entre 11 e 30 de abril e fazer a opção do débito automático terá que pagar a primeira parcela ou parcela única diretamente no caixa ou site do banco. Nessa opção, o pagamento será feito fazendo uso do Darf, emitido pelo programa de declaração do IR. O débito automático passa a valer a partir da segunda parcela.

E o prazo para pagar a primeira parcela ou parcela única do imposto é o mesmo do prazo final para entrega da declaração, no dia 30 de abril. Ou seja, quem tem imposto a pagar e não entrega a declaração no fim do prazo ficará sujeito a duas multas: uma pelo atraso da entrega e outra pelo atraso no pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.